Inovação nos modelos de negócio resultante da pandemia : caso do retalho de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38856 |
Resumo: | Em 2020, a veloz reprodução da Covid-19, uma doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, teve um efeito significativo no comportamento do consumidor e do mercado, empurrando a indústria do retalho de moda para uma nova crise. Esta dissertação tem como principal objetivo responder às seguintes questões de investigação: Quais os novos modelos de negócio que surgiram devido à Crise Pandémica da Covid-19 na Indústria do Retalho de Moda? Como podem os modelos de negócio ser transformados para o futuro pós-Covid-19? - Respondendo à crise com os olhos postos no futuro. Numa primeira instância, para apoiar a investigação central, foram analisadas as consequências e mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 no comportamento dos consumidores. De seguida, foi aprofundado o estudo sobre as tendências emergentes que esta crise desencadeou sobre o sistema da moda. Como método de investigação, foram realizadas entrevistas com gestores de moda e consumidores. Posteriormente, foi efetuada uma análise detalhada da informação recolhida. Esta pesquisa foi organizada numa análise comparativa através do programa Nvivo e, posteriormente, os efeitos foram discutidos. Numa época em que o panorama global está repleto de incertezas devido a uma pandemia cujo fim não se vislumbra, o caminho da transformação da indústria da moda é ainda longo. Como resultado, repensar o modelo de negócio é inevitável. Em numerosos campos, as transformações já estão a ocorrer, mas muitas são ainda subtis. Hoje em dia, é uma questão de sobrevivência reconhecê-las e, consequentemente, modificar as empresas, reestruturando o comportamento da indústria. Com a crise da Covid-19, a indústria da moda teve tempo para parar, repensar e reinventar-se. |
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Inovação nos modelos de negócio resultante da pandemia : caso do retalho de modaInovaçãoModelos de negócioCovid-19Retalho de modaInnovationBusiness modelsFashion retailDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEm 2020, a veloz reprodução da Covid-19, uma doença causada pelo vírus Sars-CoV-2, teve um efeito significativo no comportamento do consumidor e do mercado, empurrando a indústria do retalho de moda para uma nova crise. Esta dissertação tem como principal objetivo responder às seguintes questões de investigação: Quais os novos modelos de negócio que surgiram devido à Crise Pandémica da Covid-19 na Indústria do Retalho de Moda? Como podem os modelos de negócio ser transformados para o futuro pós-Covid-19? - Respondendo à crise com os olhos postos no futuro. Numa primeira instância, para apoiar a investigação central, foram analisadas as consequências e mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 no comportamento dos consumidores. De seguida, foi aprofundado o estudo sobre as tendências emergentes que esta crise desencadeou sobre o sistema da moda. Como método de investigação, foram realizadas entrevistas com gestores de moda e consumidores. Posteriormente, foi efetuada uma análise detalhada da informação recolhida. Esta pesquisa foi organizada numa análise comparativa através do programa Nvivo e, posteriormente, os efeitos foram discutidos. Numa época em que o panorama global está repleto de incertezas devido a uma pandemia cujo fim não se vislumbra, o caminho da transformação da indústria da moda é ainda longo. Como resultado, repensar o modelo de negócio é inevitável. Em numerosos campos, as transformações já estão a ocorrer, mas muitas são ainda subtis. Hoje em dia, é uma questão de sobrevivência reconhecê-las e, consequentemente, modificar as empresas, reestruturando o comportamento da indústria. Com a crise da Covid-19, a indústria da moda teve tempo para parar, repensar e reinventar-se.In 2020, the fast reproduction of Covid-19, a disease caused by the Sars-CoV-2 virus, had a significant effect on consumer and market behavior, pushing the fashion retail industry into a new crisis. This dissertation aims to answer the following research questions: What new business models have emerged due to the Covid-19 Pandemic Crisis in the Fashion Retail Industry? How can business models be transformed for the postCovid-19 future? - Responding to the crisis with an eye on the future. In the first instance, to support the core research, the consequences and changes caused by the Covid-19 pandemic on consumer behavior were analyzed. Next, the emerging trends that this crisis triggered on the fashion system were further studied. As a research method, interviews were conducted with fashion managers and consumers. Subsequently, a detailed analysis of the information collected was carried out. This research was organized into a comparative analysis using the Nvivo program, and later the effects were discussed. At a time when the global landscape is fraught with uncertainty due to a pandemic whose end is not in sight, the path of transformation for the fashion industry is still long. As a result, rethinking the business model is inevitable. In numerous fields, transformations are already taking place, but many are still subtle. Today, it is a matter of survival to recognize them and, consequently, to change companies by restructuring the industry's behavior. With the Covid-19 crisis, the fashion industry had time to stop, rethink, and reinvent itself.Julião, Jorge Manuel SoaresGaspar, Marcelo Rudolfo CalveteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Maria Francisca Craveiro2022-09-12T17:05:30Z2022-07-132022-042022-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38856TID:203043049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:44.337920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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