Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/43849 |
Resumo: | Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - UID/CED/ 04107/2019. |
id |
RCAP_a2a2c6535ef3c116879aaf592daa0d87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/43849 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devirNarratives of research and training in artistic education in higher education: the dialogical writing yet to comeNarrativas de formaçãoEscrita dialógicaEducação artísticaEnsino superiorEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - UID/CED/ 04107/2019.Neste artigo propomos produzir e analisar narrativas sobre experiências de escrita no ensino superior universitário, explorando e ampliando práticas de escrita narrativa dialógica. Realizada a oito mãos, a narrativa que se constrói e, subsequentemente, se procura analisar é submetida a uma reflexão contínua, polivalente, que exprime uma procura metodológica de exploração e ampliação das possibilidades da escrita formativa em educação artística. Por escrita dialógica, pretende-se frisar as potencialidades da construção de um texto que seja poliédrica, não hierarquizada, mas suficientemente fragmentada e entrecruzada para poder ser o reflexo de cada uma das autoras. Assume-se a narrativa como forma de pesquisa enquanto se escreve, uma escrita em devir e em diálogo pela qual se vai transformando a compreensão dos processos em análise e recriando os próprios processos de análise. Para além de uma reflexão teórica sobre a escrita e sobre as narrativas como processos de formação e investigação e de uma breve contextualização e apresentação metodológica, o artigo organiza as narrativas por temas, numa sucessão dialógica de textos de autoria individual, onde se mesclam discursos em prosa e poesia, comentados dialeticamente em textos conjuntos e posteriormente interpretadas do ponto de vista da formação e da investigação.Universidade do Estado de Santa CatarinaRepositório da Universidade de LisboaCaetano, AnaPaz, AnaRocha, Ana IsabelMarques, Clara2020-06-17T11:59:27Z2020-032020-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43849porCaetano, A. P., Paz, A. L., Rocha, A. I., & Marques, C. (2020). Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: Escrita dialógica em devir. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(1), 8-33. http://dx.doi.org/10.5965/1984317816012020008http://dx.doi.org/10.5965/19843178160120200081984-3178info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:27.481570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir Narratives of research and training in artistic education in higher education: the dialogical writing yet to come |
title |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir |
spellingShingle |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir Caetano, Ana Narrativas de formação Escrita dialógica Educação artística Ensino superior |
title_short |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir |
title_full |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir |
title_fullStr |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir |
title_full_unstemmed |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir |
title_sort |
Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: escrita dialógica em devir |
author |
Caetano, Ana |
author_facet |
Caetano, Ana Paz, Ana Rocha, Ana Isabel Marques, Clara |
author_role |
author |
author2 |
Paz, Ana Rocha, Ana Isabel Marques, Clara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Ana Paz, Ana Rocha, Ana Isabel Marques, Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas de formação Escrita dialógica Educação artística Ensino superior |
topic |
Narrativas de formação Escrita dialógica Educação artística Ensino superior |
description |
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP., no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - UID/CED/ 04107/2019. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-17T11:59:27Z 2020-03 2020-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/43849 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/43849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caetano, A. P., Paz, A. L., Rocha, A. I., & Marques, C. (2020). Narrativas de investigação e formação em educação artística no ensino superior: Escrita dialógica em devir. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(1), 8-33. http://dx.doi.org/10.5965/1984317816012020008 http://dx.doi.org/10.5965/1984317816012020008 1984-3178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134507013505024 |