Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jessica Fernandez de Sá e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40469
Resumo: Este projeto teve como objetivo desenvolver um plano de Marketing para o Sport Clube Beira-Mar, direcionado à criação de valor para os consumidores, a construção de relações vantajosas com públicos-alvo, e a identificação de oportunidades. O estudo é norteado pela seguinte questão de investigação: Como desenvolver um plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar? Para a elaboração deste projeto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A recolha de dados deu-se por meio de levantamento documental, análise de dados secundários e observação. Com base na revisão da literatura, onde se apresentam conceitos fundamentais sobre marketing, marketing desportivo, planeamento estratégico de marketing e vários modelos de plano de marketing, foi selecionado um dos modelos que se considerou mais apropriado para a elaboração deste projeto, tendo em conta os objetivos de investigação definidos. Espera-se que a elaboração deste plano de Marketing propicie um aumento da notoriedade da marca e da visibilidade da marca Sport Clube Beira-Mar, de forma a reposiciona-la entre as maiores marcas do futebol português ao mesmo tempo que auxilie na melhora da interação com os sócios e adeptos da referida entidade.
id RCAP_a4e51c2a85a0005657904b1efbbcd388
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para o Sport Clube Beira-MarMarketing desportivoPlano de marketingPlaneamento estratégico de marketingEste projeto teve como objetivo desenvolver um plano de Marketing para o Sport Clube Beira-Mar, direcionado à criação de valor para os consumidores, a construção de relações vantajosas com públicos-alvo, e a identificação de oportunidades. O estudo é norteado pela seguinte questão de investigação: Como desenvolver um plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar? Para a elaboração deste projeto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A recolha de dados deu-se por meio de levantamento documental, análise de dados secundários e observação. Com base na revisão da literatura, onde se apresentam conceitos fundamentais sobre marketing, marketing desportivo, planeamento estratégico de marketing e vários modelos de plano de marketing, foi selecionado um dos modelos que se considerou mais apropriado para a elaboração deste projeto, tendo em conta os objetivos de investigação definidos. Espera-se que a elaboração deste plano de Marketing propicie um aumento da notoriedade da marca e da visibilidade da marca Sport Clube Beira-Mar, de forma a reposiciona-la entre as maiores marcas do futebol português ao mesmo tempo que auxilie na melhora da interação com os sócios e adeptos da referida entidade.This project aimed to develop a Marketing plan for Sport Clube Beira-Mar, oriented to creating value for consumers, building advantageous relationships with target audiences, and identifying opportunities. The study is guided by the following research question: How to develop a marketing plan for Sport Clube Beira-Mar? To prepare this project, qualitative research methodology was used in the form of a case study. Data collection took place through documentary research, secondary data analysis and observation method. Based on the literature review, which presents fundamental concepts about marketing, sports marketing, strategic marketing planning, and various marketing plan models, one of these models was selected for this project´s development, as it was considered most appropriate, taking into account the defined research objectives. It is expected that the development of this Marketing plan will increase brand awareness and visibility for Sport Clube Beira-Mar, in order to reposition it among the biggest brands in Portuguese football while helping improve interaction with the partners and fans of the aforementioned entity.2024-02-01T13:38:35Z2023-12-04T00:00:00Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40469porSilva, Jessica Fernandez de Sá einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:09Zoai:ria.ua.pt:10773/40469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:26.010741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
title Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
spellingShingle Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
Silva, Jessica Fernandez de Sá e
Marketing desportivo
Plano de marketing
Planeamento estratégico de marketing
title_short Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
title_full Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
title_fullStr Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
title_full_unstemmed Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
title_sort Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
author Silva, Jessica Fernandez de Sá e
author_facet Silva, Jessica Fernandez de Sá e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jessica Fernandez de Sá e
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing desportivo
Plano de marketing
Planeamento estratégico de marketing
topic Marketing desportivo
Plano de marketing
Planeamento estratégico de marketing
description Este projeto teve como objetivo desenvolver um plano de Marketing para o Sport Clube Beira-Mar, direcionado à criação de valor para os consumidores, a construção de relações vantajosas com públicos-alvo, e a identificação de oportunidades. O estudo é norteado pela seguinte questão de investigação: Como desenvolver um plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar? Para a elaboração deste projeto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A recolha de dados deu-se por meio de levantamento documental, análise de dados secundários e observação. Com base na revisão da literatura, onde se apresentam conceitos fundamentais sobre marketing, marketing desportivo, planeamento estratégico de marketing e vários modelos de plano de marketing, foi selecionado um dos modelos que se considerou mais apropriado para a elaboração deste projeto, tendo em conta os objetivos de investigação definidos. Espera-se que a elaboração deste plano de Marketing propicie um aumento da notoriedade da marca e da visibilidade da marca Sport Clube Beira-Mar, de forma a reposiciona-la entre as maiores marcas do futebol português ao mesmo tempo que auxilie na melhora da interação com os sócios e adeptos da referida entidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-04T00:00:00Z
2023-12-04
2024-02-01T13:38:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40469
url http://hdl.handle.net/10773/40469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137754708180992