A motivação e satisfação das Praças das Tropas Especiais como fator de retenção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENRIQUES, RAFAEL CARRILHO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33629
Resumo: A motivação e a satisfação são conceitos que se relacionam, principalmente em questões organizacionais. Ainda que haja alguma dificuldade de consenso em relação ao conceito da motivação e que exista alguma complexidade neste conceito, é fácil perceber a importância do mesmo e o seu contributo para a vida das organizações. Perceber o grau de motivação e satisfação das praças de Tropas Especiais, é um importante exercício, que permite avaliar o que há a fazer enquanto instituição para estes profissionais. Neste sentido, foi importante, para conseguir tirar algumas conclusões, dar voz a estes e estas profissionais, para assim, definir variáveis a ter em conta e a melhorar. Composta por militares de diferentes postos da mesma classe, de diferentes idades, com tempos de serviço também diferentes e, ainda com mais ou menos especializações dentro do Exército, a amostra foi de 287 militares das diferentes Tropas Especiais. Apoiada por uma estratégia qualitativa assente num estudo de caso, seguiu-se um raciocínio indutivo, usando o questionário como instrumento de recolha de dados. O mesmo encontra-se estruturado em três secções: na primeira, recolheram-se os dados sociodemográficos dos militares; na segunda, os fatores para aferição do grau de motivação; e, finalmente, na terceira, os fatores para aferição do grau da satisfação. Os resultados obtidos mostram que, as praças das tropas especiais são mais motivadas por fatores intrínsecos, tais como, a realização profissional baseada em valores, prestígio, relações com superiores e camaradas, do que por fatores extrínsecos, ou seja, prémios e recompensas. No entanto, a procura da satisfação das necessidades básicas aponta para um índice de satisfação baixo, onde os principais fatores identificados encontram-se ao nível da perspetiva de carreira, salários e apoios.
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