Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Rita da Graça
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10924
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_40b57a15f8e7570a1645610ecf4ecf3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional ecléticoEnsino artísticoDisrupção escolarEnvolvimento dos alunosTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014O estudo do “Envolvimento dos Alunos na Escola” (EAE) tem sido sobretudo de natureza teórica, observando-se falta de estudos de intervenção para a sua promoção. Este estudo visa investigar os efeitos da utilização de um programa de intervenção com o Modelo Comunicacional Eclético (MCE), no envolvimento dos alunos na escola (EAE). Após terem recebido formação no MCE, procedeu-se à sua aplicação, por uma professora e uma psicóloga escolar, na relação com alunos do 6º e do 7º ano de escolaridade, de uma escola de ensino artístico vocacional, do concelho de Cascais. Os dados foram recolhidos em contexto de sala aula, através de um inquérito que incluiu a “Escala de Disrupção Escolar Professada”, EDEP (Veiga, 2011) e o questionário “Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadri-dimensional”, EAE-E4D (Veiga, 2013). Os resultados nas referidas escalas foram recolhidos antes e após a implementação do programa. A intervenção teve a duração aproximada de 17 semanas de aulas, em 30 alunos participantes. Partiu-se da suposição inicial de a intervenção conduzisse à existência de diferenças estatisticamente significativas entre a situação de pré-teste e de pós-teste, com melhoria do envolvimento dos alunos. No entanto, tal não se verificou, admitindo-se que, caso a intervenção não tivesse ocorrido, o comportamento dos alunos poderia ser menos adequado. No seu conjunto, os elementos apresentados relevam a importância de aprofundar o conhecimento dos fatores que explicam a variância do EAE e de neles intervir com programas de natureza psicoeducacional, centrados em competências de comunicação interpessoal.The study of the "Student Engagement in School" (EAE) has been mainly theoretical in nature, observing the lack of intervention studies to promote it. This study aimed to investigate the effects of using an intervention program with Eclectic Communicational Model (MCE), the engagement of students in school (EAE). After having received training in MCE, it was administered by a teacher and a school psychologist, in their relationship with students in the 6th and 7th grade, in a school of vocational arts education, in Cascais. Data were collected in the context of the classroom, through a survey that included the "Scale Disruption School professed", EDEP (Veiga, 2011) and the questionnaire " Engagement Students in School: A Scale Quadri-dimensional", EAE - E4D (Veiga, 2013). The results in these scales were collected before and after implementation of the program. The intervention lasted approximately 17 weeks of classes, attended by 30 students. We started from the initial assumption that the intervention would lead to the existence of statistically significant differences between the situation of pre-test and post-test, with improvement of student engagement. However, this did not happen, assuming that if the intervention had not occurred, the behaviour of the students could be less appropriate. Taken together, the evidence presented reveals the importance of deepening the knowledge of the factors that explain the variance of EAE and act on them with psycho- educational nature programs, focusing on interpersonal communication skills.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaMarques, Ana Rita da Graça2014-04-11T12:01:25Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10924TID:201282607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:45.675351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
title Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
spellingShingle Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
Marques, Ana Rita da Graça
Ensino artístico
Disrupção escolar
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
title_short Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
title_full Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
title_fullStr Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
title_full_unstemmed Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
title_sort Envolvimento e disrupção escolar em alunos do 6º e 7º ano de escolaridade, no ensino artístico : efeitos de um programa comunicacional eclético
author Marques, Ana Rita da Graça
author_facet Marques, Ana Rita da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Feliciano
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Rita da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico
Disrupção escolar
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
topic Ensino artístico
Disrupção escolar
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11T12:01:25Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10924
TID:201282607
url http://hdl.handle.net/10451/10924
identifier_str_mv TID:201282607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134243624845312