Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira de [UNESP], Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141560
Resumo: Apresentamos, nesta comunicação, parte da análise dos dados de pesquisa em andamento, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo discutir a relevância do por quê e para quê realizarmos, nas instituições de educação infantil, a aproximação dos livros de literatura infantil com as crianças pequenininhas – com vistas à humanização desde a mais tenra idade –, bem como a partir do acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) destinado à primeira infância, propor um programa de atividades leitoras, respeitando-se as especificidades desta etapa da vida. Trata-se de uma investigação que contempla dois municípios do oeste paulista. Discutimos alguns pontos relevantes da primeira fase do trabalho investigativo, concernente ao perfil cultural dos professores envolvidos, particularmente sobre suas leituras.
id UNSP_e0e3982745738f796d1538eab9b35c7c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141560
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infânciaLiteratura infantilPrimeira infânciaHumanizaçãoApresentamos, nesta comunicação, parte da análise dos dados de pesquisa em andamento, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo discutir a relevância do por quê e para quê realizarmos, nas instituições de educação infantil, a aproximação dos livros de literatura infantil com as crianças pequenininhas – com vistas à humanização desde a mais tenra idade –, bem como a partir do acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) destinado à primeira infância, propor um programa de atividades leitoras, respeitando-se as especificidades desta etapa da vida. Trata-se de uma investigação que contempla dois municípios do oeste paulista. Discutimos alguns pontos relevantes da primeira fase do trabalho investigativo, concernente ao perfil cultural dos professores envolvidos, particularmente sobre suas leituras.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP]2016-07-19T12:59:30Z2016-07-19T12:59:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6946-6957application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6946-69572357-7819http://hdl.handle.net/11449/141560ISSN2357-7819-2014-6946-6957.pdf9778200016779533porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:48:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141560Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
title Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
spellingShingle Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Literatura infantil
Primeira infância
Humanização
title_short Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
title_full Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
title_fullStr Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
title_full_unstemmed Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
title_sort Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
author Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
author_facet Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Primeira infância
Humanização
topic Literatura infantil
Primeira infância
Humanização
description Apresentamos, nesta comunicação, parte da análise dos dados de pesquisa em andamento, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo discutir a relevância do por quê e para quê realizarmos, nas instituições de educação infantil, a aproximação dos livros de literatura infantil com as crianças pequenininhas – com vistas à humanização desde a mais tenra idade –, bem como a partir do acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) destinado à primeira infância, propor um programa de atividades leitoras, respeitando-se as especificidades desta etapa da vida. Trata-se de uma investigação que contempla dois municípios do oeste paulista. Discutimos alguns pontos relevantes da primeira fase do trabalho investigativo, concernente ao perfil cultural dos professores envolvidos, particularmente sobre suas leituras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:30Z
2016-07-19T12:59:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6946-6957
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141560
ISSN2357-7819-2014-6946-6957.pdf
9778200016779533
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141560
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6946-6957
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-6946-6957.pdf
9778200016779533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6946-6957
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128125969629184