Ação transformadora na supervisão entre pares : um exercício de supervisão horizontal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torre, Marcelo Miranda da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2009
Resumo: A supervisão pedagógica surge nas escolas como uma atividade que vai para além da formação inicial de futuros professores. Está associada, por força da reestruturação organizacional escolar, à função de coordenação pedagógica de um grupo de docentes com metodologias de ensino/didáticas semelhantes. Perspetiva-se, assim, uma supervisão que se desenvolve numa interação com o desenvolvimento profissional do docente durante o exercício da profissão ao longo da carreira. Em grande parte dos relatórios produzidos pelas diferentes equipas de avaliação externa, em 2012-2013, na área territorial Norte da Inspeção Geral da Educação e Ciência, é referido que o acompanhamento e a supervisão da prática letiva em contexto de sala de aula, configurava-se em algumas iniciativas individuais com procedimentos pouco concertados e, ainda não suficientemente reconhecida a sua importância pelos órgãos de administração e gestão e pelas estruturas de orientação educativa e supervisão pedagógica. O presente estudo teve o intuito de investigar de que forma a supervisão pedagógica entre pares poderia contribuir para a edificação de práticas de ensino reflexivo e, por essa via, concorrer para a melhoria das aprendizagens e o sucesso dos alunos e, também, para o desenvolvimento pessoal e profissional docente, numa perspetiva transformadora e emancipatória da sua ação. Neste contexto, optou-se por investigação de natureza qualitativa, do tipoinvestigação-ação (na ação), recorrendo, para isso, a processos de supervisão clínica e prática reflexiva em contexto de formação contínua, de modo a dar resposta para a resolução de uma fragilidade neste âmbito apontada no relatório de avaliação externa. Os dados recolhidos, a partir dos contributos da análise documental e dos contributos vindos da formação, foram tratados através da metodologia da análise de conteúdo. A análise e discussão dos resultados obtidos permitiu concluir que a supervisão pedagógica entre pares constitui um indutor da melhoria da prática docente, facilitando e potenciando as capacidades individuais de cada um, e consequentemente, contribuindo para a formação de um coletivo como escola aprendente e reflexiva. O estudo possibilitou ainda destacar a importância do papel da supervisão pedagógica numa ação transformadora do desenvolvimento pessoal e profissional docente.
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Em grande parte dos relatórios produzidos pelas diferentes equipas de avaliação externa, em 2012-2013, na área territorial Norte da Inspeção Geral da Educação e Ciência, é referido que o acompanhamento e a supervisão da prática letiva em contexto de sala de aula, configurava-se em algumas iniciativas individuais com procedimentos pouco concertados e, ainda não suficientemente reconhecida a sua importância pelos órgãos de administração e gestão e pelas estruturas de orientação educativa e supervisão pedagógica. O presente estudo teve o intuito de investigar de que forma a supervisão pedagógica entre pares poderia contribuir para a edificação de práticas de ensino reflexivo e, por essa via, concorrer para a melhoria das aprendizagens e o sucesso dos alunos e, também, para o desenvolvimento pessoal e profissional docente, numa perspetiva transformadora e emancipatória da sua ação. Neste contexto, optou-se por investigação de natureza qualitativa, do tipoinvestigação-ação (na ação), recorrendo, para isso, a processos de supervisão clínica e prática reflexiva em contexto de formação contínua, de modo a dar resposta para a resolução de uma fragilidade neste âmbito apontada no relatório de avaliação externa. Os dados recolhidos, a partir dos contributos da análise documental e dos contributos vindos da formação, foram tratados através da metodologia da análise de conteúdo. A análise e discussão dos resultados obtidos permitiu concluir que a supervisão pedagógica entre pares constitui um indutor da melhoria da prática docente, facilitando e potenciando as capacidades individuais de cada um, e consequentemente, contribuindo para a formação de um coletivo como escola aprendente e reflexiva. O estudo possibilitou ainda destacar a importância do papel da supervisão pedagógica numa ação transformadora do desenvolvimento pessoal e profissional docente.Pedagogical supervision emerges in schools as an activity that goes beyond the initial training of future teachers. Due to the organizational restructuring of schools, it is associated to the role of pedagogical coordination of a group of teachers with similar teaching / teaching methodologies. A supervision that develops in an interaction with the professional development of the teacher in his practice throughout his career is thus foreseen. In a large number of the reports produced by the different external evaluation teams in 2012-2013 in the Northern Territory of the General Inspection of Education and Science, it is mentioned that the monitoring and supervision of the teaching practice in a classroom context came in the shape of some individual initiatives with little concerted procedures and its importance was still not sufficiently recognized by the administrative and management bodies and by the structures of educacional guidance and pedagogical supervision. The present study aimed to investigate how pedagogical supervision between peers could contribute to the construction of reflective teaching practices and, therefore, contribute to the improvement of learning and students’ success and also to the personal and professional development of teachers, in a transformative and emancipatory perspective of their action. In this context, research of qualitative nature was chosen, of the researchaction type (in action), using, with that purpose, processes of clinical supervision and reflective practice in a context of continuous training, in order to respond to a fragility in this area, as the external evaluation report indicated. The data collected from the contributions provided by the documentary analysis and the contributions coming from the training were processed using the content analysis methodology. The analysis and discussion of the results made it possible to conclude that pedagogical supervision among peers induces the improvement of teaching practice, facilitating and enhancing individual capabilities, and consequently contributing to the formation of a collective as a learning and reflective school. The study also made it possible to highlight the importance of the role of pedagogical supervision in an action that transforms teachers’ personal and professional development.2018-04-20T15:12:37Z2018-02-08T00:00:00Z2018-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2009TID:201903237porTorre, Marcelo Miranda dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:43Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:16.074721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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