Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lencastre, José Manuel Sousa Teixeira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/109861
Resumo: Caetano, com o novo meio. No mesmo sentido, considerei da maior importância aprofundar as condicionantes da actividade jornalística de Mário Castrim, em particular, das suas crónicas televisivas, dando relevo à caracterização do Diário de Lisboa, como dinamizador de um jornalismo mais diversificado, em termos de conteúdo, que apostava na modernização técnica e abria a sua redacção a profissionais mais jovens e qualificados. Da análise de estudo de caso que desenvolvi, foi possível destacar a relação desigual, quotidiana, do crítico com a censura, revelando a sua enorme tenacidade perante os sucessivos cortes, que lhe destruíam, frequentemente, os textos. Salientei como nessa luta lhe valeram as suas qualidades literárias, em particular o seu estilo irónico, cáustico, corrosivo, que o distinguiu no panorama do jornalismo português. A sua “pena” afiada, que recorria a frases curtas e acutilantes, às vezes a despropósito, desafiava diariamente o censor, como se procurasse fintá-lo, a ver se “passava”. Pelas crónicas televisivas que analisei, verifiquei que Castrim teve a capacidade de valorizar a televisão como meio de comunicação influente, capaz de moldar a leitura da realidade. Mas Mário Castrim não se ficou pela crítica à programação, à qualidade técnica e humana da RTP, pelo contrário, aproveitou para tratar de outros temas mais abrangentes que remetem para questões sociais e políticas vividas em Portugal, durante o marcelismo. Podemos mesmo afirmar que, pela “lente” do autor, a pretexto dos mais variados assuntos televisivos, vemos desfilar os portugueses, com os seus problemas por resolver, as suas questões por discutir, as suas esperanças no futuro, a par da crítica aos governantes do presente. A análise das práticas deste jornalista do Diário de Lisboa, católico e militante do partido comunista português, permitiu tornar mais clara a forma como a luta política oposicionista se desenrolou em vários tabuleiros, um deles o jornalismo diário. Por último, do trabalho desenvolvido resulta a necessidade de valorizar o lugar do jornalismo crítico no período do marcelismo.
id RCAP_a1be9fe91b861cc54e93975f393c916a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/109861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974PortugalMário CastrimDiário de LisboaCrítica televisivaMarcelismoCensuraTelevision criticismCensorshipDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaCaetano, com o novo meio. No mesmo sentido, considerei da maior importância aprofundar as condicionantes da actividade jornalística de Mário Castrim, em particular, das suas crónicas televisivas, dando relevo à caracterização do Diário de Lisboa, como dinamizador de um jornalismo mais diversificado, em termos de conteúdo, que apostava na modernização técnica e abria a sua redacção a profissionais mais jovens e qualificados. Da análise de estudo de caso que desenvolvi, foi possível destacar a relação desigual, quotidiana, do crítico com a censura, revelando a sua enorme tenacidade perante os sucessivos cortes, que lhe destruíam, frequentemente, os textos. Salientei como nessa luta lhe valeram as suas qualidades literárias, em particular o seu estilo irónico, cáustico, corrosivo, que o distinguiu no panorama do jornalismo português. A sua “pena” afiada, que recorria a frases curtas e acutilantes, às vezes a despropósito, desafiava diariamente o censor, como se procurasse fintá-lo, a ver se “passava”. Pelas crónicas televisivas que analisei, verifiquei que Castrim teve a capacidade de valorizar a televisão como meio de comunicação influente, capaz de moldar a leitura da realidade. Mas Mário Castrim não se ficou pela crítica à programação, à qualidade técnica e humana da RTP, pelo contrário, aproveitou para tratar de outros temas mais abrangentes que remetem para questões sociais e políticas vividas em Portugal, durante o marcelismo. Podemos mesmo afirmar que, pela “lente” do autor, a pretexto dos mais variados assuntos televisivos, vemos desfilar os portugueses, com os seus problemas por resolver, as suas questões por discutir, as suas esperanças no futuro, a par da crítica aos governantes do presente. A análise das práticas deste jornalista do Diário de Lisboa, católico e militante do partido comunista português, permitiu tornar mais clara a forma como a luta política oposicionista se desenrolou em vários tabuleiros, um deles o jornalismo diário. Por último, do trabalho desenvolvido resulta a necessidade de valorizar o lugar do jornalismo crítico no período do marcelismo.This dissertation has as main objective to reflect on the journalistic activity of the first critic of Portuguese television, Mário Castrim. Starting from a precise framework: the last years of the Estado Novo, the years of Marcelo Caetano's governance, years of expectation and reorganization of opposition forces, years also of weighing up the regime's reform capacity, but, above all, years of reaffirmation of lines of continuity, regarding, for example, the continuation of the colonial war and the maintenance of control of the political debate. I highlighted here the growing expansion and influence of the new media, Television, highlighting how the growth of audiences coincided with greater political attention, on the part of Marcelo Caetano, with the new media. In the same sense, I considered it of the greatest importance to deepen the conditions of Mário Castrim's journalistic activity, in particular, of his television chronicles, emphasizing the characterization of Diário de Lisboa, as a driver of a more diversified journalism, in terms of content, which I bet technical modernization and opened its