Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Alexandra Violas da, 1987-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15971
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_bf0b94eea470f04a91b78e00dec1541b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador socioculturalAnimação socio-culturalEscolaEnvolvimento dos alunosTeses de mestrado - 2014Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014O presente estudo tem como objetivo geral compreender de que forma o animador sociocultural contribui para o envolvimento e a identificação dos alunos na escola. Concretamente, pretende-se compreender como é percecionado e avaliado o papel do animador sociocultural por alunos e professores; como a sua presença na escola influência a identificação escolar dos alunos e qual a perceção dos professores acerca das atividades extra curriculares desenvolvidas por estes técnicos, no envolvimento dos alunos na escola. É um estudo de caráter exploratório, onde participaram 94 estudantes do 7.º ano de escolaridade e 63 professores de duas escolas do Ensino Público da Margem Sul do Tejo. Numa das escolas trabalha um animador sociocultural e noutra não trabalha este técnico. Os instrumentos de recolha de dados para alunos e professores foram questionários cujo objetivo foi o de efetuar a recolha de dados relevantes para a realização do estudo e a avaliação da perceção do trabalho do animador sociocultural por alunos e professores. Para além disso, os alunos também preencheram uma escala de Identificação Escolar. Os resultados evidenciaram que alunos e professores pertencentes a escola onde trabalha um animador sociocultural têm uma perceção mais próxima das práticas de trabalho destes profissionais. Os resultados sugerem ainda que os alunos da escola com animador sociocultural são mais motivados e proactivos, mesmo quando têm retenções no seu percurso escolar. Estes alunos revelam ainda uma visão mais utilitarista da escola.This project work focuses on understanding how the sociocultural animator contributes to the engagement and identification of students in school. As a matter of fact we want to understand how the role of the sociocultural animator is perceived and evaluated by students and teachers; how their presence in school influences the student sense of belonging; which is the understanding of the teachers on extracurricular activities performed by these technicians and their influence on the students’ engagement in school. This is an exploratory study where 94 students of the 7th grade and 63 teachers of two public schools on the south bank of Tagus. One of the schools has a sociocultural animator and the other doesn’t. The instruments used to collect data from students and teachers were questionnaires whose goal was to collect relevant data for this study and evaluating the perception that students and teachers have of the work of the sociocultural animator. Besides that, the students also filled in a table on school integration. The results show that students and teachers who belong to a school with a sociocultural animator have a closer vision of the proceedings these technicians use. The results also show that the students of the school with a sociocultural animator are more motivated and proactive, even when they have failures on their academic education. These students show a more utilitarian point of view of school.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Flávia Alexandra Violas da, 1987-2015-02-09T17:00:28Z20142014-10-142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15971TID:201283000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:15.050806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
title Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
Silva, Flávia Alexandra Violas da, 1987-
Animação socio-cultural
Escola
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
title_short Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
title_full Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
title_sort Envolvimento dos alunos na escola : contributos da parceria professor-animador sociocultural
author Silva, Flávia Alexandra Violas da, 1987-
author_facet Silva, Flávia Alexandra Violas da, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carolina, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Alexandra Violas da, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Animação socio-cultural
Escola
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
topic Animação socio-cultural
Escola
Envolvimento dos alunos
Teses de mestrado - 2014
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-14
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-09T17:00:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15971
TID:201283000
url http://hdl.handle.net/10451/15971
identifier_str_mv TID:201283000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134270206246912