A comunicação das marcas de moda através das redes sociais: a perceção dos consumidores e intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Inês Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11471
Resumo: O presente estudo tem como tema central a perceção do consumidor perante a comunicação das marcas de moda nas redes sociais. Com a internet, tudo se tornou mais rápido e facilitado e, como tal, o comportamento dos consumidores de moda sofreu algumas alterações. Consequentemente, as redes sociais tornaram-se um dos canais essenciais de comunicação para as marcas de moda. As possibilidades tornam-se infinitas no que toca a estas novas plataformas, e a verdade é que a rápida integração da internet nas estratégias de marketing tem vindo a mudar a estratégia de comunicação que as marcas têm com os seus consumidores (Cluley, 2017). O objetivo do presente estudo é perceber a importância que a presença de uma marca de moda nas redes sociais tem, do ponto de vista do consumidor. Pretende estudar de que forma tal presença afeta o valor percebido da marca, explorando possíveis dimensões que o promovem, e de que forma afeta o passa-palavra e intenção de compra. A metodologia do presente trabalho consiste numa revisão literária de materiais já realizados que se aproximam da temática aqui abordada. Serviu-se, também, do estudo de abordagem quantitativa de design descritivo com amostra não probabilística por conveniência, realizado em formato de questionário online. Os dados recolhidos contaram com uma amostra de 124 respostas válidas. Os dados resultados dos estudos feitos demonstraram o quão presentes as páginas de marcas de moda nas redes sociais estão no dia-a-dia dos portugueses. Concluíram que quanto mais intensas as dimensões praticadas pelas marcas de moda nas redes sociais a nível de “entretenimento”, “interatividade”, “informação”, “personalização” e, em especial a “tendências” são, mais intenso será o “valor de marca” percebido. Por último, mostram correlação consequente entre o “valor da marca” com a intenção de compra e o passa-palavra.
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