A influência do marketing nos eventos de Taekwondo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19427 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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A influência do marketing nos eventos de TaekwondoPlaneamento de MarketingMarketing DesportivoMarketing de EventosTaekwondoMarketing PlanningSports MarketingEvents MarketingMestrado em MarketingEste estudo tem como principal objetivo perceber como aumentar a notoriedade do Taekwondo através dos seus eventos desenvolvendo, para tal, um planeamento de marketing. Revendo a literatura de marketing desportivo e de eventos, tal como alguma da literatura de planeamento de marketing, optou-se por realizar um método misto, na recolha de dados com recurso a quatro entrevistas e inquéritos online por questionário a 217 respostas válidas de respondentes com ligação a artes marciais, incidindo no marketing mix dos eventos de Taekwondo. Após recolha e análise dos dados, com uma dimensão de amostra que garanta a validade do estudo, espera-se que fatores como a comunicação do evento, as condições para os atletas e espectadores, e a introdução da aculturação em relação à origem do Taekwondo, potencializem os seus eventos e respetiva modalidade. Através destas descobertas, o projeto tem o intuito de contribuir ao nível teórico para o enriquecimento da informação existente sobre o tema, visto que existe pouca pesquisa de marketing aplicada diretamente aos eventos de Taekwondo, e ao nível prático, pretende-se proporcionar contributos diretos para a melhoria da performance obtida em futuros eventos desportivos desta modalidade, com um planeamento estruturado e objetivo, com um maior foco no espectador através da realização de espetáculos, demonstrações e apostando num maior investimento ao nível da comunicação.The main purpose of this study is to understand how to increase the Taekwondo's notoriety through it´s events, by developing marketing planning. Through the review of some of the sports marketing, event marketing and strategic marketing plan literature, a mixed-method research approach was pursued, selecting a data collection using four interviews and online surveys through questionnaires with 217 valid responses from respondents connected to martial arts, focusing on Taekwondo events' marketing mix. After data collection and analysis, with a sample size that ensures the validity of the study, it is expected that phenomena such as the communication of the event; the conditions for athletes and spectators; and the introduction of the acculturation of the origin of Taekwondo, will enhance their events and the modality. Through these findings, this project aims to contribute at the theoretical level to the enrichment of Taekwondo events' knowledge, and at the practical level, it is intended to provide direct contributions to Taekwondo, improving the future sporting events' performance, with a structured and objective planning, focusing on the spectator through the performance of shows, demonstrations and more investment in communication.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaMira, Ana Margarida Lopes2020-01-24T14:44:59Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19427porMira, Ana Margarida Lopes (2019). "A influência do marketing nos eventos de Taekwondo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:19.290471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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