Uma experiência de ativismo coletivo para resolução de problemas ambientais no âmbito da disciplina de ciências naturais de 5º ano
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17835 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
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Uma experiência de ativismo coletivo para resolução de problemas ambientais no âmbito da disciplina de ciências naturais de 5º anoCiências - Estudo e ensinoEnvolvimento dos alunosTecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014A presente investigação pretende analisar qual a contribuição das atividades de ativismo coletivo desenvolvidas no âmbito da disciplina de ciências naturais de quinto ano de escolaridade, para a promoção de atitudes críticas e interventivas, sobre problemas ambientais, por parte dos alunos. Deste modo, procura igualmente: i) averiguar de que modo o envolvimento em atividades de ação sócio-ambiental pode modificar as conceções que os alunos têm acerca do ativismo; ii) verificar qual a contribuição do envolvimento dos alunos em questões de ativismo sobre controvérsias sócio científicas na consciencialização de que todo o cidadão pode ser ativo e agente de mudança; iii) identificar quais as competências desenvolvidas pelos alunos através da realização de iniciativas de ativismo sobre questões sócio-científicas. Como forma de concretizar estas finalidades foi desenvolvida uma proposta didática nas aulas de ciências naturais e utilizada uma metodologia de investigação essencialmente qualitativa, onde a professora investiga igualmente a sua própria prática. Participaram no estudo sessenta e dois alunos de três turmas de quinto ano de escolaridade, de uma escola do Concelho de Sesimbra. A recolha de dados foi feita pela professora, em contexto natural, através de observação naturalista, questionários, entrevistas e avaliação do trabalho produzido pelos alunos. Os resultados obtidos permitiram concluir que, através da promoção de atividades de discussão envolvendo controvérsias sócio-científicas, os alunos demonstraram alterações às suas conceções sobre o ensino das ciências e foram criadas condições facilitadoras do envolvimento pessoal/emocional do aluno, que permitiram alterar algumas das suas conceções acerca do ativismo e da natureza da ciência. As modificações são evidenciadas, quando os alunos referem, por exemplo, que: em associação com os colegas poderão influenciar as decisões de outras pessoas; são capazes de tomar decisões sobre problemas sociais; as decisões sobre questões científicas e tecnológicas devem ser tomadas com base nas opiniões tanto dos cientistas e técnicos como dos restantes cidadãos.The present investigation aims to analyse the contribution of collective activism activities developed in the scope of natural sciences discipline from the 5th year to promote critical and interventional attitudes in students about environmental problems. Thus, it also seeks to: i) ascertain how the involvement in activities of socio-environmental action may modify the conceptions that students have about activism; ii) verify the contribution of students` involvement in issues of activism on socio-scientific controversies in the awareness that all citizens can be active and change agents; iii) identify the skills developed by students through the activism initiatives about socio-scientific issues. In order to achieve these purposes it was developed a didactic proposal in natural sciences classes and it was used an essentially qualitative research methodology where the teacher also investigates her own practice. In the study participated sixty-two 5th year students from three classes from a school in the municipality of Sesimbra. The data collection was carried out by the teacher in natural context through naturalistic observation, questionnaires, interviews and assessment of the work by students. The results led to the conclusion that by promoting discussion activities involving socio-scientific controversies, students showed changes in their conceptions about science teaching and were created conditions that facilitated the student`s personal/emotional involvement, which allowed the change of some of his/her conceptions about activism and the nature of science. The changes are evident when the students refer, for instance, that: in association with their colleagues they can influence other people`s decision; they are capable of taking decisions about social problems; the decisions about scientific and technological issues shall be taken based both in the opinion of scientists and technicians and of the remaining citizens.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Cláudia Cristina dos Santos, 1974-2015-03-31T16:41:31Z20142014-10-142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17835TID:201282836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17835Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:34.763932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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