Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141560 |
Resumo: | Apresentamos, nesta comunicação, parte da análise dos dados de pesquisa em andamento, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo discutir a relevância do por quê e para quê realizarmos, nas instituições de educação infantil, a aproximação dos livros de literatura infantil com as crianças pequenininhas – com vistas à humanização desde a mais tenra idade –, bem como a partir do acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) destinado à primeira infância, propor um programa de atividades leitoras, respeitando-se as especificidades desta etapa da vida. Trata-se de uma investigação que contempla dois municípios do oeste paulista. Discutimos alguns pontos relevantes da primeira fase do trabalho investigativo, concernente ao perfil cultural dos professores envolvidos, particularmente sobre suas leituras. |
id |
UNSP_e0e3982745738f796d1538eab9b35c7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141560 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infânciaLiteratura infantilPrimeira infânciaHumanizaçãoApresentamos, nesta comunicação, parte da análise dos dados de pesquisa em andamento, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo discutir a relevância do por quê e para quê realizarmos, nas instituições de educação infantil, a aproximação dos livros de literatura infantil com as crianças pequenininhas – com vistas à humanização desde a mais tenra idade –, bem como a partir do acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) destinado à primeira infância, propor um programa de atividades leitoras, respeitando-se as especificidades desta etapa da vida. Trata-se de uma investigação que contempla dois municípios do oeste paulista. Discutimos alguns pontos relevantes da primeira fase do trabalho investigativo, concernente ao perfil cultural dos professores envolvidos, particularmente sobre suas leituras.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP]2016-07-19T12:59:30Z2016-07-19T12:59:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6946-6957application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6946-69572357-7819http://hdl.handle.net/11449/141560ISSN2357-7819-2014-6946-6957.pdf9778200016779533porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:48:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141560Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância |
title |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância |
spellingShingle |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Literatura infantil Primeira infância Humanização |
title_short |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância |
title_full |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância |
title_fullStr |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância |
title_full_unstemmed |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância |
title_sort |
Professores da educação infantil: suas leituras e a educação literária na primeira infância |
author |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] |
author_facet |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Feba, Berta Lúcia Tagliari [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Primeira infância Humanização |
topic |
Literatura infantil Primeira infância Humanização |
description |
Apresentamos, nesta comunicação, parte da análise dos dados de pesquisa em andamento, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que tem como objetivo discutir a relevância do por quê e para quê realizarmos, nas instituições de educação infantil, a aproximação dos livros de literatura infantil com as crianças pequenininhas – com vistas à humanização desde a mais tenra idade –, bem como a partir do acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) destinado à primeira infância, propor um programa de atividades leitoras, respeitando-se as especificidades desta etapa da vida. Trata-se de uma investigação que contempla dois municípios do oeste paulista. Discutimos alguns pontos relevantes da primeira fase do trabalho investigativo, concernente ao perfil cultural dos professores envolvidos, particularmente sobre suas leituras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:30Z 2016-07-19T12:59:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6946-6957 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141560 ISSN2357-7819-2014-6946-6957.pdf 9778200016779533 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141560 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6946-6957 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-6946-6957.pdf 9778200016779533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6946-6957 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128125969629184 |