wording to younger and more qualified professionals. From the analysis of the case study that I developed, it was possible to highlight the unequal, daily relationship between the critic and the censorship, revealing his enormous tenacity in the face of successive cuts, which frequently destroyed his texts. I emphasized how in this fight he was worth his literary qualities, in particular his ironic, caustic, corrosive style, which distinguished him in the panorama of Portuguese journalism. His sharp “pen”, which used short, sharp phrases, sometimes irrelevant, challenged the censor daily, as if trying to fake it, to see if it “passed”. From the television chronicles that I analyzed, I found that Castrim had the ability to value television as an influential means of communication, capable of shaping the reading of reality. But Mário Castrim did not stop at criticizing the programming, the technical and human quality of RTP, on the contrary, he took the opportunity to address other broader themes that refer to social and political issues experienced in Portugal, during marcelismo. We can even affirm that, through the author's “lens”, under the pretext of the most varied television subjects, we see the Portuguese parading, with their problems to be resolved, their questions to be discussed, their hopes for the future, along with the criticism of government officials of the present. The analysis of the practices of this journalist from the Diário de Lisboa, a Catholic and activist of the Portuguese communist party, made it possible to clarify the way in which the opposition political struggle unfolded on various boards, one of them being daily journalism. Finally, from the work developed, there is a need to value the place of critical journalism in the period of marcelismo.Barros, Júlia Leitão deHenriques, RaquelRUNLencastre, José Manuel Sousa Teixeira de2021-01-07T15:53:37Z2020-11-112020-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/109861TID:202552381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:57:47ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
title Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
spellingShingle Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
Lencastre, José Manuel Sousa Teixeira de
Portugal
Mário Castrim
Diário de Lisboa
Crítica televisiva
Marcelismo
Censura
Television criticism
Censorship
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
title_full Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
title_fullStr Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
title_full_unstemmed Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
title_sort Portugal pela lente de Mário Castrim: Crónicas de televisão no Diário de Lisboa entre 1969 a 1974
author Lencastre, José Manuel Sousa Teixeira de
author_facet Lencastre, José Manuel Sousa Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Júlia Leitão de
Henriques, Raquel
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lencastre, José Manuel Sousa Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Portugal
Mário Castrim
Diário de Lisboa
Crítica televisiva
Marcelismo
Censura
Television criticism
Censorship
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Portugal
Mário Castrim
Diário de Lisboa
Crítica televisiva
Marcelismo
Censura
Television criticism
Censorship
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description Caetano, com o novo meio. No mesmo sentido, considerei da maior importância aprofundar as condicionantes da actividade jornalística de Mário Castrim, em particular, das suas crónicas televisivas, dando relevo à caracterização do Diário de Lisboa, como dinamizador de um jornalismo mais diversificado, em termos de conteúdo, que apostava na modernização técnica e abria a sua redacção a profissionais mais jovens e qualificados. Da análise de estudo de caso que desenvolvi, foi possível destacar a relação desigual, quotidiana, do crítico com a censura, revelando a sua enorme tenacidade perante os sucessivos cortes, que lhe destruíam, frequentemente, os textos. Salientei como nessa luta lhe valeram as suas qualidades literárias, em particular o seu estilo irónico, cáustico, corrosivo, que o distinguiu no panorama do jornalismo português. A sua “pena” afiada, que recorria a frases curtas e acutilantes, às vezes a despropósito, desafiava diariamente o censor, como se procurasse fintá-lo, a ver se “passava”. Pelas crónicas televisivas que analisei, verifiquei que Castrim teve a capacidade de valorizar a televisão como meio de comunicação influente, capaz de moldar a leitura da realidade. Mas Mário Castrim não se ficou pela crítica à programação, à qualidade técnica e humana da RTP, pelo contrário, aproveitou para tratar de outros temas mais abrangentes que remetem para questões sociais e políticas vividas em Portugal, durante o marcelismo. Podemos mesmo afirmar que, pela “lente” do autor, a pretexto dos mais variados assuntos televisivos, vemos desfilar os portugueses, com os seus problemas por resolver, as suas questões por discutir, as suas esperanças no futuro, a par da crítica aos governantes do presente. A análise das práticas deste jornalista do Diário de Lisboa, católico e militante do partido comunista português, permitiu tornar mais clara a forma como a luta política oposicionista se desenrolou em vários tabuleiros, um deles o jornalismo diário. Por último, do trabalho desenvolvido resulta a necessidade de valorizar o lugar do jornalismo crítico no período do marcelismo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
2020-11-11T00:00:00Z
2021-01-07T15:53:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/109861
TID:202552381
url http://hdl.handle.net/10362/109861
identifier_str_mv TID:202552381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303023059468288