Inovação nos modelos de negócio resultante da pandemia : caso do retalho de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Francisca Craveiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38856
Resumo: Em 2020, a veloz reprodução da Covid-19, uma doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, teve um efeito significativo no comportamento do consumidor e do mercado, empurrando a indústria do retalho de moda para uma nova crise. Esta dissertação tem como principal objetivo responder às seguintes questões de investigação: Quais os novos modelos de negócio que surgiram devido à Crise Pandémica da Covid-19 na Indústria do Retalho de Moda? Como podem os modelos de negócio ser transformados para o futuro pós-Covid-19? - Respondendo à crise com os olhos postos no futuro. Numa primeira instância, para apoiar a investigação central, foram analisadas as consequências e mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 no comportamento dos consumidores. De seguida, foi aprofundado o estudo sobre as tendências emergentes que esta crise desencadeou sobre o sistema da moda. Como método de investigação, foram realizadas entrevistas com gestores de moda e consumidores. Posteriormente, foi efetuada uma análise detalhada da informação recolhida. Esta pesquisa foi organizada numa análise comparativa através do programa Nvivo e, posteriormente, os efeitos foram discutidos. Numa época em que o panorama global está repleto de incertezas devido a uma pandemia cujo fim não se vislumbra, o caminho da transformação da indústria da moda é ainda longo. Como resultado, repensar o modelo de negócio é inevitável. Em numerosos campos, as transformações já estão a ocorrer, mas muitas são ainda subtis. Hoje em dia, é uma questão de sobrevivência reconhecê-las e, consequentemente, modificar as empresas, reestruturando o comportamento da indústria. Com a crise da Covid-19, a indústria da moda teve tempo para parar, repensar e reinventar-se.
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