Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandu, Carmen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24552
Resumo: Este relatório de estágio visa apresentar as atividades de intervenção psicomotora desenvolvidas no CCBSJOQ. Estas atividades foram desenvolvidas em dois grupos de crianças: crianças do jardim de infância que até 31/12/2018 completaram os 6 anos de idade e crianças da creche dos 0 aos 3 anos. Através da intervenção implementada pretendeu-se: realizar um rastreio das competências pré-académicas na educação pré-escolar e realizar uma intervenção de grupo com as crianças que mostraram mais fragilidades. A posteriori ir ao encontro das necessidades desenvolvimentais das crianças da creche, com uma intervenção psicomotora precoce e elaboração de cadernos de atividades para educadoras e auxiliares. Com base nos resultados do rastreio, foi possível sinalizar duas crianças que revelam mais fragilidades nas áreas fundamentais para as aprendizagens formais, de modo que sejam sujeitas a uma intervenção terapêutica preventiva com o objetivo de minimizar as fragilidades encontradas. Estas duas crianças sinalizadas foram os estudos de caso que serão descritos e abordados ao longo deste relatório; PSYCHOMOTOR PRACTICE AT THE NURSERY AND CHILDHOOD GARDEN OF THE CENTRO CULTURAL DOS BIRROS DE SÃO JOÃO E OLIVAL QUEIMADO ABSTRACT: This internship report aims to present the psychomotor intervention activities developed in CCBSJOQ. These activities were developed in two groups of children: kindergarten children who until the 12/31/2018 completed the 6 years of age and day care children from 0 to 3 years old. Through the implemented intervention was intended: to carry out a screening of the pre-academic competences in the pre-school education and to carry out a group intervention with the children who showed more fragilities. Subsequently, it will meet the developmental needs of day care children, with an early psychomotor intervention and elaboration of activity books for educators and auxiliaries. Based on the results of the screening, it was possible to signal two children who reveal more weaknesses in the areas that are fundamental for formal learning, so that they are subjected to a preventive therapeutic intervention in order to minimize the frailties found. These two signaled children were the case studies that will be described and addressed throughout this report.
id RCAP_a27767810bff912ac1b4cae2c78e5d61
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival QueimadoPsicomotricidadeIntervenção psicomotora precoceRastreioCompetências pré-académicasPsychomotricityEarly psychomotor interventionScreeningPre-academic skillsEste relatório de estágio visa apresentar as atividades de intervenção psicomotora desenvolvidas no CCBSJOQ. Estas atividades foram desenvolvidas em dois grupos de crianças: crianças do jardim de infância que até 31/12/2018 completaram os 6 anos de idade e crianças da creche dos 0 aos 3 anos. Através da intervenção implementada pretendeu-se: realizar um rastreio das competências pré-académicas na educação pré-escolar e realizar uma intervenção de grupo com as crianças que mostraram mais fragilidades. A posteriori ir ao encontro das necessidades desenvolvimentais das crianças da creche, com uma intervenção psicomotora precoce e elaboração de cadernos de atividades para educadoras e auxiliares. Com base nos resultados do rastreio, foi possível sinalizar duas crianças que revelam mais fragilidades nas áreas fundamentais para as aprendizagens formais, de modo que sejam sujeitas a uma intervenção terapêutica preventiva com o objetivo de minimizar as fragilidades encontradas. Estas duas crianças sinalizadas foram os estudos de caso que serão descritos e abordados ao longo deste relatório; PSYCHOMOTOR PRACTICE AT THE NURSERY AND CHILDHOOD GARDEN OF THE CENTRO CULTURAL DOS BIRROS DE SÃO JOÃO E OLIVAL QUEIMADO ABSTRACT: This internship report aims to present the psychomotor intervention activities developed in CCBSJOQ. These activities were developed in two groups of children: kindergarten children who until the 12/31/2018 completed the 6 years of age and day care children from 0 to 3 years old. Through the implemented intervention was intended: to carry out a screening of the pre-academic competences in the pre-school education and to carry out a group intervention with the children who showed more fragilities. Subsequently, it will meet the developmental needs of day care children, with an early psychomotor intervention and elaboration of activity books for educators and auxiliaries. Based on the results