Prática de ensino supervisionada e participação da família em atividades de literatura para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Rita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4091
Resumo: O presente relatório final de estágio tem como objetivo refletir sobre as práticas e percursos de aprendizagem desenvolvidos ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento está dividido em duas grandes partes. A primeira apresenta uma apreciação crítica do percurso realizado nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III. A segunda remete o leitor para o trabalho de investigação relacionado com a literatura para a infância em contexto de Educação Pré-Escolar, onde se pretende analisar os níveis de envolvimento que as crianças apresentam quando são os seus familiares a dinamizar atividades ligadas à literatura para a infância. Estas duas componentes tornam-se essenciais para a compreensão e formação da profissionalização, enquanto profissionais de educação. As práticas desenvolvidas, bem como a investigação realizada ao longo do mestrado, possibilitaram a progressiva construção de conhecimentos, competências e aprendizagens respeitantes à intervenção pedagógica. A investigação realizada foi desenvolvida com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar (EPE), num jardim de infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu. Na instituição, foi possível recolher todos os dados e informações essenciais para o desenrolar da investigação. De forma a contextualizar a investigação, foi necessário recorrer a vários autores que focam as suas investigações na temática. A investigadora centrou o seu estudo no objetivo de compreender a relação existente entre a literacia e a participação dos familiares no processo de desenvolvimento das crianças, através do indicador de envolvimento. A par desta, a investigação dirige o leitor para a compreensão da importância das atividades realizadas pelos familiares em contexto educativo, tendo a possibilidade de analisar o nível de envolvimento presente nas atividades realizadas, através de uma grelha de observação adaptada do manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Nos momentos de observação, no decorrer da investigação, recorremos à observação direta, registando o nível de envolvimento das crianças. Os resultados da investigação prendem-se com a relevância do ato de contar histórias e o modo como o adulto interage e impulsiona o grupo de crianças a aderir às suas sugestões.
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A segunda remete o leitor para o trabalho de investigação relacionado com a literatura para a infância em contexto de Educação Pré-Escolar, onde se pretende analisar os níveis de envolvimento que as crianças apresentam quando são os seus familiares a dinamizar atividades ligadas à literatura para a infância. Estas duas componentes tornam-se essenciais para a compreensão e formação da profissionalização, enquanto profissionais de educação. As práticas desenvolvidas, bem como a investigação realizada ao longo do mestrado, possibilitaram a progressiva construção de conhecimentos, competências e aprendizagens respeitantes à intervenção pedagógica. A investigação realizada foi desenvolvida com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar (EPE), num jardim de infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu. Na instituição, foi possível recolher todos os dados e informações essenciais para o desenrolar da investigação. De forma a contextualizar a investigação, foi necessário recorrer a vários autores que focam as suas investigações na temática. A investigadora centrou o seu estudo no objetivo de compreender a relação existente entre a literacia e a participação dos familiares no processo de desenvolvimento das crianças, através do indicador de envolvimento. A par desta, a investigação dirige o leitor para a compreensão da importância das atividades realizadas pelos familiares em contexto educativo, tendo a possibilidade de analisar o nível de envolvimento presente nas atividades realizadas, através de uma grelha de observação adaptada do manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Nos momentos de observação, no decorrer da investigação, recorremos à observação direta, registando o nível de envolvimento das crianças. Os resultados da investigação prendem-se com a relevância do ato de contar histórias e o modo como o adulto interage e impulsiona o grupo de crianças a aderir às suas sugestões.The present internship final report aims to analyze the learning pathways and practices developed during the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the Elementary School. This thesis is divided into two major chapters. The first alludes to a critical appreciation of all the work performed in the Supervised Teaching Practice II and III curricular units. The second chapter refers to the literature research for children in a Pre-School Educational context. These two components are crucial for a better comprehension and a deeper development of our professional skills as educational workers. The practices acquired, as well as the research conducted during this master’s degree, allowed the progressive evolution of knowledge regarding pedagogical intervention. This research was conducted in a kindergarten belonging to the Group of Schools of the Viseu district resorting to a group of children from Pre-School Education (PSE). In that institution was possible to gather all the elements and essential information for the accomplishment of this research. In order to contextualize this work, it was necessary to resort to several investigations whose authors focused on the importance of the present subject, namely the difference between reading or telling stories to children in PSE. Furthermore, this research incites to the importance of the involvement of children’s relatives in their activities. Employing a direct observation, we registered the involvement levels of children. Our results highlight the relevance of telling stories and how the adult-child interaction drives the group of children into take on one’s suggestions and literary recreations.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMatos, Isabel Aires deSilva, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLourenço, Ana Rita2017-06-13T00:30:10Z2016-06-1320172016-06-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4091TID:201558270porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:02Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:49.061192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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