Avaliação das aprendizagens no ensino superior: perspetivas de estudantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74492 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
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Avaliação das aprendizagens no ensino superior: perspetivas de estudantesAssessment in higher education: students’perspectivesAprendizagensAvaliaçãoEnsino superiorEstudantesAssessmentHigher educationLearningStudentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)O Processo de Bolonha induziu alterações significativas nos modos de ensinar, de avaliar e de aprender no Ensino Superior, conduzindo à reconfiguração do papel do estudante e do docente. A literatura destaca a importância da articulação entre o ensino e a avaliação para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, salientando que a introdução de métodos de ensino aprendizagem em que estes tenham uma participação ativa no processo tem impactos positivos na avaliação. Além disso, a intensificação de mudanças na avaliação para as quais contribuem a globalização e a reconfiguração do papel do Estado torna imprescindível que as instituições de Ensino Superior e os seus agentes alterem as suas práticas curriculares, passando de uma concetualização do currículo como um plano estruturado de aprendizagem em que a avaliação tem função certificadora, para uma concetualização do currículo como resultado do processo de interação entre os sujeitos e a avaliação, enfatizando a autoavaliação. Tendo presente a importância de implicar o estudante nas suas aprendizagens, de o colocar no centro do processo de desenvolvimento do currículo e de praticar uma avaliação das aprendizagens assente em critérios de transparência, equidade e justiça, elegemos a nossa problemática: que perspetivas têm os estudantes a frequentar o 2º ciclo do Ensino Superior sobre a avaliação das aprendizagens? Quais são os aspetos que mais associam à avaliação? Que conceito de avaliação têm os estudantes? Que estratégias e métodos de avaliação serviriam melhor o desenvolvimento das suas competências? Como pode a avaliação desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a reflexividade? Que relação existe entre o ensino e a avaliação que os professores realizam? Participaram no estudo seis estudantes da área das Ciências Sociais e Humanas. Os dados foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Os principais resultados apontam para um reconhecimento crescente, por parte dos estudantes, do papel da avaliação formativa no Ensino Superior; os instrumentos usados pelos professores com maior regularidade são as provas/testes e os trabalhos individuais e de grupo; os estudantes elegem métodos de ensino e de avaliação através dos quais possam mostrar o que sabem fazer, que desenvolvam a autonomia, a criatividade e a reflexividade, reforçando que a pesquisa é uma ótima ferramenta para a aquisição do conhecimento. O trabalho colaborativo assume um papel importante na aprendizagem e nos processos de desenvolvimento de competências, mas os métodos de avaliação dos professores refletem as características próprias de cada um e nem sempre têm em conta a evolução de cada estudante, por não considerarem o seu ponto de partida.The Bologna Process induced significant changes in the ways of teaching, evaluating and learning in Higher Education, leading to a reconfiguration of the role both the student and the teacher. The state of the art highlights the importance of the articulation between teaching and assessment for improving students' learning, emphasizing that the introduction of teaching and learning methods led an active participation in the process withj positive impacts on the assessment. In addition, the intensification of changes in assessment to which globalization contributes as well as the reconfiguration of the role of policy makers obliges Higher Education institutions and their agents to change their curricular practices. The curriculum will be no more a structured learning plan in which assessment has a certifying function, to become the result of the interaction process between the subjects and the assessment, in order to interpret and measure the student's progression, emphasizing self-assessment. Thinking about the importance of involving the student in their learning, placing it at the core of the curriculum development process, as well as assessing based on criteria of transparency, equity and justice, we find our problematic: what perspectives do students have attending the 2nd cycle of Higher Education on the assessment of learning? What are the aspects that most associate to the assessment? What concept of assessment do students have? What assessment strategies and methods would best serve your skills development? How can assessment develop autonomy, critical thinking and reflexivity? What relationship is there between teaching and the assessment that teachers carry out? Six students from the area of Social and Human Sciences participated in the study. Data was analyzed using content analysis. The main results point to a growing recognition, by students, of the role of formative assessment in Higher Education; the instruments used by teachers most regularly are the tests and individual and group work; students choose teaching and assessment methods, which they can show what they know how to do, which develop autonomy, creativity and reflexivity, reinforcing that research is a great tool for the acquisition of knowledge. Collaborative work plays an important role both in learning and in skills development processes. The methods of teachers’ assessment reflect the characteristics of each one and do not always take into account the evolution of each student, because they don’t consider their starting point.Alves, Maria PalmiraUniversidade do MinhoLopes, Josiane de Fátima20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74492por202729281info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:20.888877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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