A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17382 |
Resumo: | O presente relatório teve como objetivo perceber as dificuldades e estratégias dos alunos na resolução e formulação de problemas. Inicialmente este tema foi desenvolvido numa sala de Pré-escolar e posteriormente numa turma de 3.º ano de escolaridade. As questões de investigação eram as seguintes: 1) Quais as estratégias utilizadas pelas crianças na resolução de problemas? Quais as dificuldades das mesmas na resolução de problemas? 2) Quais as dificuldades na formulação de situações problema, dado um determinado contexto? E quais as estratégias seguidas pelos alunos nos problemas formulados pelos mesmos? A metodologia de investigação de suporte a este relatório de estágio é uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa, sustentada pelo estudo de caso. Os dados para análise foram recolhidos através de instrumentos produzidos pelos alunos no âmbito das tarefas propostas, registos de áudio das aulas e notas de campo produzidas pela investigadora. As conclusões do estudo sugerem que Os alunos sentiram as seguintes dificuldades na compreensão do problema; no descobrimento do conteúdo; no conceitual das operações básicas; numa etapa de procedimento e nas visualizações espaciais, tendo em conta a idade e o tipo de problema. Utilizaram várias estratégias, como a tentativa erro, a dedução lógica, a verificar da solução, trabalharam do fim para o princípio, utilizaram esquemas, elaboraram tabelas, fizeram um desenho e descobriram um padrão. Destas as estratégias mais utilizadas foram: a dedução lógica, o trabalhar do fim para o princípio e a tentativa erro. Na formulação do problema, o tipo de estratégia usada pelos alunos na sua elaboração foi a estratégia de recontextualização. As estratégias de resolução dos problemas usadas pelos alunos foram esquemas, tabelas, desenhos e algoritmos da multiplicação, divisão, adição e subtração. A principal dificuldade dos alunos na formulação de problemas prendeu-se com a interpretação/compreensão do problema em relação à explicação do enunciado, à falta de informação e à confusão do enunciado. |
id |
RCAP_a1f30d4e7656b05c4bf3661161c399e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17382 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoResolução de problemas - EstratégiasEstratégias de aprendizagemEnsino básico 1º cicloEnsino pré-escolarO presente relatório teve como objetivo perceber as dificuldades e estratégias dos alunos na resolução e formulação de problemas. Inicialmente este tema foi desenvolvido numa sala de Pré-escolar e posteriormente numa turma de 3.º ano de escolaridade. As questões de investigação eram as seguintes: 1) Quais as estratégias utilizadas pelas crianças na resolução de problemas? Quais as dificuldades das mesmas na resolução de problemas? 2) Quais as dificuldades na formulação de situações problema, dado um determinado contexto? E quais as estratégias seguidas pelos alunos nos problemas formulados pelos mesmos? A metodologia de investigação de suporte a este relatório de estágio é uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa, sustentada pelo estudo de caso. Os dados para análise foram recolhidos através de instrumentos produzidos pelos alunos no âmbito das tarefas propostas, registos de áudio das aulas e notas de campo produzidas pela investigadora. As conclusões do estudo sugerem que Os alunos sentiram as seguintes dificuldades na compreensão do problema; no descobrimento do conteúdo; no conceitual das operações básicas; numa etapa de procedimento e nas visualizações espaciais, tendo em conta a idade e o tipo de problema. Utilizaram várias estratégias, como a tentativa erro, a dedução lógica, a verificar da solução, trabalharam do fim para o princípio, utilizaram esquemas, elaboraram tabelas, fizeram um desenho e descobriram um padrão. Destas as estratégias mais utilizadas foram: a dedução lógica, o trabalhar do fim para o princípio e a tentativa erro. Na formulação do problema, o tipo de estratégia usada pelos alunos na sua elaboração foi a estratégia de recontextualização. As estratégias de resolução dos problemas usadas pelos alunos foram esquemas, tabelas, desenhos e algoritmos da multiplicação, divisão, adição e subtração. A principal dificuldade dos alunos na formulação de problemas prendeu-se com a interpretação/compreensão do problema em relação à explicação do enunciado, à falta de informação e à confusão do enunciado.This report has the objective of understanding the difficulties students face and the strategies used to solve and formulate problems. This theme was introduced in a preschool classroom and in a 3rd grade classroom. The investigated questions were: 1) What are the strategies used by students? Which were the difficulties they had in solving problems? 