O Papel da Língua Portuguesa na promoção da interdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9328 |
Resumo: | A Escola não é único veículo de transmissão de conhecimentos, mas é uma instituição que reúne as condições necessárias para que esses conhecimentos sejam adquiridos de forma contextualizada. Essa contextualização não será alcançada através de um ensino isolado e fragmentado em áreas do saber. Neste sentido, a interdisciplinaridade surge como modelo revolucionador do ensino, por salientar atitudes que potencializam aprendizagens holísticas e rompem com a estrutura tradicional da matriz curricular. A Língua Portuguesa encontra-se ao serviço da interdisciplinaridade, uma vez que permite o acesso ao conhecimento e constitui um instrumento facilitador na promoção de competências essenciais a todo o processo de ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade é o tema que serviu de inspiração à realização do presente relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada concretizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Do presente trabalho, concluímos que a interdisciplinaridade promove aprendizagens autênticas, permitindo aos professores rentabilizar recursos e melhorar a sua prática através da reflexão conjunta. A interdisciplinaridade respeita as individualidades de cada disciplina, mas necessita do diálogo, da integração, da interação e articulação das mesmas, por isso necessita da Língua Portuguesa como meio de comunicação e mediação para todo esse processo. A Interdisciplinaridade precisa da Língua Portuguesa para que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam resolver problemas e situações, mobilizando diferentes informações e interpretações. |
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O Papel da Língua Portuguesa na promoção da interdisciplinaridadeInterdisciplinaridadeLíngua PortuguesaAprendizagens holísticasPrática PedagógicaMotivaçãoA Escola não é único veículo de transmissão de conhecimentos, mas é uma instituição que reúne as condições necessárias para que esses conhecimentos sejam adquiridos de forma contextualizada. Essa contextualização não será alcançada através de um ensino isolado e fragmentado em áreas do saber. Neste sentido, a interdisciplinaridade surge como modelo revolucionador do ensino, por salientar atitudes que potencializam aprendizagens holísticas e rompem com a estrutura tradicional da matriz curricular. A Língua Portuguesa encontra-se ao serviço da interdisciplinaridade, uma vez que permite o acesso ao conhecimento e constitui um instrumento facilitador na promoção de competências essenciais a todo o processo de ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade é o tema que serviu de inspiração à realização do presente relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada concretizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Do presente trabalho, concluímos que a interdisciplinaridade promove aprendizagens autênticas, permitindo aos professores rentabilizar recursos e melhorar a sua prática através da reflexão conjunta. A interdisciplinaridade respeita as individualidades de cada disciplina, mas necessita do diálogo, da integração, da interação e articulação das mesmas, por isso necessita da Língua Portuguesa como meio de comunicação e mediação para todo esse processo. A Interdisciplinaridade precisa da Língua Portuguesa para que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam resolver problemas e situações, mobilizando diferentes informações e interpretações.The School is not the only vehicle for transmitting knowledge, but it is an institution that has the necessary conditions for this knowledge to be acquired in a contextualized way. This contextualization will not be achieved through isolated and fragmented teaching in areas of knowledge. In this sense, interdisciplinarity emerges as a revolutionary model of teaching, emphasizing attitudes that enhance holistic learning and break with the traditional structure of the curricular matrix. The Portuguese Language is at the service of interdisciplinarity, since it allows access to knowledge and constitutes a facilitating instrument in the promotion of essential competences to the whole teaching-learning process. Interdisciplinarity is the theme that served as inspiration for the accomplishment of this report of internship in the scope of the Supervised Teaching Practice concretized in the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. From the present work, we conclude that interdisciplinarity promotes authentic learning, allowing teachers to monetize resources and improve their practice through joint reflection. Interdisciplinarity respects the individualities of each discipline, but requires dialogue, integration, interaction and articulation of the same, so it needs the Portuguese Language as a means of communication and mediation for this whole process. Interdisciplinarity needs the Portuguese Language so that students develop skills that allow them to solve problems and situations, mobilizing different information and interpretations.2019-06-17T11:32:38Z2019-04-26T00:00:00Z2019-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9328porFernandes, Sara Filipa Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:01Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:07.434078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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