Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisabete Abreu da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12715
Resumo: O presente relatório pretende expor o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico [CEB] da Escola Superior de Educação de Bragança. A prática pedagógica no 1.º CEB desenvolveu-se numa instituição pública, Centro Escolar de Santa Maria, com uma turma do 1.º ano de escolaridade. No 2.º CEB, a prática educativa ocorreu em duas instituições públicas: na Escola Básica Paulo Quintela em duas turmas, uma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade, e na Escola Básica Augusto Moreno numa turma do 5.º ano de escolaridade. Explicito a importância que a PES tem na formação inicial de professores, ajudando-me a agir de forma autónoma, a adotar uma postura reflexiva e crítica, no sentido de melhorar a minha prática, bem como, a ser observadora e investigadora. Apresento as experiências de ensino e aprendizagem previamente selecionadas, nos dois ciclos do ensino básico. No 1.º CEB, exponho quatro experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas nas áreas curriculares de matemática, de estudo do meio, de português e de expressão plástica. No 2.º CEB, desenvolvo outras quatro experiências de ensino e aprendizagem nas áreas disciplinares de ciências naturais, de língua portuguesa, de história e geografia de Portugal e de matemática. A temática desenvolvida remete para a capacidade de comunicação dos alunos em sala de aula. Realizou-se um estudo exploratório, na área curricular de matemática, com o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comunicarem na sala de aula, através dos registos que produzem. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo os alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A recolha de dados foi feita através das respostas dos alunos dadas num questionário com tarefas matemáticas. A análise dos dados suportou-se em quatro categorias definidas previamente (clareza, fundamentação, lógica e profundidade) e em três níveis de análise (baixo, médio e elevado). Através da análise dos registos dos alunos, pode concluir-se que a maioria deles evidencia dificuldades na justificação e conexão das ideias e dos processos seguidos, na coerência dos registos e no domínio de aspetos importantes e essenciais dos tópicos matemáticos trabalhados.
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Explicito a importância que a PES tem na formação inicial de professores, ajudando-me a agir de forma autónoma, a adotar uma postura reflexiva e crítica, no sentido de melhorar a minha prática, bem como, a ser observadora e investigadora. Apresento as experiências de ensino e aprendizagem previamente selecionadas, nos dois ciclos do ensino básico. No 1.º CEB, exponho quatro experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas nas áreas curriculares de matemática, de estudo do meio, de português e de expressão plástica. No 2.º CEB, desenvolvo outras quatro experiências de ensino e aprendizagem nas áreas disciplinares de ciências naturais, de língua portuguesa, de história e geografia de Portugal e de matemática. A temática desenvolvida remete para a capacidade de comunicação dos alunos em sala de aula. Realizou-se um estudo exploratório, na área curricular de matemática, com o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comunicarem na sala de aula, através dos registos que produzem. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo os alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A recolha de dados foi feita através das respostas dos alunos dadas num questionário com tarefas matemáticas. A análise dos dados suportou-se em quatro categorias definidas previamente (clareza, fundamentação, lógica e profundidade) e em três níveis de análise (baixo, médio e elevado). Através da análise dos registos dos alunos, pode concluir-se que a maioria deles evidencia dificuldades na justificação e conexão das ideias e dos processos seguidos, na coerência dos registos e no domínio de aspetos importantes e essenciais dos tópicos matemáticos trabalhados.This internship report aims to present the work developed under the Supervised Teaching Practice (STP), integrated in the Master Degree of the 1st Cycle and 2nd Cycle of Basic Education [CBE] of the School of Education of Bragança.!The pedagogical practice in the 1st CBE was developed in a public institution, namely Educational Centre of Santa Maria, with a 1st grade class. In the 2nd CBE, the educational practice occurred in two public institutions: the Basic School Paulo Quintela with two classes, one from the 5th grade and another from the 6th grade, and in the Basic School Augusto Moreno with a class of children from the 5th grade. I highlight the importance that PES has in the beginning of the teacher training, helping me to act autonomously, to adopt a reflective and critical attitude, improving my practice as well as being an observer and a researcher. I present the teaching and learning experiences previously selected in both contexts of the Basic Education. In the 1st CBE, I present four teaching and learning experiences developed in the Course Unit of Mathematics, Study of the Environment, Portuguese and Artistic Expression. In the 2nd CBE, I develop other four teaching and learning experiences in the Course Units of Natural Sciences, Portuguese Language, History, Geography of Portugal and Mathematics. The thematic developed refers to the communication ability of students in the classroom. An exploratory study was carried out in the Course Unit of Mathematics, in order to identify and analyse aspects of students' ability to communicate in the classroom through the records that they produce. The study follows a qualitative and interpretative approach, involving students of a 5th grade class. Data was collected through the student’s responses given in a questionnaire with mathematical tasks. The analysis of the data was supported in four categories previously defined (clarity, rationale, logic and depth) and three levels of analysis (low, medium and high). Through the analysis of the student’s records, it can be concluded that most of them had difficulties in justifying and connecting ideas and processes that were followed, in the coherence of records and in the domain of important and essential aspects of mathematical topics covered.Pires, Manuel VaraBiblioteca Digital do IPBCosta, Elisabete Abreu da2016-02-05T16:16:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12715TID:201026805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:57.837374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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