Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10 |
Resumo: | Baseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, não-brincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade. |
id |
RCAP_a15fac1d19956d4eeb6f2334e0fcdfce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infânciaBaseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, não-brincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2015-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 1 (2015); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 1 (2015); 4-182182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/6https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/htmlBrandes, Holgerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:24Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:25.830530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância |
title |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância |
spellingShingle |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância Brandes, Holger |
title_short |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância |
title_full |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância |
title_fullStr |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância |
title_sort |
Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância |
author |
Brandes, Holger |
author_facet |
Brandes, Holger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandes, Holger |
description |
Baseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, não-brincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-27T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/6 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 1 (2015); 4-18 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 1 (2015); 4-18 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130451773751296 |