Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Filipa Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14043
Resumo: A dissertação que se apresenta centra-se na área da produção e realização de uma série de animação televisiva dirigida ao público infantojuvenil. O pensar e desenhar para as crianças foi ultrapassado pelo propósito de pensar e desenhar com elas. A programação televisiva infanto-juvenil e um conjunto de livros de autores portugueses, integrados no programa Ler+, do Ministério da Educação foram o ponto de partida para a dinamização da co-participação de um total de 38 crianças de 8-9 anos, organizados em duas classes com os seus 4 professores, do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, a frequentar a Cooperativa de Educação e Ensino “A Torre” de Lisboa. Deste modo, conversar e debater em grupo sobre a experiência das crianças, alvo do estudo, permitiu, não só, saber o que leem, saber o que veem da televisão, conhecer o que pensam do que leem e veem, conhecer os seus interesses, motivações, o que sugerem e desenvolver competências de literacia. O protótipo do 1º episódio - A Fada Oriana – de Sophia de Mello Breyner, da série “Histórias por desvendar “ incorpora o processo e os resultados das convivências com as crianças. Neste contexto, também, foram aprofundadas diferentes técnicas de animação em 2D, com base na técnica de cut-out animation.
id RCAP_a15fc869aec68032293919cc2365a443
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anosComunicação multimédiaCriançasCinema de animaçãoLiteraciaLudicidadeProgramas televisivosLivrosDesenvolvimento das criançasA dissertação que se apresenta centra-se na área da produção e realização de uma série de animação televisiva dirigida ao público infantojuvenil. O pensar e desenhar para as crianças foi ultrapassado pelo propósito de pensar e desenhar com elas. A programação televisiva infanto-juvenil e um conjunto de livros de autores portugueses, integrados no programa Ler+, do Ministério da Educação foram o ponto de partida para a dinamização da co-participação de um total de 38 crianças de 8-9 anos, organizados em duas classes com os seus 4 professores, do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, a frequentar a Cooperativa de Educação e Ensino “A Torre” de Lisboa. Deste modo, conversar e debater em grupo sobre a experiência das crianças, alvo do estudo, permitiu, não só, saber o que leem, saber o que veem da televisão, conhecer o que pensam do que leem e veem, conhecer os seus interesses, motivações, o que sugerem e desenvolver competências de literacia. O protótipo do 1º episódio - A Fada Oriana – de Sophia de Mello Breyner, da série “Histórias por desvendar “ incorpora o processo e os resultados das convivências com as crianças. Neste contexto, também, foram aprofundadas diferentes técnicas de animação em 2D, com base na técnica de cut-out animation.The dissertation presented here focuses on the production of an animated serie for television addressed to the public of children and youth. The thinking and drawing for children was overtaken by the purpose of thinking and drawing with them. The television scheduling for children and a set of books by Portuguese authors, integrated into the program Ler+, of the Ministry of Education are the starting point for the dynamics of the co-participation of a total of 38 children aged 8-9 years, organized in two classes with their 4 teachers, the 3rd year of the 1st cycle of basic education, attending the Cooperative of education and teaching “A Torre” in Lisbon. Thus, talk and discuss in groups about the experience of children, this study’s target, permitted, not only know what they read, learn what they see on television, know what they think of what they read and see, know their interests, motivations, suggestions and develop literacy skills. The prototype of the 1st episode - A fada Oriana - of Sophia de Mello Breyner, from the series "Histórias por desvendar" incorporates the process and outcomes of cohabitation with children. In this context, it were also deepened different animation techniques in 2D, based on the technique of cut-out animation.Universidade de Aveiro2015-05-13T13:18:08Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14043TID:201566036porSilva, Andreia Filipa Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:39Zoai:ria.ua.pt:10773/14043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:43.339546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
title Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
spellingShingle Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
Silva, Andreia Filipa Almeida
Comunicação multimédia
Crianças
Cinema de animação
Literacia
Ludicidade
Programas televisivos
Livros
Desenvolvimento das crianças
title_short Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
title_full Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
title_fullStr Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
title_full_unstemmed Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
title_sort Histórias por desvendar : série de animação televisiva co-construída com crianças dos 8 aos 9 anos
author Silva, Andreia Filipa Almeida
author_facet Silva, Andreia Filipa Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Filipa Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Crianças
Cinema de animação
Literacia
Ludicidade
Programas televisivos
Livros
Desenvolvimento das crianças
topic Comunicação multimédia
Crianças
Cinema de animação
Literacia
Ludicidade
Programas televisivos
Livros
Desenvolvimento das crianças
description A dissertação que se apresenta centra-se na área da produção e realização de uma série de animação televisiva dirigida ao público infantojuvenil. O pensar e desenhar para as crianças foi ultrapassado pelo propósito de pensar e desenhar com elas. A programação televisiva infanto-juvenil e um conjunto de livros de autores portugueses, integrados no programa Ler+, do Ministério da Educação foram o ponto de partida para a dinamização da co-participação de um total de 38 crianças de 8-9 anos, organizados em duas classes com os seus 4 professores, do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, a frequentar a Cooperativa de Educação e Ensino “A Torre” de Lisboa. Deste modo, conversar e debater em grupo sobre a experiência das crianças, alvo do estudo, permitiu, não só, saber o que leem, saber o que veem da televisão, conhecer o que pensam do que leem e veem, conhecer os seus interesses, motivações, o que sugerem e desenvolver competências de literacia. O protótipo do 1º episódio - A Fada Oriana – de Sophia de Mello Breyner, da série “Histórias por desvendar “ incorpora o processo e os resultados das convivências com as crianças. Neste contexto, também, foram aprofundadas diferentes técnicas de animação em 2D, com base na técnica de cut-out animation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-05-13T13:18:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14043
TID:201566036
url http://hdl.handle.net/10773/14043
identifier_str_mv TID:201566036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137548025462784