As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/10 |
Resumo: | Nos últimos anos tem-se assistido a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está-se indubitavelmente perante um novo paradigma de sociedade a que se convencionou chamar Sociedade da Informação. Esta nova sociedade colocou grandes mudanças na escola e nos modelos de ensino. Pretende-se que a escola assuma a liderança das mudanças estruturais, adequando as suas estratégias à nova realidade social, modificando as suas pedagogias de actuação face ao novo saber tecnológico. Dentro deste contexto tornou-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TIC nos espaços educativos rurais. O objectivo desta dissertação é compreender as atitudes de alunos e professores no que concerne à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço educativo rural, nomeadamente em Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. Desta forma, está estreitamente ligado aos processos de implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação vividos por membros da comunidade escolar – alunos e professores. Os resultados revelam que colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas trouxe transformações nas práticas pedagógicas de forma pontual e espontânea. Pois a maioria dos professores utiliza como auxiliar de ensino o computador na sala de aula. |
id |
RCAP_a1a40215b3181f18e8f0495e3ffa7c90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/10 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos.Tecnologias de InformaçãoAlunoProfessorEscolaCurrículoProcesso ensino/aprendizagemTMENos últimos anos tem-se assistido a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está-se indubitavelmente perante um novo paradigma de sociedade a que se convencionou chamar Sociedade da Informação. Esta nova sociedade colocou grandes mudanças na escola e nos modelos de ensino. Pretende-se que a escola assuma a liderança das mudanças estruturais, adequando as suas estratégias à nova realidade social, modificando as suas pedagogias de actuação face ao novo saber tecnológico. Dentro deste contexto tornou-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TIC nos espaços educativos rurais. O objectivo desta dissertação é compreender as atitudes de alunos e professores no que concerne à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço educativo rural, nomeadamente em Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. Desta forma, está estreitamente ligado aos processos de implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação vividos por membros da comunidade escolar – alunos e professores. Os resultados revelam que colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas trouxe transformações nas práticas pedagógicas de forma pontual e espontânea. Pois a maioria dos professores utiliza como auxiliar de ensino o computador na sala de aula.2013-08-14T17:59:27Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/10porCota: TME 364Gomes, Luísa Alexandra Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:14ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. |
title |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. |
spellingShingle |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. Gomes, Luísa Alexandra Freitas Tecnologias de Informação Aluno Professor Escola Currículo Processo ensino/aprendizagem TME |
title_short |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. |
title_full |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. |
title_fullStr |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. |
title_full_unstemmed |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. |
title_sort |
As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos. |
author |
Gomes, Luísa Alexandra Freitas |
author_facet |
Gomes, Luísa Alexandra Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luísa Alexandra Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação Aluno Professor Escola Currículo Processo ensino/aprendizagem TME |
topic |
Tecnologias de Informação Aluno Professor Escola Currículo Processo ensino/aprendizagem TME |
description |
Nos últimos anos tem-se assistido a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está-se indubitavelmente perante um novo paradigma de sociedade a que se convencionou chamar Sociedade da Informação. Esta nova sociedade colocou grandes mudanças na escola e nos modelos de ensino. Pretende-se que a escola assuma a liderança das mudanças estruturais, adequando as suas estratégias à nova realidade social, modificando as suas pedagogias de actuação face ao novo saber tecnológico. Dentro deste contexto tornou-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TIC nos espaços educativos rurais. O objectivo desta dissertação é compreender as atitudes de alunos e professores no que concerne à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço educativo rural, nomeadamente em Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. Desta forma, está estreitamente ligado aos processos de implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação vividos por membros da comunidade escolar – alunos e professores. Os resultados revelam que colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas trouxe transformações nas práticas pedagógicas de forma pontual e espontânea. Pois a maioria dos professores utiliza como auxiliar de ensino o computador na sala de aula. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2013-08-14T17:59:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/10 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302545602969600 |