O Papel da Língua Portuguesa na promoção da interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sara Filipa Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9328
Resumo: A Escola não é único veículo de transmissão de conhecimentos, mas é uma instituição que reúne as condições necessárias para que esses conhecimentos sejam adquiridos de forma contextualizada. Essa contextualização não será alcançada através de um ensino isolado e fragmentado em áreas do saber. Neste sentido, a interdisciplinaridade surge como modelo revolucionador do ensino, por salientar atitudes que potencializam aprendizagens holísticas e rompem com a estrutura tradicional da matriz curricular. A Língua Portuguesa encontra-se ao serviço da interdisciplinaridade, uma vez que permite o acesso ao conhecimento e constitui um instrumento facilitador na promoção de competências essenciais a todo o processo de ensino-aprendizagem. A interdisciplinaridade é o tema que serviu de inspiração à realização do presente relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada concretizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Do presente trabalho, concluímos que a interdisciplinaridade promove aprendizagens autênticas, permitindo aos professores rentabilizar recursos e melhorar a sua prática através da reflexão conjunta. A interdisciplinaridade respeita as individualidades de cada disciplina, mas necessita do diálogo, da integração, da interação e articulação das mesmas, por isso necessita da Língua Portuguesa como meio de comunicação e mediação para todo esse processo. A Interdisciplinaridade precisa da Língua Portuguesa para que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam resolver problemas e situações, mobilizando diferentes informações e interpretações.
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