Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandes, Holger
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10
Resumo: Baseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, não-brincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.
id RCAP_a15fac1d19956d4eeb6f2334e0fcdfce
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infânciaBaseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, não-brincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2015-03-27T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 1 (2015); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 1 (2015); 4-182182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/6https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/htmlBrandes, Holgerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:24Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:25.830530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
spellingShingle Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
Brandes, Holger
title_short Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_full Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_fullStr Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_full_unstemmed Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
title_sort Alguns aspetos psicológicos do grupo de crianças no jardim de infância
author Brandes, Holger
author_facet Brandes, Holger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandes, Holger
description Baseado na análise qualitativa de processos observados em grupos de crianças, este artigo dá ênfase à importância dos pares dos grupos de crianças, não só para a formação das posteriores competências de relacionamento em grupo, mas também para a capacidade fundamental de sentir empatia e para o desenvolvimento cognitivo. O meio de expressão mais importante nos grupos de crianças é o desempenho de papéis (o faz de conta). Mesmo tratando-se de situações de fantasia, as crianças também aproveitam estas situações para representar a dinâmica familiar e os papéisdos sexos, usando o grupo para se determinarem como sujeitos sociais. No que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, aprendem a movimentar-se entre as esferas da brincadeira, não-brincadeira e metacomunicação. É aqui demonstrado em que idades as crianças possuem a capacidade para trabalhar com grupos de outras crianças, durante um longo período de tempo, e como é que os educadores as podem ajudar a desenvolver esta capacidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/6
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/10/html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 Núm. 1 (2015); 4-18
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 No. 1 (2015); 4-18
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 5 N.º 1 (2015); 4-18
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130451773751296