Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/2189 |
Resumo: | Exame público realizado em 12 de Junho de 2012. |
id |
RCAP_a1873b69d823eecb44a60f83cf2a6ccf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2189 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competênciasPsicologiaPsicologia da EducaçãoFormação de adultosFormação profissionalAprendizagem na idade adultaNovas oportunidadesEducação de adultosPortoExame público realizado em 12 de Junho de 2012.Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.A partir da década de 60, a área de Educação e Formação de Adultos fica marcada pela introdução do conceito de Andragogia no campo da aprendizagem dos adultos. Este vocábulo foi utilizado pela primeira vez por Malcolm Knowles, que pretendia promover a “arte e a ciência” (...) da aprendizagem dos adultos (Knowles, 1996, cit. Por. Januário, 2006), concedendo-lhe uma identidade e especificidade próprias. A formação de adultos surge como uma modalidade estratégica destinada a maiores de 18 anos, que actualmente engloba diversas ofertas educativas e formativas, que permitem a este público dar continuidade ao seu processo de aprendizagem. Caracterizada pela importância que atribui às experiências de vida de que cada um é portador, a Formação de Adultos procura preservar as “qualidades humanas da pessoa, respeito pela sua liberdade pessoal e o direito de escolha, valorizando a sua experiência subjectiva” (Januário, 2006, p.36). Em Portugal, os saberes adquiridos fora dos contextos formais têm vindo a ser cada vez mais valorizados, dado constituírem-se como conhecimentos que habitualmente não são abrangidos pelos currículos formais, e por permitirem aos adultos acompanharem a evolução da sociedade. Uma prática de Educação e Formação de Adultos que actualmente une os contextos informais e não formais de aprendizagem, e que atribui à experiência de cada indivíduo um lugar de destaque, é o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Este processo não se encontra condicionado por variáveis como o tempo e a rigidez (algo que sucede no modelo escolar), o que não significa que não possua uma planificação e sistematização do trabalho desenvolvido. (Diana T. A. Fonseca)2016-04-18T11:49:51Z2016-04-182012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2189http://hdl.handle.net/11067/2189porFonseca, Diana Teresa Araújoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:49Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:51.584583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências |
title |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências |
spellingShingle |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências Fonseca, Diana Teresa Araújo Psicologia Psicologia da Educação Formação de adultos Formação profissional Aprendizagem na idade adulta Novas oportunidades Educação de adultos Porto |
title_short |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências |
title_full |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências |
title_fullStr |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências |
title_full_unstemmed |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências |
title_sort |
Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências |
author |
Fonseca, Diana Teresa Araújo |
author_facet |
Fonseca, Diana Teresa Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Diana Teresa Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia da Educação Formação de adultos Formação profissional Aprendizagem na idade adulta Novas oportunidades Educação de adultos Porto |
topic |
Psicologia Psicologia da Educação Formação de adultos Formação profissional Aprendizagem na idade adulta Novas oportunidades Educação de adultos Porto |
description |
Exame público realizado em 12 de Junho de 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2016-04-18T11:49:51Z 2016-04-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/2189 http://hdl.handle.net/11067/2189 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/2189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136748896256000 |