A educação para a (des)igualdade de género: o papel da educação na (re)produção dos estereótipos de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Beatriz Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/89283
Resumo: A presente investigação, enquadrada na área interdisciplinar dos Estudos sobre Mulheres, procura compreender de que forma é que a educação escolar (re)produz os estereótipos de género. A escola, como espaço de socialização, desempenha um papel importante na construção de identidades. Esta pode reger-se por valores emancipatórios e igualitários, promovendo nos alunos e alunas uma visão mais correta do que é ser homem e ser mulher, não limitando a visão que estes/as têm de si. Ou, como instância que faz parte da sociedade, a escola pode incorpora em si os estereótipos de género que nela estão inseridos, promovendo por vezes inconscientemente, uma visão sexista e estereotipada da realidade. Esta reprodução de estereótipos de género encontra-se nos programas, nos manuais, na linguagem e nas expetativas dos/as e nos/as alunos/as. Esta visão condiciona identidades, expetativas, formas de agir, comportamentos e valores sociais, promovendo uma visão sexista da realidade. A escola poderá ser um espaço privilegiado de mudança ou um espaço que repercuta as estereotipias de género, não rompendo com a visão normativa de género.
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