O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/31881 https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055 |
Resumo: | Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais. |
id |
RCAP_a1686eb62bf1e561dd0621dde0c24064 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/31881 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digitalTecnologias digitaisEducação BásicaEducação digitalEste estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais.2022-04-27T14:20:19Z2022-04-272022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/31881http://hdl.handle.net/10174/31881https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055porCoppi, M., Fialho, I., Cid, M., Leite, C., & Monteiro, A. (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Praxis Educativa 17, 1-20.1809-4031DPEmcoppi@uevora.ptifialho@uevora.ptmcid@uevora.ptcarlinda@fpce.up.ptarmonteiro@fpce.up.pt229Coppi, MarceloFialho, IsabelCid, MaríliaLeite, CarlindaMonteiro, Angélicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:00.526426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |
title |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |
spellingShingle |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital Coppi, Marcelo Tecnologias digitais Educação Básica Educação digital |
title_short |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |
title_full |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |
title_fullStr |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |
title_full_unstemmed |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |
title_sort |
O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital |
author |
Coppi, Marcelo |
author_facet |
Coppi, Marcelo Fialho, Isabel Cid, Marília Leite, Carlinda Monteiro, Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Isabel Cid, Marília Leite, Carlinda Monteiro, Angélica |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coppi, Marcelo Fialho, Isabel Cid, Marília Leite, Carlinda Monteiro, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Educação Básica Educação digital |
topic |
Tecnologias digitais Educação Básica Educação digital |
description |
Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27T14:20:19Z 2022-04-27 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/31881 http://hdl.handle.net/10174/31881 https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/31881 https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19842.055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coppi, M., Fialho, I., Cid, M., Leite, C., & Monteiro, A. (2022). O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Praxis Educativa 17, 1-20. 1809-4031 DPE mcoppi@uevora.pt ifialho@uevora.pt mcid@uevora.pt carlinda@fpce.up.pt armonteiro@fpce.up.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136691500351488 |