A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155929 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho, tem como principal objetivo, a descrição de todas as aprendizagens realizadas durante o Estágio Curricular, componente obrigatória do mestrado. Consequentemente, estas aprendizagens levam-me a adquirir competências necessárias para a docência da Educação Musical no Ensino Básico. O trabalho está organizado em quatro capítulos. O primeiro, uma contextualização história da Educação Musical em Portugal. O segundo, o enquadramento teórico da minha temática – ‘’A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula’’. O terceiro, dedicado à contextualização da Prática de Ensino Supervisionado. O quarto, referente à pedagogia, tanto observada como realizada. |
id |
RCAP_a15e4e7c3ecb9ad338216ffec800918e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/155929 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aulaEducação MusicalIdentidade MusicalMusical EducationMusical IdentityDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como objetivo a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho, tem como principal objetivo, a descrição de todas as aprendizagens realizadas durante o Estágio Curricular, componente obrigatória do mestrado. Consequentemente, estas aprendizagens levam-me a adquirir competências necessárias para a docência da Educação Musical no Ensino Básico. O trabalho está organizado em quatro capítulos. O primeiro, uma contextualização história da Educação Musical em Portugal. O segundo, o enquadramento teórico da minha temática – ‘’A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula’’. O terceiro, dedicado à contextualização da Prática de Ensino Supervisionado. O quarto, referente à pedagogia, tanto observada como realizada.The Following report has as objective the presentation of the activity disenrolled during the practice of teaching supervised in order to get Master’s degree in Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) at NOVA University of Lisbon – School of Social Sciences and Humanities (NOVA FCSH). This work has its main focus on the description of all the learning that I gathered during my Curricular Internship, a mandatory part of this Masters. Therefore, this journey took me to gather all the skills needed for the teaching profession of Musical Education in the Basic Education. The Paper is organized in 4 chapters. The first is an historical contextualization of the Musical Education in Portugal. The Second, is the theoretical framework of my area of research – “The Teacher’s Musical Identity and its influence in the classroom” The third one, is dedicated to a contextualization of Supervised Teaching Practice. The fourth is about pedagogy, observed as well as in practice.Figueiredo, Isabel Maria LopesNogueira, João Manuel Nunes da SilvaRUNMarques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade2023-02-062022-11-072026-02-06T00:00:00Z2023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155929TID:203243943porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:13:26Zoai:run.unl.pt:10362/155929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:13:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula |
title |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula |
spellingShingle |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade Educação Musical Identidade Musical Musical Education Musical Identity Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula |
title_full |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula |
title_fullStr |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula |
title_sort |
A identidade musical dos professores e a sua influência em sala de aula |
author |
Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade |
author_facet |
Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Isabel Maria Lopes Nogueira, João Manuel Nunes da Silva RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Bárbara Gonçalves Pedro de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Identidade Musical Musical Education Musical Identity Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Musical Identidade Musical Musical Education Musical Identity Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório tem como objetivo a apresentação da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º Ciclo do Ensino Básico) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este trabalho, tem como principal objetivo, a descrição de todas as aprendizagens realizadas durante o Estágio Curricular, componente obrigatória do mestrado. Consequentemente, estas aprendizagens levam-me a adquirir competências necessárias para a docência da Educação Musical no Ensino Básico. O trabalho está organizado em quatro capítulos. O primeiro, uma contextualização história da Educação Musical em Portugal. O segundo, o enquadramento teórico da minha temática – ‘’A identidade musical do professor e a sua influência em sala de aula’’. O terceiro, dedicado à contextualização da Prática de Ensino Supervisionado. O quarto, referente à pedagogia, tanto observada como realizada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-07 2023-02-06 2023-02-06T00:00:00Z 2026-02-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/155929 TID:203243943 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/155929 |
identifier_str_mv |
TID:203243943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545948319973376 |