As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luísa Alexandra Freitas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/10
Resumo: Nos últimos anos tem-se assistido a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está-se indubitavelmente perante um novo paradigma de sociedade a que se convencionou chamar Sociedade da Informação. Esta nova sociedade colocou grandes mudanças na escola e nos modelos de ensino. Pretende-se que a escola assuma a liderança das mudanças estruturais, adequando as suas estratégias à nova realidade social, modificando as suas pedagogias de actuação face ao novo saber tecnológico. Dentro deste contexto tornou-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TIC nos espaços educativos rurais. O objectivo desta dissertação é compreender as atitudes de alunos e professores no que concerne à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço educativo rural, nomeadamente em Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. Desta forma, está estreitamente ligado aos processos de implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação vividos por membros da comunidade escolar – alunos e professores. Os resultados revelam que colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas trouxe transformações nas práticas pedagógicas de forma pontual e espontânea. Pois a maioria dos professores utiliza como auxiliar de ensino o computador na sala de aula.
id RCAP_bc74048ff7947c2c0ac78b6cf61635cd
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/10
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC no espaço educativo rural: professores e alunosTecnologias de InformaçãoAlunoProfessorEscolaCurrículoProcesso ensino/aprendizagemNos últimos anos tem-se assistido a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está-se indubitavelmente perante um novo paradigma de sociedade a que se convencionou chamar Sociedade da Informação. Esta nova sociedade colocou grandes mudanças na escola e nos modelos de ensino. Pretende-se que a escola assuma a liderança das mudanças estruturais, adequando as suas estratégias à nova realidade social, modificando as suas pedagogias de actuação face ao novo saber tecnológico. Dentro deste contexto tornou-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TIC nos espaços educativos rurais. O objectivo desta dissertação é compreender as atitudes de alunos e professores no que concerne à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço educativo rural, nomeadamente em Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. Desta forma, está estreitamente ligado aos processos de implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação vividos por membros da comunidade escolar – alunos e professores. Os resultados revelam que colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas trouxe transformações nas práticas pedagógicas de forma pontual e espontânea. Pois a maioria dos professores utiliza como auxiliar de ensino o computador na sala de aula.Orientação: Prof.º Doutor Fernando Moreira2013-08-14T17:59:27Z2013-08-142007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, L.A.F.(2007). As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/10http://hdl.handle.net/11328/10Gomes, L.A.F.(2007). As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/10http://hdl.handle.net/11328/10porGomes, Luísa Alexandra Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:10:35Zoai:repositorio.upt.pt:11328/10Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:47.405065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
title As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
spellingShingle As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
Gomes, Luísa Alexandra Freitas
Tecnologias de Informação
Aluno
Professor
Escola
Currículo
Processo ensino/aprendizagem
title_short As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
title_full As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
title_fullStr As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
title_full_unstemmed As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
title_sort As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos
author Gomes, Luísa Alexandra Freitas
author_facet Gomes, Luísa Alexandra Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luísa Alexandra Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação
Aluno
Professor
Escola
Currículo
Processo ensino/aprendizagem
topic Tecnologias de Informação
Aluno
Professor
Escola
Currículo
Processo ensino/aprendizagem
description Nos últimos anos tem-se assistido a um desenvolvimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está-se indubitavelmente perante um novo paradigma de sociedade a que se convencionou chamar Sociedade da Informação. Esta nova sociedade colocou grandes mudanças na escola e nos modelos de ensino. Pretende-se que a escola assuma a liderança das mudanças estruturais, adequando as suas estratégias à nova realidade social, modificando as suas pedagogias de actuação face ao novo saber tecnológico. Dentro deste contexto tornou-se pertinente desenvolver esta temática ligada à utilização das TIC nos espaços educativos rurais. O objectivo desta dissertação é compreender as atitudes de alunos e professores no que concerne à introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço educativo rural, nomeadamente em Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira. Desta forma, está estreitamente ligado aos processos de implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação vividos por membros da comunidade escolar – alunos e professores. Os resultados revelam que colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas trouxe transformações nas práticas pedagógicas de forma pontual e espontânea. Pois a maioria dos professores utiliza como auxiliar de ensino o computador na sala de aula.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2013-08-14T17:59:27Z
2013-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gomes, L.A.F.(2007). As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/10
http://hdl.handle.net/11328/10
Gomes, L.A.F.(2007). As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/10
http://hdl.handle.net/11328/10
identifier_str_mv Gomes, L.A.F.(2007). As TIC no espaço educativo rural: professores e alunos [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação]. Universidade Portucalense. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/10
url http://hdl.handle.net/11328/10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134970463125504