Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Luis
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5308
Resumo: O estudo desta dissertação tem como objecto a análise da Educação de Infância na cidade de Bragança, entre 1915 e 1934, numa instituição denominada Escola Infantil, de carácter oficial, criada pela Câmara Municipal. Esta foi a primeira experiência de Educação de Infância na cidade e região transmontana. Interessou-nos a análise dos motivos da criação desta instituição no seio da sociedade brigantina, que poderá servir de exemplo para compreender o funcionamento de outras que foram criadas no País. Interessou-nos compreender tudo o que dissesse respeito ao quotidiano da vida escolar, como a nomeação de professores, os alunos, o currículo, bem como o mobiliário e materiais utilizados. O estudo permitiu a investigação de algumas das práticas educativas adoptadas, assim como o modelo pedagógico que lhe estava subjacente e que deriva, em grande parte, dos princípios pedagógicos de Froebel em torno dos quais se fez a renovação pedagógica da Educação de Infância, ao questionar as suas potencialidades em termos do presente e do futuro. O paradigma de investigação que sustenta o estudo integra-se numa perspectiva hermenêutica, utilizando metodologias de análise qualitativa na interpretação multidimensional dos problemas equacionados e numa heurística de procura de documentos. A pesquisa, ao recriar a Escola Infantil de Bragança, procurou dar resposta à falta de dados específicos sobre o arranque da Educação de Infância em Portugal em geral e, mais particularmente, no Distrito de Bragança. Ficou bem vincado o triunfo das ideias de modernidade pedagógica, no âmbito da Educação de Infância, um campo que os Republicanos abraçaram em prol do seu ideário e, por conseguinte, do País.
id RCAP_a1b5b52fcdc1470d77f40dfb9c15c4f4
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interiorHistória da Educação de InfânciaEscola InfantilPrimeira RepúblicaExperiências EducativasModernidade PedagógicaO estudo desta dissertação tem como objecto a análise da Educação de Infância na cidade de Bragança, entre 1915 e 1934, numa instituição denominada Escola Infantil, de carácter oficial, criada pela Câmara Municipal. Esta foi a primeira experiência de Educação de Infância na cidade e região transmontana. Interessou-nos a análise dos motivos da criação desta instituição no seio da sociedade brigantina, que poderá servir de exemplo para compreender o funcionamento de outras que foram criadas no País. Interessou-nos compreender tudo o que dissesse respeito ao quotidiano da vida escolar, como a nomeação de professores, os alunos, o currículo, bem como o mobiliário e materiais utilizados. O estudo permitiu a investigação de algumas das práticas educativas adoptadas, assim como o modelo pedagógico que lhe estava subjacente e que deriva, em grande parte, dos princípios pedagógicos de Froebel em torno dos quais se fez a renovação pedagógica da Educação de Infância, ao questionar as suas potencialidades em termos do presente e do futuro. O paradigma de investigação que sustenta o estudo integra-se numa perspectiva hermenêutica, utilizando metodologias de análise qualitativa na interpretação multidimensional dos problemas equacionados e numa heurística de procura de documentos. A pesquisa, ao recriar a Escola Infantil de Bragança, procurou dar resposta à falta de dados específicos sobre o arranque da Educação de Infância em Portugal em geral e, mais particularmente, no Distrito de Bragança. Ficou bem vincado o triunfo das ideias de modernidade pedagógica, no âmbito da Educação de Infância, um campo que os Republicanos abraçaram em prol do seu ideário e, por conseguinte, do País.Universidade de LisboaBaptista, Maria IsabelBiblioteca Digital do IPBCastanheira, Luis2011-06-22T08:36:49Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5308porCastanheira, Manuel Luís Pinto (2006). Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:14:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:43.774085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
title Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
spellingShingle Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
Castanheira, Luis
História da Educação de Infância
Escola Infantil
Primeira República
Experiências Educativas
Modernidade Pedagógica
title_short Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
title_full Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
title_fullStr Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
title_full_unstemmed Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
title_sort Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior
author Castanheira, Luis
author_facet Castanheira, Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Isabel
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação de Infância
Escola Infantil
Primeira República
Experiências Educativas
Modernidade Pedagógica
topic História da Educação de Infância
Escola Infantil
Primeira República
Experiências Educativas
Modernidade Pedagógica
description O estudo desta dissertação tem como objecto a análise da Educação de Infância na cidade de Bragança, entre 1915 e 1934, numa instituição denominada Escola Infantil, de carácter oficial, criada pela Câmara Municipal. Esta foi a primeira experiência de Educação de Infância na cidade e região transmontana. Interessou-nos a análise dos motivos da criação desta instituição no seio da sociedade brigantina, que poderá servir de exemplo para compreender o funcionamento de outras que foram criadas no País. Interessou-nos compreender tudo o que dissesse respeito ao quotidiano da vida escolar, como a nomeação de professores, os alunos, o currículo, bem como o mobiliário e materiais utilizados. O estudo permitiu a investigação de algumas das práticas educativas adoptadas, assim como o modelo pedagógico que lhe estava subjacente e que deriva, em grande parte, dos princípios pedagógicos de Froebel em torno dos quais se fez a renovação pedagógica da Educação de Infância, ao questionar as suas potencialidades em termos do presente e do futuro. O paradigma de investigação que sustenta o estudo integra-se numa perspectiva hermenêutica, utilizando metodologias de análise qualitativa na interpretação multidimensional dos problemas equacionados e numa heurística de procura de documentos. A pesquisa, ao recriar a Escola Infantil de Bragança, procurou dar resposta à falta de dados específicos sobre o arranque da Educação de Infância em Portugal em geral e, mais particularmente, no Distrito de Bragança. Ficou bem vincado o triunfo das ideias de modernidade pedagógica, no âmbito da Educação de Infância, um campo que os Republicanos abraçaram em prol do seu ideário e, por conseguinte, do País.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-06-22T08:36:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5308
url http://hdl.handle.net/10198/5308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castanheira, Manuel Luís Pinto (2006). Escola infantil de Bragança (1915-1934): modernidade pedagógica e as 1as: práticas de educação de infância no interior. Lisboa: Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135192462393344