O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coppi, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fialho, Isabel, Cid, Marília, Leite, Carlinda, Monteiro, Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31881
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
Resumo: Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais.
id RCAP_a1686eb62bf1e561dd0621dde0c24064
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digitalTecnologias digitaisEducação BásicaEducação digitalEste estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais.2022-04-27T14:20:19Z2022-04-272022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/31881http://hdl.handle.net/10174/31881https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055porCoppi, M., Fialho, I., Cid, M., Leite, C., & Monteiro, A. (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Praxis Educativa 17, 1-20.1809-4031DPEmcoppi@uevora.ptifialho@uevora.ptmcid@uevora.ptcarlinda@fpce.up.ptarmonteiro@fpce.up.pt229Coppi, MarceloFialho, IsabelCid, MaríliaLeite, CarlindaMonteiro, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:00.526426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
title O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
spellingShingle O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
Coppi, Marcelo
Tecnologias digitais
Educação Básica
Educação digital
title_short O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
title_full O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
title_fullStr O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
title_full_unstemmed O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
title_sort O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
author Coppi, Marcelo
author_facet Coppi, Marcelo
Fialho, Isabel
Cid, Marília
Leite, Carlinda
Monteiro, Angélica
author_role author
author2 Fialho, Isabel
Cid, Marília
Leite, Carlinda
Monteiro, Angélica
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coppi, Marcelo
Fialho, Isabel
Cid, Marília
Leite, Carlinda
Monteiro, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Educação Básica
Educação digital
topic Tecnologias digitais
Educação Básica
Educação digital
description Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27T14:20:19Z
2022-04-27
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31881
http://hdl.handle.net/10174/31881
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
url http://hdl.handle.net/10174/31881
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coppi, M., Fialho, I., Cid, M., Leite, C., & Monteiro, A. (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Praxis Educativa 17, 1-20.
1809-4031
DPE
mcoppi@uevora.pt
ifialho@uevora.pt
mcid@uevora.pt
carlinda@fpce.up.pt
armonteiro@fpce.up.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136691500351488