Plano de marketing para o clube WePadel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caleiras, José Miguel Biscaia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14679
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_2c7f05cbf59c176e61a8dc3646794063
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para o clube WePadelPlaneamento de MarketingServiçosMarketing DesportivoQualidade dos ServiçosQUESCPadelMarketing-mix de ServiçosMarketing PlanningServicesSports MarketingService QualityService Marketing-mixMestrado em MarketingO presente Trabalho Final de Mestrado consiste na elaboração de um plano de marketing para o Clube WePadel, a iniciar em janeiro de 2018. Com as oportunidades de mercado existentes, fruto da expansão da modalidade do padel a nível nacional, torna-se imperativo que o potencial de crescimento da empresa em estudo seja sustentado eficazmente por um plano de marketing. O objetivo primordial deste projeto é o de propor as ações de marketing que permitam a atração de novos clientes bem como de manter os já existentes. De modo a alcançar este objetivo, procedeu-se a um diagnóstico à situação atual da empresa, com enfoque na aferição da qualidade dos serviços prestados pela mesma, à determinação dos objetivos e estratégias de marketing e à elaboração das táticas de marketing-mix adequadas. A metodologia deste projeto seguiu uma abordagem mista e a estratégia de investigação adotada foi a action research. De modo a obter a informação necessária para a elaboração do estudo procedeu-se à observação participante, à recolha de dados primários e secundários, à realização de entrevistas semiestruturadas e de um inquérito por questionário, com base no instrumento QUESC, proposto por Kim e Kim (1995). Os resultados obtidos através do questionário aplicado podem traduzir-se em níveis médios de qualidade dos serviços, prestados pela empresa WePadel. Por fim, com o intuito de alcançar os objetivos propostos e tendo por base o diagnóstico efetuado à situação atual da empresa em estudo, foram definidas as táticas de marketing-mix para o período de janeiro a dezembro de 2018.This project consists in developing a marketing plan for a company named WePadel for the year 2018. Considering the existing marketing opportunities, due to the national expansion of padel, it becomes relevant that the company's growth potential be effectively supported by a marketing plan. Thus, the main goal of this project is to propose the marketing actions that could lead to a larger attraction of customers as well as to maintain the existing ones. To achieve this main goal, a diagnosis of the company's business, focusing on measuring the services quality provided by the same was carried on, as well as setting the generic marketing strategies and goals and developing the appropriated marketing-mix tactics for the company. The methodology adopted in this project consisted on a mixed-method approach and action research was the adopted research strategy. In order to obtain the required information, participant observation, semi-structured interviews and an online questionnaire, based on the QUESC instrument proposed by Kim e Kim (1995) were carried on. The results of the questionnaire showed medium levels of services quality, provided by the company. Finally, in a way of achieving the purposed goals and based on the company's business diagnosis, marketing tactics were set for the period of January to December of the year of 2018.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCaleiras, José Miguel Biscaia2018-01-09T13:27:30Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14679porCaleiras, José Miguel Biscaia (2017). "Plano de marketing para o clube WePadel". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:29.888274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para o clube WePadel
title Plano de marketing para o clube WePadel
spellingShingle Plano de marketing para o clube WePadel
Caleiras, José Miguel Biscaia
Planeamento de Marketing
Serviços
Marketing Desportivo
Qualidade dos Serviços
QUESC
Padel
Marketing-mix de Serviços
Marketing Planning
Services
Sports Marketing
Service Quality
Service Marketing-mix
title_short Plano de marketing para o clube WePadel
title_full Plano de marketing para o clube WePadel
title_fullStr Plano de marketing para o clube WePadel
title_full_unstemmed Plano de marketing para o clube WePadel
title_sort Plano de marketing para o clube WePadel
author Caleiras, José Miguel Biscaia
author_facet Caleiras, José Miguel Biscaia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caleiras, José Miguel Biscaia
dc.subject.por.fl_str_mv Planeamento de Marketing
Serviços
Marketing Desportivo
Qualidade dos Serviços
QUESC
Padel
Marketing-mix de Serviços
Marketing Planning
Services
Sports Marketing
Service Quality
Service Marketing-mix
topic Planeamento de Marketing
Serviços
Marketing Desportivo
Qualidade dos Serviços
QUESC
Padel
Marketing-mix de Serviços
Marketing Planning
Services
Sports Marketing
Service Quality
Service Marketing-mix
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-09T13:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14679
url http://hdl.handle.net/10400.5/14679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caleiras, José Miguel Biscaia (2017). "Plano de marketing para o clube WePadel". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131092819640320