O papel do professor de Educação Musical como gestor/dinamizador de ambientes musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Diogo Rafael Alexandre
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155952
Resumo: O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nele procuro apresentar, descrever e refletir as atividades que foram realizadas durante o ano letivo de 2021/2022, marcado pelo retorno à vida escolar, dois anos após o início da pandemia SARS-Covid-19. Este trabalho divide-se em três capítulos. O primeiro incorpora uma breve contextualização histórica da Educação Musical em Portugal, os seus princípios orientadores, bem como uma contextualização do local de estágio. O segundo capítulo referente à questão disciplinar, a (in)disciplina na sala de aula e relatos referentes ao tema. No terceiro capítulo, pretende-se explorar a identidade do profissional, seguido de reflexão e descrição de atividades e da prática lectiva. No último capítulo, estão presentes observações e relatos às aulas observadas e lecionadas.
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