Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Diana Teresa Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2189
Resumo: Exame público realizado em 12 de Junho de 2012.
id RCAP_a1873b69d823eecb44a60f83cf2a6ccf
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competênciasPsicologiaPsicologia da EducaçãoFormação de adultosFormação profissionalAprendizagem na idade adultaNovas oportunidadesEducação de adultosPortoExame público realizado em 12 de Junho de 2012.Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.A partir da década de 60, a área de Educação e Formação de Adultos fica marcada pela introdução do conceito de Andragogia no campo da aprendizagem dos adultos. Este vocábulo foi utilizado pela primeira vez por Malcolm Knowles, que pretendia promover a “arte e a ciência” (...) da aprendizagem dos adultos (Knowles, 1996, cit. Por. Januário, 2006), concedendo-lhe uma identidade e especificidade próprias. A formação de adultos surge como uma modalidade estratégica destinada a maiores de 18 anos, que actualmente engloba diversas ofertas educativas e formativas, que permitem a este público dar continuidade ao seu processo de aprendizagem. Caracterizada pela importância que atribui às experiências de vida de que cada um é portador, a Formação de Adultos procura preservar as “qualidades humanas da pessoa, respeito pela sua liberdade pessoal e o direito de escolha, valorizando a sua experiência subjectiva” (Januário, 2006, p.36). Em Portugal, os saberes adquiridos fora dos contextos formais têm vindo a ser cada vez mais valorizados, dado constituírem-se como conhecimentos que habitualmente não são abrangidos pelos currículos formais, e por permitirem aos adultos acompanharem a evolução da sociedade. Uma prática de Educação e Formação de Adultos que actualmente une os contextos informais e não formais de aprendizagem, e que atribui à experiência de cada indivíduo um lugar de destaque, é o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Este processo não se encontra condicionado por variáveis como o tempo e a rigidez (algo que sucede no modelo escolar), o que não significa que não possua uma planificação e sistematização do trabalho desenvolvido. (Diana T. A. Fonseca)2016-04-18T11:49:51Z2016-04-182012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2189http://hdl.handle.net/11067/2189porFonseca, Diana Teresa Araújoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:49Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:51.584583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
title Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
spellingShingle Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
Fonseca, Diana Teresa Araújo
Psicologia
Psicologia da Educação
Formação de adultos
Formação profissional
Aprendizagem na idade adulta
Novas oportunidades
Educação de adultos
Porto
title_short Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
title_full Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
title_fullStr Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
title_full_unstemmed Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
title_sort Os centros novas oportunidades e a psicologia da educação : um encontro no reconhecimento de competências
author Fonseca, Diana Teresa Araújo
author_facet Fonseca, Diana Teresa Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Diana Teresa Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia da Educação
Formação de adultos
Formação profissional
Aprendizagem na idade adulta
Novas oportunidades
Educação de adultos
Porto
topic Psicologia
Psicologia da Educação
Formação de adultos
Formação profissional
Aprendizagem na idade adulta
Novas oportunidades
Educação de adultos
Porto
description Exame público realizado em 12 de Junho de 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2016-04-18T11:49:51Z
2016-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2189
http://hdl.handle.net/11067/2189
url http://hdl.handle.net/11067/2189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136748896256000