Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40469 |
Resumo: | Este projeto teve como objetivo desenvolver um plano de Marketing para o Sport Clube Beira-Mar, direcionado à criação de valor para os consumidores, a construção de relações vantajosas com públicos-alvo, e a identificação de oportunidades. O estudo é norteado pela seguinte questão de investigação: Como desenvolver um plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar? Para a elaboração deste projeto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A recolha de dados deu-se por meio de levantamento documental, análise de dados secundários e observação. Com base na revisão da literatura, onde se apresentam conceitos fundamentais sobre marketing, marketing desportivo, planeamento estratégico de marketing e vários modelos de plano de marketing, foi selecionado um dos modelos que se considerou mais apropriado para a elaboração deste projeto, tendo em conta os objetivos de investigação definidos. Espera-se que a elaboração deste plano de Marketing propicie um aumento da notoriedade da marca e da visibilidade da marca Sport Clube Beira-Mar, de forma a reposiciona-la entre as maiores marcas do futebol português ao mesmo tempo que auxilie na melhora da interação com os sócios e adeptos da referida entidade. |
id |
RCAP_a4e51c2a85a0005657904b1efbbcd388 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40469 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-MarMarketing desportivoPlano de marketingPlaneamento estratégico de marketingEste projeto teve como objetivo desenvolver um plano de Marketing para o Sport Clube Beira-Mar, direcionado à criação de valor para os consumidores, a construção de relações vantajosas com públicos-alvo, e a identificação de oportunidades. O estudo é norteado pela seguinte questão de investigação: Como desenvolver um plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar? Para a elaboração deste projeto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A recolha de dados deu-se por meio de levantamento documental, análise de dados secundários e observação. Com base na revisão da literatura, onde se apresentam conceitos fundamentais sobre marketing, marketing desportivo, planeamento estratégico de marketing e vários modelos de plano de marketing, foi selecionado um dos modelos que se considerou mais apropriado para a elaboração deste projeto, tendo em conta os objetivos de investigação definidos. Espera-se que a elaboração deste plano de Marketing propicie um aumento da notoriedade da marca e da visibilidade da marca Sport Clube Beira-Mar, de forma a reposiciona-la entre as maiores marcas do futebol português ao mesmo tempo que auxilie na melhora da interação com os sócios e adeptos da referida entidade.This project aimed to develop a Marketing plan for Sport Clube Beira-Mar, oriented to creating value for consumers, building advantageous relationships with target audiences, and identifying opportunities. The study is guided by the following research question: How to develop a marketing plan for Sport Clube Beira-Mar? To prepare this project, qualitative research methodology was used in the form of a case study. Data collection took place through documentary research, secondary data analysis and observation method. Based on the literature review, which presents fundamental concepts about marketing, sports marketing, strategic marketing planning, and various marketing plan models, one of these models was selected for this project´s development, as it was considered most appropriate, taking into account the defined research objectives. It is expected that the development of this Marketing plan will increase brand awareness and visibility for Sport Clube Beira-Mar, in order to reposition it among the biggest brands in Portuguese football while helping improve interaction with the partners and fans of the aforementioned entity.2024-02-01T13:38:35Z2023-12-04T00:00:00Z2023-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40469porSilva, Jessica Fernandez de Sá einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:09Zoai:ria.ua.pt:10773/40469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:26.010741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar |
title |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar |
spellingShingle |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar Silva, Jessica Fernandez de Sá e Marketing desportivo Plano de marketing Planeamento estratégico de marketing |
title_short |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar |
title_full |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar |
title_fullStr |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar |
title_sort |
Plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar |
author |
Silva, Jessica Fernandez de Sá e |
author_facet |
Silva, Jessica Fernandez de Sá e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jessica Fernandez de Sá e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing desportivo Plano de marketing Planeamento estratégico de marketing |
topic |
Marketing desportivo Plano de marketing Planeamento estratégico de marketing |
description |
Este projeto teve como objetivo desenvolver um plano de Marketing para o Sport Clube Beira-Mar, direcionado à criação de valor para os consumidores, a construção de relações vantajosas com públicos-alvo, e a identificação de oportunidades. O estudo é norteado pela seguinte questão de investigação: Como desenvolver um plano de marketing para o Sport Clube Beira-Mar? Para a elaboração deste projeto foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. A recolha de dados deu-se por meio de levantamento documental, análise de dados secundários e observação. Com base na revisão da literatura, onde se apresentam conceitos fundamentais sobre marketing, marketing desportivo, planeamento estratégico de marketing e vários modelos de plano de marketing, foi selecionado um dos modelos que se considerou mais apropriado para a elaboração deste projeto, tendo em conta os objetivos de investigação definidos. Espera-se que a elaboração deste plano de Marketing propicie um aumento da notoriedade da marca e da visibilidade da marca Sport Clube Beira-Mar, de forma a reposiciona-la entre as maiores marcas do futebol português ao mesmo tempo que auxilie na melhora da interação com os sócios e adeptos da referida entidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-04T00:00:00Z 2023-12-04 2024-02-01T13:38:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40469 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137754708180992 |