Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento,Dirléia Fanfa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fossatti,Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006
Resumo: O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.
id RCAP_a2ce1a701259eed68b294330e0fa3666
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872012000200006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidadeFormação de professoresSaberes docentesPráticas educativasIndicadores de qualidade da educaçãoO artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006Sarmento,Dirléia FanfaFossatti,Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:51Zoai:scielo:S0871-91872012000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:20.115080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
spellingShingle Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
Sarmento,Dirléia Fanfa
Formação de professores
Saberes docentes
Práticas educativas
Indicadores de qualidade da educação
title_short Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_full Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_fullStr Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_full_unstemmed Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
title_sort Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
author Sarmento,Dirléia Fanfa
author_facet Sarmento,Dirléia Fanfa
Fossatti,Paulo
author_role author
author2 Fossatti,Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento,Dirléia Fanfa
Fossatti,Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Saberes docentes
Práticas educativas
Indicadores de qualidade da educação
topic Formação de professores
Saberes docentes
Práticas educativas
Indicadores de qualidade da educação
description O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137274555793408