2) What were the difficulties the students had in the formulation of mathematical problems in a specific context? Which were the strategies students used to solve these problems? The methodology used to support the investigation in this report is a qualitative and interpretive approach, based on the case study. The data for the analysis was collected using instruments produced by students within the proposed tasks, audio records and field notes produced by the investigator. The conclusions of the study suggest that the students had difficulties in: the comprehension of the problem, in understanding the content, in the conceptual of basic operations, in a stage of the proceedings, and in spatial visualizations, depending on the age of the students and type of problem. The strategies used were trial and error, logic deduction, verifying the solution, starting backwards, using diagrams and tables, drawings and discovering a pattern. The strategies that were used the most were: logic deduction, starting backwards and trial and error. In the part that involved formulation of problems, done only by the 3rd grade classroom, the strategy used was re-contextualizing the problem. The strategies used to solve problems were using diagrams, tables, drawings and mathematical algorithms of adding, multiplication and division. The main difficulty was: the interpretation and comprehension of the questions because of the lack of information and confusing questions.Universidade de Aveiro2017-05-10T12:30:23Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17382TID:201566010porSousa, Andreia Fabiana Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:11Zoai:ria.ua.pt:10773/17382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:30.812363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Sousa, Andreia Fabiana Gonçalves Resolução de problemas - Estratégias Estratégias de aprendizagem Ensino básico 1º ciclo Ensino pré-escolar |
title_short |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A resolução de problemas com crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Sousa, Andreia Fabiana Gonçalves |
author_facet |
Sousa, Andreia Fabiana Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Andreia Fabiana Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas - Estratégias Estratégias de aprendizagem Ensino básico 1º ciclo Ensino pré-escolar |
topic |
Resolução de problemas - Estratégias Estratégias de aprendizagem Ensino básico 1º ciclo Ensino pré-escolar |
description |
O presente relatório teve como objetivo perceber as dificuldades e estratégias dos alunos na resolução e formulação de problemas. Inicialmente este tema foi desenvolvido numa sala de Pré-escolar e posteriormente numa turma de 3.º ano de escolaridade. As questões de investigação eram as seguintes: 1) Quais as estratégias utilizadas pelas crianças na resolução de problemas? Quais as dificuldades das mesmas na resolução de problemas? 2) Quais as dificuldades na formulação de situações problema, dado um determinado contexto? E quais as estratégias seguidas pelos alunos nos problemas formulados pelos mesmos? A metodologia de investigação de suporte a este relatório de estágio é uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa, sustentada pelo estudo de caso. Os dados para análise foram recolhidos através de instrumentos produzidos pelos alunos no âmbito das tarefas propostas, registos de áudio das aulas e notas de campo produzidas pela investigadora. As conclusões do estudo sugerem que Os alunos sentiram as seguintes dificuldades na compreensão do problema; no descobrimento do conteúdo; no conceitual das operações básicas; numa etapa de procedimento e nas visualizações espaciais, tendo em conta a idade e o tipo de problema. Utilizaram várias estratégias, como a tentativa erro, a dedução lógica, a verificar da solução, trabalharam do fim para o princípio, utilizaram esquemas, elaboraram tabelas, fizeram um desenho e descobriram um padrão. Destas as estratégias mais utilizadas foram: a dedução lógica, o trabalhar do fim para o princípio e a tentativa erro. Na formulação do problema, o tipo de estratégia usada pelos alunos na sua elaboração foi a estratégia de recontextualização. As estratégias de resolução dos problemas usadas pelos alunos foram esquemas, tabelas, desenhos e algoritmos da multiplicação, divisão, adição e subtração. A principal dificuldade dos alunos na formulação de problemas prendeu-se com a interpretação/compreensão do problema em relação à explicação do enunciado, à falta de informação e à confusão do enunciado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-05-10T12:30:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17382 TID:201566010 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17382 |
identifier_str_mv |
TID:201566010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137575215038464 |