Conceções e perspetivas sobre a avaliação das aprendizagens dos alunos na disciplina de físico-química do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Carla Cristina Carneiro Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37636
Resumo: A presente investigação tem como objetivo tomar conhecimento da perceção que sete professores de Físico-Química possuem acerca da avaliação. Para a realização deste estudo recorreu-se à metodologia de investigação qualitativa do tipo interpretativo. Assim sendo, procedeu-se à realização de entrevistas aos sete docentes que lecionam a disciplina de Físico-Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico, em dois agrupamentos de escolas distintos: quatro professores ensinam num agrupamento de escolas do distrito de Évora, concelho de Vendas Novas; três ensinam num agrupamento de escolas que se localiza no distrito de Setúbal, concelho de Montijo. Procurámos, então, conhecer as conceções e perceções dos professores de Físico-Química acerca do uso da avaliação, e associá-las à modalidade de avaliação mais usada e/ou privilegiada em sala de aula, analisando se se aproxima ou se afasta de uma avaliação formadora, construtiva, relacional e reguladora, ou classificadora. O nosso estudo baseou-se em dados empíricos recolhidos através das entrevistas individuais semiestruturadas efetuadas por videoconferência via plataforma Zoom, devido à situação pandémica de Covid19 que surgiu ano letivo 2019/2020. Deste modo, adotámos uma linha metodológica inspirada num estudo de caso. A partir da análise de conteúdo dos dados das entrevistas foi possível constatar que grande parte dos professores realiza a avaliação (trimestral) com recurso a questões de aula, a relatórios das atividades experimentais, que consideram instrumentos avaliativos para avaliação formativa, assim como, recorrem a fichas, testes e planeamento das atividades tendo em conta as aprendizagens essenciais. Também se verificou que a avaliação sumativa é praticada pela totalidade dos professores e que a maioria avalia para verificar a aquisição de conhecimentos. Todavia, os docentes preocupam-se em analisar os resultados obtidos com os seus alunos, de modo a refletir sobre possíveis lacunas e a transmitir o seu feedback de forma consistente, durante as aulas ou após os momentos de avaliação. Por fim, evidencia-se o reconhecimento de áreas fortes e a identificação de oportunidades de melhoria da prática e apoio pedagógico, nomeadamente através da possibilidade de formação contínua específica que vise a melhoria dos resultados e das aprendizagens dos alunos.
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Procurámos, então, conhecer as conceções e perceções dos professores de Físico-Química acerca do uso da avaliação, e associá-las à modalidade de avaliação mais usada e/ou privilegiada em sala de aula, analisando se se aproxima ou se afasta de uma avaliação formadora, construtiva, relacional e reguladora, ou classificadora. O nosso estudo baseou-se em dados empíricos recolhidos através das entrevistas individuais semiestruturadas efetuadas por videoconferência via plataforma Zoom, devido à situação pandémica de Covid19 que surgiu ano letivo 2019/2020. Deste modo, adotámos uma linha metodológica inspirada num estudo de caso. A partir da análise de conteúdo dos dados das entrevistas foi possível constatar que grande parte dos professores realiza a avaliação (trimestral) com recurso a questões de aula, a relatórios das atividades experimentais, que consideram instrumentos avaliativos para avaliação formativa, assim como, recorrem a fichas, testes e planeamento das atividades tendo em conta as aprendizagens essenciais. Também se verificou que a avaliação sumativa é praticada pela totalidade dos professores e que a maioria avalia para verificar a aquisição de conhecimentos. Todavia, os docentes preocupam-se em analisar os resultados obtidos com os seus alunos, de modo a refletir sobre possíveis lacunas e a transmitir o seu feedback de forma consistente, durante as aulas ou após os momentos de avaliação. Por fim, evidencia-se o reconhecimento de áreas fortes e a identificação de oportunidades de melhoria da prática e apoio pedagógico, nomeadamente através da possibilidade de formação contínua específica que vise a melhoria dos resultados e das aprendizagens dos alunos.The present investigation aims to understand the perception that seven teachers of Physics and Chemistry have about assessment. In order to carry out this study, we used the qualitative research methodology of the interpretative type. Therefore, interviews were carried out with the seven teachers who teach the subject of Physics and Chemistry in the 3rd Cycle of Primary Education, in two different school groupings: four teachers teach in a group of schools in the Évora district, Vendas Novas municipality; three teach in a group of schools located in the district of Setúbal, municipality of Montijo. We then sought to know the conceptions and perceptions of Physics and Chemistry teachers about the use of assessment, and associate them with the most used and/or privileged type of assessment in the classroom, analysing whether it approaches or moves away from a formative, constructive, relational and regulatory assessment, or a classifying one. Our study was based on empirical data collected through individual semi structured interviews carried out by videoconferencing via Zoom platform, due to the Covid 19 pandemic situation, which emerged in the 2019/2020 school year. Thus, we adopted a methodological approach inspired by a case study. From the content analysis of the data from the interview, it was possible to verify that most teachers carry out the (quarterly) evaluation using class questions, reporting experimental activities as evaluative tools, which they consider to be using as formative assessment, as well as resorting to forms, tests and planning of activities taking into account the essential learning. It was also found that summative assessment is practiced by all teachers and that most of them evaluates to verify the acquisition of knowledge. However, teachers are concerned with analysing the results obtained with their students, in order to reflect on possible gaps and transmit their feedback consistently, during classes or after evaluation moments. Finally, it highlights the recognition of strong areas and the identification of opportunities to improve the practice and pedagogical support, namely through the possibility of specific continuous training aimed at improving the results and learning of studentsPinto, JorgeRepositório ComumBarroso, Carla Cristina Carneiro Fernandes2021-10-06T14:09:03Z2021-092021-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37636TID:202790975porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:54.710145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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