Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006 |
Resumo: | O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. |
id |
RCAP_a2ce1a701259eed68b294330e0fa3666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872012000200006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidadeFormação de professoresSaberes docentesPráticas educativasIndicadores de qualidade da educaçãoO artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006Sarmento,Dirléia FanfaFossatti,Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:51Zoai:scielo:S0871-91872012000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:20.115080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
spellingShingle |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade Sarmento,Dirléia Fanfa Formação de professores Saberes docentes Práticas educativas Indicadores de qualidade da educação |
title_short |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_full |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_fullStr |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_full_unstemmed |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
title_sort |
Formação de professores, saberes docentes e práticas educativas: a qualidade da educação infantil como centralidade |
author |
Sarmento,Dirléia Fanfa |
author_facet |
Sarmento,Dirléia Fanfa Fossatti,Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Fossatti,Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento,Dirléia Fanfa Fossatti,Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Saberes docentes Práticas educativas Indicadores de qualidade da educação |
topic |
Formação de professores Saberes docentes Práticas educativas Indicadores de qualidade da educação |
description |
O artigo focaliza os saberes docentes que permeiam as práticas educativas de professores que exercem a docência em escolas de Educação Infantil no Brasil, participantes do Programa de Formação Continuada "Escola em Movimento: Saberes e Fazeres em Cena". Enfatiza que o aumento nos indicadores de qualidade da educação pressupõe a existência e efetivação de políticas públicas direcionadas para o monitoramento de tais indicadores, a formação dos gestores e docentes e a oferta e manutenção de condições que viabilizem os processos de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137274555793408 |