A comunicação ética e responsabilidade social no meio empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Diana Nair Lemos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12061
Resumo: Com o decorrer do tempo, as organizações têm vindo a ganhar progressivamente consciência sobre a sua responsabilidade, na medida em que enquanto “sociedades” podem e devem desenvolver as suas atividades de acordo com os princípios éticos e valores ambientais e humanos. A ideia de praticar o bem deve maioritariamente ser explícita e encarada como uma fonte de vantagem e de benefícios sociais para as partes interessadas. A Responsabilidade Social Empresarial deve ser parte integrante da identidade da empresa, manifestando-se sobretudo em relação aos seus trabalhadores e nas relações com os seus stakeholders, afetando a posteriori os seus resultados. Assim uma melhoria nos processos de produção e o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento ecológica só trarão múltiplas vantagens à empresa e aos seus grupos interessados. A comunicação sustenta as relações sociais, influencia e molda o pensamento e a ação de cada um dos seus comunicadores. Ela deve ser realizada de forma responsável, transparente e coerente, de modo a que todos consigam perceber o meio em mutação em que vivemos, contribuindo para uma sociedade mais responsável e amiga do ambiente. Este trabalho pretende dar a conhecer como é praticada a responsabilidade social – contributos voluntários – na empresa, empregando procedimentos de melhoria para uma sociedade menos explorada e para um ambiente menos degradado, não descurando a ética em cada ação que se pratica.
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Assim uma melhoria nos processos de produção e o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento ecológica só trarão múltiplas vantagens à empresa e aos seus grupos interessados. A comunicação sustenta as relações sociais, influencia e molda o pensamento e a ação de cada um dos seus comunicadores. Ela deve ser realizada de forma responsável, transparente e coerente, de modo a que todos consigam perceber o meio em mutação em que vivemos, contribuindo para uma sociedade mais responsável e amiga do ambiente. Este trabalho pretende dar a conhecer como é praticada a responsabilidade social – contributos voluntários – na empresa, empregando procedimentos de melhoria para uma sociedade menos explorada e para um ambiente menos degradado, não descurando a ética em cada ação que se pratica.Over time, organizations have been progressively gaining awareness of their responsibilities. As "societies" they can and should develop their activities following the principals of ethic and environmental and humans values. The idea of doing of practicing the best must be explicit and mostly seen as a source of advantage and social benefits to the stakeholders. Corporate Social Responsibility should be an integral part of the company's identity, manifesting itself especially in relation to their employees and relationships with its stakeholders, affecting their subsequent results. So an improvement in production processes and the development of a green supply chain only brings multiple benefits to the company and its stakeholders. Communication sustains social relationships, influences and shapes the thinking and actions of each of its communicators. It should be done responsibly, transparently and consistently, in a way that everyone can realize the changing environment in which we live, contributing to a more responsible and friendly environmentally. This paper intends to show how it is practiced social responsibility - voluntary contributions - the company employing improved procedures for a society less explored and a less degraded, not neglecting ethics in every action that is practiced.Au fil du temps, les organisations ont gagné progressivement conscience de leur responsabilité, dans la mesure où tandis que les « sociétés » peuvent et doivent développer leurs activités conformément aux principes éthiques et aux valeurs humaines et environnementales. L'idée de faire le bien devrait surtout être explicite et considérée comme une source de profit et d'avantages sociaux pour les intervenants. La Responsabilité Sociale d'Entreprises doit faire partie de l'identité de la société, se manifestant surtout à l'égard de leurs travailleurs et dans les relations avec leurs stakeholders, affectant à posteriori les résultats. Ainsi une amélioration des processus de la production et le développement d'une chaîne d'approvisionnement écologique apportera seulement beaucoup d'avantages à la société et ses parties prenantes. La communication subit les influences des relations sociales et façonne la pensée et l'action de chacun de ses communicateurs. Elle doit être réalisée de manière responsable, transparente et cohérente, afin que tout le monde puisse comprendre le milieu en mutation dans lequel nous vivons, contribuant à une société plus responsable et ami de l’environnement. Ce travail vise à faire connaître comment est pratiquée la responsabilité sociale – contributions bénévoles – dans la société, employant des procédures d'amélioration pour une société moins exploitée et à un environnement moins dégradé, sans pour autant négliger l'éthique dans chaque action qui est pratiquée.Universidade de Aveiro2014-04-08T17:16:42Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12061TID:201572478porFerreira, Diana Nair Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:50Zoai:ria.ua.pt:10773/12061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:18.768562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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