Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisca de Sá
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3190
Resumo: Num mundo em constante transformação, marcado por constantes avanços e pela produção de novos conhecimentos é, acima de tudo, crucial que o ensino acompanhe e compreenda esta transição, de forma a mobilizar estratégias que respeitem e promovam a aprendizagem dos alunos. De modo a contribuir, positivamente, para a melhoria da qualidade da aprendizagem, surge a neuroeducação, que visa a mobilização e adoção de conhecimentos e práticas da neurociência e, das funções e estruturas do cérebro, em prol da prática educativa. Esta ligação entre a neurociência, a educação e a psicologia, tem-se revelado uma das áreas de conhecimento com resultados mais satisfatórios. Neste relatório de estágio pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico. Palavras-Chave: neuroeducação, estratégias neurodidáticas, intervenção educativa, aprendizagens significativas, relação pedagógica
id RCAP_a17ca4261919fe929c6197e2ecea33f1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativaDesenvolvimento holísticoPráticas neuroeducativasAprendizagens significativasEnsino básico (1º e 2º ciclos)Relação pedagógicaNum mundo em constante transformação, marcado por constantes avanços e pela produção de novos conhecimentos é, acima de tudo, crucial que o ensino acompanhe e compreenda esta transição, de forma a mobilizar estratégias que respeitem e promovam a aprendizagem dos alunos. De modo a contribuir, positivamente, para a melhoria da qualidade da aprendizagem, surge a neuroeducação, que visa a mobilização e adoção de conhecimentos e práticas da neurociência e, das funções e estruturas do cérebro, em prol da prática educativa. Esta ligação entre a neurociência, a educação e a psicologia, tem-se revelado uma das áreas de conhecimento com resultados mais satisfatórios. Neste relatório de estágio pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico. Palavras-Chave: neuroeducação, estratégias neurodidáticas, intervenção educativa, aprendizagens significativas, relação pedagógica2023-01-02T16:25:33Z2022-07-14T00:00:00Z2022-07-142022-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3190TID:203135431porSousa, Francisca de Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:49.380204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
title Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
spellingShingle Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
Sousa, Francisca de Sá
Desenvolvimento holístico
Práticas neuroeducativas
Aprendizagens significativas
Ensino básico (1º e 2º ciclos)
Relação pedagógica
title_short Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
title_full Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
title_fullStr Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
title_full_unstemmed Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
title_sort Aprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativa
author Sousa, Francisca de Sá
author_facet Sousa, Francisca de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisca de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento holístico
Práticas neuroeducativas
Aprendizagens significativas
Ensino básico (1º e 2º ciclos)
Relação pedagógica
topic Desenvolvimento holístico
Práticas neuroeducativas
Aprendizagens significativas
Ensino básico (1º e 2º ciclos)
Relação pedagógica
description Num mundo em constante transformação, marcado por constantes avanços e pela produção de novos conhecimentos é, acima de tudo, crucial que o ensino acompanhe e compreenda esta transição, de forma a mobilizar estratégias que respeitem e promovam a aprendizagem dos alunos. De modo a contribuir, positivamente, para a melhoria da qualidade da aprendizagem, surge a neuroeducação, que visa a mobilização e adoção de conhecimentos e práticas da neurociência e, das funções e estruturas do cérebro, em prol da prática educativa. Esta ligação entre a neurociência, a educação e a psicologia, tem-se revelado uma das áreas de conhecimento com resultados mais satisfatórios. Neste relatório de estágio pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico. Palavras-Chave: neuroeducação, estratégias neurodidáticas, intervenção educativa, aprendizagens significativas, relação pedagógica
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14T00:00:00Z
2022-07-14
2022-06-23
2023-01-02T16:25:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3190
TID:203135431
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3190
identifier_str_mv TID:203135431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634119737344