Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7240
Resumo: A dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento, ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a auto-estima. Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a temática da respiração.
id RCAP_99b0db5c612202d9ca10d5a38878606d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/7240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmáticaDesignProgramas televisivosAnimaçãoComunicação audiovisualComunicação da informaçãoProdução cinematográficaEducação para a saúdeCrianças em idade escolarAsmaA dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento, ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a auto-estima. Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a temática da respiração.This paper has the purpose of elaborating a 2D animation television series of fifteen programs, directed to asthmatic children of 6 and 7 years old. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” is the proposed series’ title that directs the communication and languages of the protagonists of the series, Rita and Pedro. This series intends to communicate with this particular viewers’ segment; to promote the comprehension of the disease and help children to live positively with it; influence the ability of interacting with themselves, learning and changing their behaviours and, through the knowledge of their own body, assuming their role as the active protagonists on the prevention and treatment cares, reaching a greater confidence to face the symptoms and reinforce their self-esteem. Like this, the theoretical framework that supports the proposal developed in the second part establishes various fields of study, the design, illustration and 2D animation; the pragmatic of communication, ludicity and learning and the studies about Portuguese television programming for children and the motivations and interests of 6 and 7 years old children. In the second part, the proposal is presented with emphasis on the elaboration of the visual language of the characters, scenery and contents of the first program on breathing.Universidade de Aveiro2012-03-13T14:38:00Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7240porPereira, Joana Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:30Zoai:ria.ua.pt:10773/7240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:59.285996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
title Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
spellingShingle Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
Pereira, Joana Maria Ribeiro
Design
Programas televisivos
Animação
Comunicação audiovisual
Comunicação da informação
Produção cinematográfica
Educação para a saúde
Crianças em idade escolar
Asma
title_short Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
title_full Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
title_fullStr Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
title_full_unstemmed Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
title_sort Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
author Pereira, Joana Maria Ribeiro
author_facet Pereira, Joana Maria Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Programas televisivos
Animação
Comunicação audiovisual
Comunicação da informação
Produção cinematográfica
Educação para a saúde
Crianças em idade escolar
Asma
topic Design
Programas televisivos
Animação
Comunicação audiovisual
Comunicação da informação
Produção cinematográfica
Educação para a saúde
Crianças em idade escolar
Asma
description A dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento, ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a auto-estima. Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a temática da respiração.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-03-13T14:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/7240
url http://hdl.handle.net/10773/7240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137502285529088