De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Rodrigo Emanuel de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19203
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_f6d3113f42529f42c7686a6250f24d7b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudomodelo de negócioimpressão 3Dtecnologiaretalhoinovaçãobusiness model3D printingretailtechnologyinnovationMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialCom os recentes desenvolvimentos tecnológicos cada vez de ciclos mais reduzidos aliados a uma incessante busca pela inovação, as empresas necessitam de tomar decisões que as permita distanciar-se e ao mesmo tempo diferenciar-se da concorrência. A tecnologia de impressão 3D é um tema cada vez mais discutido ao longo dos últimos anos pelas suas características promissoras face à manufatura tradicional, em grande parte potenciadas pelos avanços tecnológicos referidos anteriormente. No entanto, poucos estudos existem sobre a sua aplicação em outros contextos empresariais, como o caso do contexto retalhista. Ainda que existam alguns estudos abrangendo as aplicações da tecnologia em determinadas fases da cadeia de valor de uma empresa, são desconhecidos estudos que permitam analisar a impressão 3D no contexto retalhista na forma de serviço. A presente investigação pretende evidenciar as diferenças existentes no modelo de negócio de uma empresa retalhista antes e depois da implementação da tecnologia de impressão 3D. Para esse efeito, utilizou-se um modelo de análise que permitiu contrastar as diferenças ao nível do modelo de negócio e ao mesmo tempo equiparar os resultados com a literatura encontrada sobre o tema. Segundo os dados analisados, é possível chegar à conclusão de que a impressão 3D permitiu reestruturar o modelo de negócio existente na empresa de forma positiva, alterando todas as componentes que o compõem, permitindo também obter conclusões relativamente à sua viabilidade em contexto nacional.With the recent technological developments in ever-shrinking cycles coupled with a relentless pursuit for innovation, companies need to make decisions that allow them to distance themselves while differing from the competition. 3D printing technology has been a subject that has been increasingly discussed over the last few years for its promising characteristics compared to traditional manufacturing, greatly enhanced by the technological advances. However, few studies exist about its application in other business contexts, such as the retail context. Although there are some studies covering the applications of technology in certain phases of the value chain of a company, studies that analyze 3D printing in the retail context as a service are unknown. This research aims to highlight the differences in the business model of a retail company before and after the implementation of 3D printing technology. For this, we used an analysis model that allowed us to contrast the differences at the business model level and at the same time to match the results with the literature found on the subject. According to the data analyzed, it is possible to conclude that 3D printing made it possible to restructure the existing business model in the company in a positive way, changing all its components, and also allowing conclusions to be reached regarding its feasibility in a national context.Instituto Superior de Economia e GestãoLaranja, ManuelRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Rodrigo Emanuel de Almeida2020-01-03T14:37:29Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19203porCorreia, Rodrigo Emanuel de Almeida (2019). "De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:07.967660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
title De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
spellingShingle De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
Correia, Rodrigo Emanuel de Almeida
modelo de negócio
impressão 3D
tecnologia
retalho
inovação
business model
3D printing
retail
technology
innovation
title_short De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
title_full De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
title_fullStr De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
title_full_unstemmed De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
title_sort De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo
author Correia, Rodrigo Emanuel de Almeida
author_facet Correia, Rodrigo Emanuel de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranja, Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Rodrigo Emanuel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de negócio
impressão 3D
tecnologia
retalho
inovação
business model
3D printing
retail
technology
innovation
topic modelo de negócio
impressão 3D
tecnologia
retalho
inovação
business model
3D printing
retail
technology
innovation
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-01-03T14:37:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19203
url http://hdl.handle.net/10400.5/19203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, Rodrigo Emanuel de Almeida (2019). "De que forma estão os retalhistas a incorporar aplicações 3D no seu modelo de negócio? Caso de estudo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131133075521536