A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155929
Resumo: O presente relatório tem como objetivo a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho, tem como principal objetivo, a descrição de todas as aprendizagens realizadas durante o Estágio Curricular, componente obrigatória do mestrado. Consequentemente, estas aprendizagens levam-me a adquirir competências necessárias para a docência da Educação Musical no Ensino Básico. O trabalho está organizado em quatro capítulos. O primeiro, uma contextualização história da Educação Musical em Portugal. O segundo, o enquadramento teórico da minha temática – ‘’A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula’’. O terceiro, dedicado à contextualização da Prática de Ensino Supervisionado. O quarto, referente à pedagogia, tanto observada como realizada.
id RCAP_a15e4e7c3ecb9ad338216ffec800918e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/155929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aulaEducação MusicalIdentidade MusicalMusical EducationMusical IdentityDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como objetivo a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho, tem como principal objetivo, a descrição de todas as aprendizagens realizadas durante o Estágio Curricular, componente obrigatória do mestrado. Consequentemente, estas aprendizagens levam-me a adquirir competências necessárias para a docência da Educação Musical no Ensino Básico. O trabalho está organizado em quatro capítulos. O primeiro, uma contextualização história da Educação Musical em Portugal. O segundo, o enquadramento teórico da minha temática – ‘’A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula’’. O terceiro, dedicado à contextualização da Prática de Ensino Supervisionado. O quarto, referente à pedagogia, tanto observada como realizada.The Following report has as objective the presentation of the activity disenrolled during the practice of teaching supervised in order to get Master’s degree in Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) at NOVA University of Lisbon – School of Social Sciences and Humanities (NOVA FCSH). This work has its main focus on the description of all the learning that I gathered during my Curricular Internship, a mandatory part of this Masters. Therefore, this journey took me to gather all the skills needed for the teaching profession of Musical Education in the Basic Education. The Paper is organized in 4 chapters. The first is an historical contextualization of the Musical Education in Portugal. The Second, is the theoretical framework of my area of research – “The Teacher’s Musical Identity and its influence in the classroom” The third one, is dedicated to a contextualization of Supervised Teaching Practice. The fourth is about pedagogy, observed as well as in practice.Figueiredo, Isabel Maria LopesNogueira, João Manuel Nunes da SilvaRUNMarques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade2023-02-062022-11-072026-02-06T00:00:00Z2023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155929TID:203243943porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:31Zoai:run.unl.pt:10362/155929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:16.494490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
title A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
spellingShingle A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade
Educação Musical
Identidade Musical
Musical Education
Musical Identity
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
title_full A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
title_fullStr A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
title_full_unstemmed A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
title_sort A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
author Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade
author_facet Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Isabel Maria Lopes
Nogueira, João Manuel Nunes da Silva
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Identidade Musical
Musical Education
Musical Identity
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Musical
Identidade Musical
Musical Education
Musical Identity
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como objetivo a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho, tem como principal objetivo, a descrição de todas as aprendizagens realizadas durante o Estágio Curricular, componente obrigatória do mestrado. Consequentemente, estas aprendizagens levam-me a adquirir competências necessárias para a docência da Educação Musical no Ensino Básico. O trabalho está organizado em quatro capítulos. O primeiro, uma contextualização história da Educação Musical em Portugal. O segundo, o enquadramento teórico da minha temática – ‘’A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula’’. O terceiro, dedicado à contextualização da Prática de Ensino Supervisionado. O quarto, referente à pedagogia, tanto observada como realizada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-07
2023-02-06
2023-02-06T00:00:00Z
2026-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/155929
TID:203243943
url http://hdl.handle.net/10362/155929
identifier_str_mv TID:203243943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138148614144000