Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dahm, Francine
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66872
Resumo: O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos pelos quais vários professores escolheram utilizar o material para explorar conceitos matemáticos, percebendo se o Movimento da Matemática Moderna influenciou nessa escolha, procurando entender o que leva alguns educadores a utilizarem os blocos lógicos atualmente e se é válido retomar o seu uso nas aulas de matemática. O trabalho foi desenvolvido e construído com base em um conjunto de entrevistas, aplicado a professoras que utilizaram os blocos lógicos nas aulas de matemática durante a década de 1960 e 1970. As considerações finais foram baseadas nessas entrevistas. De acordo com os entrevistados, o uso dos blocos lógicos pode contribuir para o aprendizado dos alunos, sendo o educador responsável por fazer as explorações e as relações com esse material. Os blocos lógicos caíram no desuso porque havia profissionais que não sabiam manipulá-lo e explorá-lo, e por que foi, praticamente, divulgado só pelo GEEMPA no Rio Grande do Sul, atingindo apenas os educadores que participavam das atividades do Grupo.
id UFRGS-2_ec793bf0e0ae09c4f57bdb00f9c8b309
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66872
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dahm, FrancineBurigo, Elisabete Zardo2013-02-22T01:39:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/66872000871979O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos pelos quais vários professores escolheram utilizar o material para explorar conceitos matemáticos, percebendo se o Movimento da Matemática Moderna influenciou nessa escolha, procurando entender o que leva alguns educadores a utilizarem os blocos lógicos atualmente e se é válido retomar o seu uso nas aulas de matemática. O trabalho foi desenvolvido e construído com base em um conjunto de entrevistas, aplicado a professoras que utilizaram os blocos lógicos nas aulas de matemática durante a década de 1960 e 1970. As considerações finais foram baseadas nessas entrevistas. De acordo com os entrevistados, o uso dos blocos lógicos pode contribuir para o aprendizado dos alunos, sendo o educador responsável por fazer as explorações e as relações com esse material. Os blocos lógicos caíram no desuso porque havia profissionais que não sabiam manipulá-lo e explorá-lo, e por que foi, praticamente, divulgado só pelo GEEMPA no Rio Grande do Sul, atingindo apenas os educadores que participavam das atividades do Grupo.The work consists of a survey on the use of logical blocks in mathematics teaching. It aims to treat about the use, disuse and the possible contributions of logic blocks, questioning the reasons why many teachers have chosen to use the material to explore mathematical concepts, whether the Modern Mathematics Movement influenced this choice, and trying to understand why some educators use the logic blocks currently and whether it is valid to resume its use in math classes. The work was designed and built based on one set of interviews, applied to teachers who used the logic blocks in math classes during the 1960s and 1970s. The closing remarks were based on those interviews. According to the respondents, the use of logic blocks can contribute to student learning, the teacher being responsible for making holdings and dealings with this material. The logic blocks fell into disuse because there were professionals who could not handle it and exploit it, and because the GEEMPA only disseminated those ideas in Rio Grande do Sul, reaching only educators who participated in the activities of the Group.application/pdfporBlocos lógicosEnsino : AprendizagemEnsino de matemáticaMatematica moderna : EnsinoLogic blocksMathematics teachingCourseware manipulableMovement of modern mathematicsDienesBlocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871979.pdf000871979.pdfTexto completoapplication/pdf1583730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66872/1/000871979.pdf6ec35033bc2109f8a2c3cd51a67856f3MD51TEXT000871979.pdf.txt000871979.pdf.txtExtracted Texttext/plain299271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66872/2/000871979.pdf.txt53ea8e00934008159244391d40c7d37eMD52THUMBNAIL000871979.pdf.jpg000871979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66872/3/000871979.pdf.jpg32200d33062f53a79c4ac41bd4b5ee35MD5310183/668722022-02-22 04:48:05.755392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66872Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:48:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
title Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
spellingShingle Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
Dahm, Francine
Blocos lógicos
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Matematica moderna : Ensino
Logic blocks
Mathematics teaching
Courseware manipulable
Movement of modern mathematics
Dienes
title_short Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
title_full Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
title_fullStr Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
title_full_unstemmed Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
title_sort Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970
author Dahm, Francine
author_facet Dahm, Francine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dahm, Francine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Blocos lógicos
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Matematica moderna : Ensino
topic Blocos lógicos
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Matematica moderna : Ensino
Logic blocks
Mathematics teaching
Courseware manipulable
Movement of modern mathematics
Dienes
dc.subject.eng.fl_str_mv Logic blocks
Mathematics teaching
Courseware manipulable
Movement of modern mathematics
Dienes
description O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos pelos quais vários professores escolheram utilizar o material para explorar conceitos matemáticos, percebendo se o Movimento da Matemática Moderna influenciou nessa escolha, procurando entender o que leva alguns educadores a utilizarem os blocos lógicos atualmente e se é válido retomar o seu uso nas aulas de matemática. O trabalho foi desenvolvido e construído com base em um conjunto de entrevistas, aplicado a professoras que utilizaram os blocos lógicos nas aulas de matemática durante a década de 1960 e 1970. As considerações finais foram baseadas nessas entrevistas. De acordo com os entrevistados, o uso dos blocos lógicos pode contribuir para o aprendizado dos alunos, sendo o educador responsável por fazer as explorações e as relações com esse material. Os blocos lógicos caíram no desuso porque havia profissionais que não sabiam manipulá-lo e explorá-lo, e por que foi, praticamente, divulgado só pelo GEEMPA no Rio Grande do Sul, atingindo apenas os educadores que participavam das atividades do Grupo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66872
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871979
url http://hdl.handle.net/10183/66872
identifier_str_mv 000871979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66872/1/000871979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66872/2/000871979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66872/3/000871979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ec35033bc2109f8a2c3cd51a67856f3
53ea8e00934008159244391d40c7d37e
32200d33062f53a79c4ac41bd4b5ee35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438172090368