Representações do ciclo da água no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1707 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na origem da escolha do tema de investigação que se apresenta esteve o reconhecimento consensual da necessidade de um maior investimento em educação em ciências. É ainda inequívoco que a aprendizagem implica a reestruturação das conceções das crianças, pelo que é fundamental que o professor identifique as suas ideias prévias e compreenda o processo pelo qual se dá a mudança concetual. Desta forma, o presente estudo, desenvolvido na área curricular de Estudo do Meio, teve como principal objetivo analisar as representações das crianças sobre o ciclo da água. Mediante a implementação de uma sequência de atividades sobre o referido tema numa turma de vinte alunos do 4º ano de escolaridade, em contexto de sala de aula, foi possível proceder ao levantamento das suas ideias prévias, explorar os diferentes fenómenos desencadeados durante este processo natural e, por fim, analisar a evolução conceptual ao longo do período em estudo. As representações do ciclo da água através dos desenhos realizados pelas crianças em dois momentos, antes e após a sequência de atividades, foram analisadas com base numa abordagem de natureza qualitativa. Tal como se constata em estudos realizados noutros países, também as representações iniciais deste grupo de crianças revelam limitações na compreensão da estrutura sistemática do ciclo da água como um todo. No entanto, a análise efetuada após o desenvolvimento das atividades denota a incorporação de novos elementos indicadores do fenómeno como um processo cíclico. Assim, conclui-se que as experiências proporcionadas contribuíram para aprendizagens significativas, nas quais os alunos demonstraram motivação, interesse e envolvimento. |
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Representações do ciclo da água no 1.º ciclo do ensino básicoEducação em ciênciasCiclo da água4º Ano de escolaridadeRepresentações em desenhoScience educationWater cycle4th GradeDrawing representationsEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na origem da escolha do tema de investigação que se apresenta esteve o reconhecimento consensual da necessidade de um maior investimento em educação em ciências. É ainda inequívoco que a aprendizagem implica a reestruturação das conceções das crianças, pelo que é fundamental que o professor identifique as suas ideias prévias e compreenda o processo pelo qual se dá a mudança concetual. Desta forma, o presente estudo, desenvolvido na área curricular de Estudo do Meio, teve como principal objetivo analisar as representações das crianças sobre o ciclo da água. Mediante a implementação de uma sequência de atividades sobre o referido tema numa turma de vinte alunos do 4º ano de escolaridade, em contexto de sala de aula, foi possível proceder ao levantamento das suas ideias prévias, explorar os diferentes fenómenos desencadeados durante este processo natural e, por fim, analisar a evolução conceptual ao longo do período em estudo. As representações do ciclo da água através dos desenhos realizados pelas crianças em dois momentos, antes e após a sequência de atividades, foram analisadas com base numa abordagem de natureza qualitativa. Tal como se constata em estudos realizados noutros países, também as representações iniciais deste grupo de crianças revelam limitações na compreensão da estrutura sistemática do ciclo da água como um todo. No entanto, a análise efetuada após o desenvolvimento das atividades denota a incorporação de novos elementos indicadores do fenómeno como um processo cíclico. Assim, conclui-se que as experiências proporcionadas contribuíram para aprendizagens significativas, nas quais os alunos demonstraram motivação, interesse e envolvimento.This report was carried out under the course of Supervised Teaching Practice II, as part of the Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. On the basis of the research theme’s choice, stood the consensual recognition of the need for a greater investment in science education. It is also clear that learning involves the restructuring of the children’s conceptions. Therefore, it is essential that teachers identify children’s previous ideas and understand the process by which occurs conceptual change. Thus, the present study, developed on the curriculum area of Study of the Environment (Estudo do Meio), aimed to analyze children’s representations of the water cycle. By implementing a series of activities on this topic in a class of twenty students attending 4th grade, in the classroom context, it was possible to analyze the students’ previous ideas, to explore the phenomena triggered during this natural process and finally, to analyze the conceptual evolution over the study period. Drawing representations of water cycle made by children in two stages, before and after the sequence of activities, were analyzed based on a qualitative approach. As noted in studies conducted in other countries also the initial representations of this group of children show limitations in understanding the systematic structure of the water cycle as a whole. However, after the activities implementation, children have come to include additional elements that indicate the phenomenon as a cyclical process. Thus, it is concluded that the provided experiences contributed to meaningful learning, in which students demonstrated motivation, interest and involvement.2016-12-29T19:36:36Z2015-05-25T00:00:00Z2015-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1707TID:201509172porCorreia, Luciana Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:48Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:17.128616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Na origem da escolha do tema de investigação que se apresenta esteve o reconhecimento consensual da necessidade de um maior investimento em educação em ciências. É ainda inequívoco que a aprendizagem implica a reestruturação das conceções das crianças, pelo que é fundamental que o professor identifique as suas ideias prévias e compreenda o processo pelo qual se dá a mudança concetual. Desta forma, o presente estudo, desenvolvido na área curricular de Estudo do Meio, teve como principal objetivo analisar as representações das crianças sobre o ciclo da água. Mediante a implementação de uma sequência de atividades sobre o referido tema numa turma de vinte alunos do 4º ano de escolaridade, em contexto de sala de aula, foi possível proceder ao levantamento das suas ideias prévias, explorar os diferentes fenómenos desencadeados durante este processo natural e, por fim, analisar a evolução conceptual ao longo do período em estudo. As representações do ciclo da água através dos desenhos realizados pelas crianças em dois momentos, antes e após a sequência de atividades, foram analisadas com base numa abordagem de natureza qualitativa. Tal como se constata em estudos realizados noutros países, também as representações iniciais deste grupo de crianças revelam limitações na compreensão da estrutura sistemática do ciclo da água como um todo. No entanto, a análise efetuada após o desenvolvimento das atividades denota a incorporação de novos elementos indicadores do fenómeno como um processo cíclico. Assim, conclui-se que as experiências proporcionadas contribuíram para aprendizagens significativas, nas quais os alunos demonstraram motivação, interesse e envolvimento. |
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