Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paz, Ana, Rocha, Ana Isabel, Marques, Clara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43849
Resumo: Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - UID/CED/ 04107/2019.
id RCAP_a2a2c6535ef3c116879aaf592daa0d87
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/43849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devirNarratives of research and training in artistic education in higher education: the dialogical writing yet to comeNarrativas de formaçãoEscrita dialógicaEducação artísticaEnsino superiorEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - UID/CED/ 04107/2019.Neste artigo propomos produzir e analisar narrativas sobre experiências de escrita no ensino superior universitário, explorando e ampliando práticas de escrita narrativa dialógica. Realizada a oito mãos, a narrativa que se constrói e, subsequentemente, se procura analisar é submetida a uma reflexão contínua, polivalente, que exprime uma procura metodológica de exploração e ampliação das possibilidades da escrita formativa em educação artística. Por escrita dialógica, pretende-se frisar as potencialidades da construção de um texto que seja poliédrica, não hierarquizada, mas suficientemente fragmentada e entrecruzada para poder ser o reflexo de cada uma das autoras. Assume-se a narrativa como forma de pesquisa enquanto se escreve, uma escrita em devir e em diálogo pela qual se vai transformando a compreensão dos processos em análise e recriando os próprios processos de análise. Para além de uma reflexão teórica sobre a escrita e sobre as narrativas como processos de formação e investigação e de uma breve contextualização e apresentação metodológica, o artigo organiza as narrativas por temas, numa sucessão dialógica de textos de autoria individual, onde se mesclam discursos em prosa e poesia, comentados dialeticamente em textos conjuntos e posteriormente interpretadas do ponto de vista da formação e da investigação.Universidade do Estado de Santa CatarinaRepositório da Universidade de LisboaCaetano, AnaPaz, AnaRocha, Ana IsabelMarques, Clara2020-06-17T11:59:27Z2020-032020-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43849porCaetano, A. P., Paz, A. L., Rocha, A. I., & Marques, C. (2020). Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: Escrita dialógica em devir. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(1), 8-33. http://dx.doi.org/10.5965/1984317816012020008http://dx.doi.org/10.5965/19843178160120200081984-3178info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:27.481570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
Narratives of research and training in artistic education in higher education: the dialogical writing yet to come
title Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
spellingShingle Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
Caetano, Ana
Narrativas de formação
Escrita dialógica
Educação artística
Ensino superior
title_short Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
title_full Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
title_fullStr Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
title_full_unstemmed Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
title_sort Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
author Caetano, Ana
author_facet Caetano, Ana
Paz, Ana
Rocha, Ana Isabel
Marques, Clara
author_role author
author2 Paz, Ana
Rocha, Ana Isabel
Marques, Clara
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Ana
Paz, Ana
Rocha, Ana Isabel
Marques, Clara
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas de formação
Escrita dialógica
Educação artística
Ensino superior
topic Narrativas de formação
Escrita dialógica
Educação artística
Ensino superior
description Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - UID/CED/ 04107/2019.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-17T11:59:27Z
2020-03
2020-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/43849
url http://hdl.handle.net/10451/43849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caetano, A. P., Paz, A. L., Rocha, A. I., & Marques, C. (2020). Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: Escrita dialógica em devir. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(1), 8-33. http://dx.doi.org/10.5965/1984317816012020008
http://dx.doi.org/10.5965/1984317816012020008
1984-3178
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134507013505024