A geração alpha e a hotelaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19372 |
Resumo: | A presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve. Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se relevante estudar a geração alpha por representarem o futuro e fornecerem uma visão da próxima década. A crescente influência que as crianças têm na decisão de compra dos pais foi um dos principais motivos para a realização desta investigação, pois não contribuem economicamente, mas influenciam a escolha no contexto social e familiar. Os objetivos desta investigação passam por traçar o perfil da geração alpha enquanto futuros consumidores no contexto da hotelaria, averiguar quais os atributos que mais valorizam na experiência hoteleira, qual o seu grau de satisfação e perceber se a geração alpha influencia os comportamentos de compra dos pais em hotelaria. A técnica selecionada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário aplicado a 181 inquiridos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, de 6 de junho a 8 de agosto de 2022. O questionário foi aplicado em escolas básicas, centros de estudo, hotéis e atrações turísticas. Na análise dos dados, recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 29 para operacionalização das variáveis. Os resultados obtidos refletem que a geração alpha influencia o comportamento de compra dos pais em hotelaria, classificam as suas expectativas como muito altas e costumam ver fotografias do hotel antes de ir de férias no website do hotel. Atribuem maior importância ao Wireless Fidelity (WiFi) gratuito, às atividades de lazer e entretenimento e à restauração e menor importância à qualidade das instalações, à localização e por fim ao serviço. As limitações da investigação passam pela seleção dos inquiridos com 10 e 12 anos, o intervalo temporal para a aplicação do questionário na atração turística e a época da realização da investigação que constitui uma limitação pela sazonalidade no Algarve. Há uma grande carência de investigações que explorem a geração alpha e nesse sentido, a hotelaria beneficia com esta investigação na medida em que examina a satisfação dos clientes e futuros consumidores, levando em consideração as suas sugestões para alinhar e atualizar padrões de qualidade. |
id |
RCAP_a30e59e886c042453a52688b1186164f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19372 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A geração alpha e a hotelariaGeração alphaHotelariaAtributosSatisfaçãoA presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve. Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se relevante estudar a geração alpha por representarem o futuro e fornecerem uma visão da próxima década. A crescente influência que as crianças têm na decisão de compra dos pais foi um dos principais motivos para a realização desta investigação, pois não contribuem economicamente, mas influenciam a escolha no contexto social e familiar. Os objetivos desta investigação passam por traçar o perfil da geração alpha enquanto futuros consumidores no contexto da hotelaria, averiguar quais os atributos que mais valorizam na experiência hoteleira, qual o seu grau de satisfação e perceber se a geração alpha influencia os comportamentos de compra dos pais em hotelaria. A técnica selecionada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário aplicado a 181 inquiridos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, de 6 de junho a 8 de agosto de 2022. O questionário foi aplicado em escolas básicas, centros de estudo, hotéis e atrações turísticas. Na análise dos dados, recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 29 para operacionalização das variáveis. Os resultados obtidos refletem que a geração alpha influencia o comportamento de compra dos pais em hotelaria, classificam as suas expectativas como muito altas e costumam ver fotografias do hotel antes de ir de férias no website do hotel. Atribuem maior importância ao Wireless Fidelity (WiFi) gratuito, às atividades de lazer e entretenimento e à restauração e menor importância à qualidade das instalações, à localização e por fim ao serviço. As limitações da investigação passam pela seleção dos inquiridos com 10 e 12 anos, o intervalo temporal para a aplicação do questionário na atração turística e a época da realização da investigação que constitui uma limitação pela sazonalidade no Algarve. Há uma grande carência de investigações que explorem a geração alpha e nesse sentido, a hotelaria beneficia com esta investigação na medida em que examina a satisfação dos clientes e futuros consumidores, levando em consideração as suas sugestões para alinhar e atualizar padrões de qualidade.Rassal, CarimoSapientiaJoaquim, Catarina Isabel Martins2023-03-31T11:28:16Z2022-12-202022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:57:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:57:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geração alpha e a hotelaria |
title |
A geração alpha e a hotelaria |
spellingShingle |
A geração alpha e a hotelaria Joaquim, Catarina Isabel Martins Geração alpha Hotelaria Atributos Satisfação |
title_short |
A geração alpha e a hotelaria |
title_full |
A geração alpha e a hotelaria |
title_fullStr |
A geração alpha e a hotelaria |
title_full_unstemmed |
A geração alpha e a hotelaria |
title_sort |
A geração alpha e a hotelaria |
author |
Joaquim, Catarina Isabel Martins |
author_facet |
Joaquim, Catarina Isabel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rassal, Carimo Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Catarina Isabel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração alpha Hotelaria Atributos Satisfação |
topic |
Geração alpha Hotelaria Atributos Satisfação |
description |
A presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve. Num mercado cada vez mais competitivo, torna-se relevante estudar a geração alpha por representarem o futuro e fornecerem uma visão da próxima década. A crescente influência que as crianças têm na decisão de compra dos pais foi um dos principais motivos para a realização desta investigação, pois não contribuem economicamente, mas influenciam a escolha no contexto social e familiar. Os objetivos desta investigação passam por traçar o perfil da geração alpha enquanto futuros consumidores no contexto da hotelaria, averiguar quais os atributos que mais valorizam na experiência hoteleira, qual o seu grau de satisfação e perceber se a geração alpha influencia os comportamentos de compra dos pais em hotelaria. A técnica selecionada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário aplicado a 181 inquiridos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, de 6 de junho a 8 de agosto de 2022. O questionário foi aplicado em escolas básicas, centros de estudo, hotéis e atrações turísticas. Na análise dos dados, recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 29 para operacionalização das variáveis. Os resultados obtidos refletem que a geração alpha influencia o comportamento de compra dos pais em hotelaria, classificam as suas expectativas como muito altas e costumam ver fotografias do hotel antes de ir de férias no website do hotel. Atribuem maior importância ao Wireless Fidelity (WiFi) gratuito, às atividades de lazer e entretenimento e à restauração e menor importância à qualidade das instalações, à localização e por fim ao serviço. As limitações da investigação passam pela seleção dos inquiridos com 10 e 12 anos, o intervalo temporal para a aplicação do questionário na atração turística e a época da realização da investigação que constitui uma limitação pela sazonalidade no Algarve. Há uma grande carência de investigações que explorem a geração alpha e nesse sentido, a hotelaria beneficia com esta investigação na medida em que examina a satisfação dos clientes e futuros consumidores, levando em consideração as suas sugestões para alinhar e atualizar padrões de qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 2022-12-20T00:00:00Z 2023-03-31T11:28:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/19372 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/19372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549876533133312 |