Resolução de problemas de processo no 1º ano de escolaridade : Estratégias e representações utilizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Alexandra Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1848
Resumo: O presente relatório está integrado na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal objetivo compreender o modo como alunos do 1º ano de escolaridade resolvem problemas de processo. Neste âmbito foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Como é que os alunos do 1º ano de escolaridade compreendem o problema? Que dificuldades apresentam os alunos na compreensão do problema? 2) Que estratégias são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas de processo? 3) Que representações usam na resolução dos problemas? Para a realização da investigação seguiu-se a metodologia qualitativa e foi realizado um estudo de caso. Participaram três alunos com sete anos de idade do 1º ano do EB do contexto onde decorria a Prática de Ensino Supervisionada II, que constituíram os casos. Para a recolha de dados fez-se observação participante, registo áudio e vídeo das tarefas desenvolvidas nas aulas, foram analisados os registos estruturados das tarefas e algumas notas de campo. As tarefas incidiram sobre problemas de processo e constituíram a fase fundamental de toda a investigação, surgindo sempre integradas nas planificações desenvolvidas no contexto. Através da análise dos dados recolhidos das cinco tarefas possibilitou a verificação das competências e as dificuldades manifestadas pelos alunos. Sendo que os alunos estavam motivados para a resolução de problemas de processo e utilizaram estratégias e representações diferentes na resolução. Os alunos evidenciaram algumas dificuldades a nível da compreensão do enunciado, que foram sendo superadas por sucessivas leituras, recontos e o recurso a imagens relativas aos problemas.
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