of the screening, it was possible to signal two children who reveal more weaknesses in the areas that are fundamental for formal learning, so that they are subjected to a preventive therapeutic intervention in order to minimize the frailties found. These two signaled children were the case studies that will be described and addressed throughout this report.Universidade de Évora2019-02-12T11:05:17Z2019-02-122018-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24552http://hdl.handle.net/10174/24552TID:202100421porDepartamento de Desporto e Saúdekarmen9413@hotmail.com251Sandu, Carmeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:16.755613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
title Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
spellingShingle Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
Sandu, Carmen
Psicomotricidade
Intervenção psicomotora precoce
Rastreio
Competências pré-académicas
Psychomotricity
Early psychomotor intervention
Screening
Pre-academic skills
title_short Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
title_full Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
title_fullStr Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
title_full_unstemmed Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
title_sort Prática psicomotora na creche e jardim de infância do Centro Cultural dos Bairros de São João e Olival Queimado
author Sandu, Carmen
author_facet Sandu, Carmen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandu, Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Intervenção psicomotora precoce
Rastreio
Competências pré-académicas
Psychomotricity
Early psychomotor intervention
Screening
Pre-academic skills
topic Psicomotricidade
Intervenção psicomotora precoce
Rastreio
Competências pré-académicas
Psychomotricity
Early psychomotor intervention
Screening
Pre-academic skills
description Este relatório de estágio visa apresentar as atividades de intervenção psicomotora desenvolvidas no CCBSJOQ. Estas atividades foram desenvolvidas em dois grupos de crianças: crianças do jardim de infância que até 31/12/2018 completaram os 6 anos de idade e crianças da creche dos 0 aos 3 anos. Através da intervenção implementada pretendeu-se: realizar um rastreio das competências pré-académicas na educação pré-escolar e realizar uma intervenção de grupo com as crianças que mostraram mais fragilidades. A posteriori ir ao encontro das necessidades desenvolvimentais das crianças da creche, com uma intervenção psicomotora precoce e elaboração de cadernos de atividades para educadoras e auxiliares. Com base nos resultados do rastreio, foi possível sinalizar duas crianças que revelam mais fragilidades nas áreas fundamentais para as aprendizagens formais, de modo que sejam sujeitas a uma intervenção terapêutica preventiva com o objetivo de minimizar as fragilidades encontradas. Estas duas crianças sinalizadas foram os estudos de caso que serão descritos e abordados ao longo deste relatório; PSYCHOMOTOR PRACTICE AT THE NURSERY AND CHILDHOOD GARDEN OF THE CENTRO CULTURAL DOS BIRROS DE SÃO JOÃO E OLIVAL QUEIMADO ABSTRACT: This internship report aims to present the psychomotor intervention activities developed in CCBSJOQ. These activities were developed in two groups of children: kindergarten children who until the 12/31/2018 completed the 6 years of age and day care children from 0 to 3 years old. Through the implemented intervention was intended: to carry out a screening of the pre-academic competences in the pre-school education and to carry out a group intervention with the children who showed more fragilities. Subsequently, it will meet the developmental needs of day care children, with an early psychomotor intervention and elaboration of activity books for educators and auxiliaries. Based on the results of the screening, it was possible to signal two children who reveal more weaknesses in the areas that are fundamental for formal learning, so that they are subjected to a preventive therapeutic intervention in order to minimize the frailties found. These two signaled children were the case studies that will be described and addressed throughout this report.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29T00:00:00Z
2019-02-12T11:05:17Z
2019-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24552
http://hdl.handle.net/10174/24552
TID:202100421
url http://hdl.handle.net/10174/24552
identifier_str_mv TID:202100421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Desporto e Saúde
karmen9413@hotmail.com
251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136634216644608