A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curralo, Cláudia Sequeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212
Resumo: O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a2e3249c571a19a30d136f73e29df0b3
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)MúsicaDesenvolvimento das criançasO presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico2025-07-26T00:00:00Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3212TID:203159608porCurralo, Cláudia Sequeirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.509385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Curralo, Cláudia Sequeira
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Música
Desenvolvimento das crianças
title_short A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_sort A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
author Curralo, Cláudia Sequeira
author_facet Curralo, Cláudia Sequeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curralo, Cláudia Sequeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Música
Desenvolvimento das crianças
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Música
Desenvolvimento das crianças
description O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26T00:00:00Z
2022-07-26
2022-07-11
2025-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212
TID:203159608
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212
identifier_str_mv TID:203159608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634153291776