Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3190 |
Resumo: | Num mundo em constante transformação, marcado por constantes avanços e pela produção de novos conhecimentos é, acima de tudo, crucial que o ensino acompanhe e compreenda esta transição, de forma a mobilizar estratégias que respeitem e promovam a aprendizagem dos alunos. De modo a contribuir, positivamente, para a melhoria da qualidade da aprendizagem, surge a neuroeducação, que visa a mobilização e adoção de conhecimentos e práticas da neurociência e, das funções e estruturas do cérebro, em prol da prática educativa. Esta ligação entre a neurociência, a educação e a psicologia, tem-se revelado uma das áreas de conhecimento com resultados mais satisfatórios. Neste relatório de estágio pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico. Palavras-Chave: neuroeducação, estratégias neurodidáticas, intervenção educativa, aprendizagens significativas, relação pedagógica |
id |
RCAP_a17ca4261919fe929c6197e2ecea33f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativaDesenvolvimento holísticoPráticas neuroeducativasAprendizagens significativasEnsino básico (1º e 2º ciclos)Relação pedagógicaNum mundo em constante transformação, marcado por constantes avanços e pela produção de novos conhecimentos é, acima de tudo, crucial que o ensino acompanhe e compreenda esta transição, de forma a mobilizar estratégias que respeitem e promovam a aprendizagem dos alunos. De modo a contribuir, positivamente, para a melhoria da qualidade da aprendizagem, surge a neuroeducação, que visa a mobilização e adoção de conhecimentos e práticas da neurociência e, das funções e estruturas do cérebro, em prol da prática educativa. Esta ligação entre a neurociência, a educação e a psicologia, tem-se revelado uma das áreas de conhecimento com resultados mais satisfatórios. Neste relatório de estágio pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico. Palavras-Chave: neuroeducação, estratégias neurodidáticas, intervenção educativa, aprendizagens significativas, relação pedagógica2023-01-02T16:25:33Z2022-07-14T00:00:00Z2022-07-142022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3190TID:203135431porSousa, Francisca de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.380204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa |
title |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa |
spellingShingle |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa Sousa, Francisca de Sá Desenvolvimento holístico Práticas neuroeducativas Aprendizagens significativas Ensino básico (1º e 2º ciclos) Relação pedagógica |
title_short |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa |
title_full |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa |
title_fullStr |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa |
title_full_unstemmed |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa |
title_sort |
Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa |
author |
Sousa, Francisca de Sá |
author_facet |
Sousa, Francisca de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Francisca de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento holístico Práticas neuroeducativas Aprendizagens significativas Ensino básico (1º e 2º ciclos) Relação pedagógica |
topic |
Desenvolvimento holístico Práticas neuroeducativas Aprendizagens significativas Ensino básico (1º e 2º ciclos) Relação pedagógica |
description |
Num mundo em constante transformação, marcado por constantes avanços e pela produção de novos conhecimentos é, acima de tudo, crucial que o ensino acompanhe e compreenda esta transição, de forma a mobilizar estratégias que respeitem e promovam a aprendizagem dos alunos. De modo a contribuir, positivamente, para a melhoria da qualidade da aprendizagem, surge a neuroeducação, que visa a mobilização e adoção de conhecimentos e práticas da neurociência e, das funções e estruturas do cérebro, em prol da prática educativa. Esta ligação entre a neurociência, a educação e a psicologia, tem-se revelado uma das áreas de conhecimento com resultados mais satisfatórios. Neste relatório de estágio pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico. Palavras-Chave: neuroeducação, estratégias neurodidáticas, intervenção educativa, aprendizagens significativas, relação pedagógica |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14T00:00:00Z 2022-07-14 2022-06-23 2023-01-02T16:25:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3190 TID:203135431 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3190 |
identifier_str_mv |
TID:203135431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634119737344 |