Os desafios da satisfação de clientes na hotelaria em Portugal: o caso da geração Z
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19388 |
Resumo: | A satisfação de clientes em hotelaria é tanto mais desafiante quanto mais exigentes são os seus clientes. Este estímulo sobe de nível quando a mais recente geração empregada e com poder de compra é a geração Z: a mais conectada, consciente e exigente. A presente dissertação procura verificar as determinantes da satisfação em unidade hoteleira de 4 e 5 estrelas em Portugal por parte desta coorte. Com base na literatura disponível, é investigada a forma como a geração Z interage, desfruta e avalia a estadia em ambiente hoteleiro. A ausência de estudos publicados em Portugal relativos aos quesitos da satisfação abre caminho o presente estudo. A investigação através de inquérito por questionário obtém 258 respostas válidas e pretende entender o contexto socioeconómico desta coorte: a sua situação atual, o seu nível de rendimentos e o seu caráter associativista. O tratamento da informação através do software de análise de dados IBM SPSS Statistics permite análises cruzadas e um aprofundamento das relações entre si. Esta informação individual permite compreender que estes são jovens altamente formados, com baixos ou nenhuns rendimentos (dado que muitos continuam em ambiente académico) e com fraco sentido voluntário. Quando se questiona esta coorte relativamente à motivação para viajar é inequívoca a intenção de relaxar, conhecer uma nova cultura e experimentar atividades de aventura. São jovens que atribuem confiança ao site do hotel no momento de contacto e também no momento da reserva, ainda que a Booking seja a plataforma top of mind da maioria. A escolha do hotel e os custos de comidas e bebidas são os mais afetados pelo aumento e diminuição do orçamento disponível e a relação qualidade/preço é o aspeto considerado mais relevante no momento da estadia. A investigação desenvolvida vê-se limitada pela forma (eletrónica) como são recolhidas as respostas aos questionários e pelas barreiras levantadas à sua divulgação. A teoria é fornecida de novas pistas sobre o comportamento da geração Z no que se refere à motivação, planeamento e avaliação do produto hoteleiro. À gestão oferece-se a possibilidade de reanalisar a sua estratégica, dado que o conteúdo desta dissertação traz novos indicadores para as vertentes de comunicação e operacionalização do negócio. |
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Os desafios da satisfação de clientes na hotelaria em Portugal: o caso da geração ZHotelariaGeração ZSatisfaçãoMotivaçãoPlaneamentoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA satisfação de clientes em hotelaria é tanto mais desafiante quanto mais exigentes são os seus clientes. Este estímulo sobe de nível quando a mais recente geração empregada e com poder de compra é a geração Z: a mais conectada, consciente e exigente. A presente dissertação procura verificar as determinantes da satisfação em unidade hoteleira de 4 e 5 estrelas em Portugal por parte desta coorte. Com base na literatura disponível, é investigada a forma como a geração Z interage, desfruta e avalia a estadia em ambiente hoteleiro. A ausência de estudos publicados em Portugal relativos aos quesitos da satisfação abre caminho o presente estudo. A investigação através de inquérito por questionário obtém 258 respostas válidas e pretende entender o contexto socioeconómico desta coorte: a sua situação atual, o seu nível de rendimentos e o seu caráter associativista. O tratamento da informação através do software de análise de dados IBM SPSS Statistics permite análises cruzadas e um aprofundamento das relações entre si. Esta informação individual permite compreender que estes são jovens altamente formados, com baixos ou nenhuns rendimentos (dado que muitos continuam em ambiente académico) e com fraco sentido voluntário. Quando se questiona esta coorte relativamente à motivação para viajar é inequívoca a intenção de relaxar, conhecer uma nova cultura e experimentar atividades de aventura. São jovens que atribuem confiança ao site do hotel no momento de contacto e também no momento da reserva, ainda que a Booking seja a plataforma top of mind da maioria. A escolha do hotel e os custos de comidas e bebidas são os mais afetados pelo aumento e diminuição do orçamento disponível e a relação qualidade/preço é o aspeto considerado mais relevante no momento da estadia. A investigação desenvolvida vê-se limitada pela forma (eletrónica) como são recolhidas as respostas aos questionários e pelas barreiras levantadas à sua divulgação. A teoria é fornecida de novas pistas sobre o comportamento da geração Z no que se refere à motivação, planeamento e avaliação do produto hoteleiro. À gestão oferece-se a possibilidade de reanalisar a sua estratégica, dado que o conteúdo desta dissertação traz novos indicadores para as vertentes de comunicação e operacionalização do negócio.Hospitality is actually facing challenging times as the clients are becoming more and more demanding. This incitement levels up when the new generation employed is the generation Z: the most connected, aware and active one. This dissertation seeks to determinate generation Z satisfaction factors in a 4 or 5-star hotel in Portugal. It is investigated the way in which generation Z interacts with hoteliers, based on the available literature in English and Portuguese languages. The absence of studies published in Portugal related to satisfaction opens the way for the present study. The investigation through a survey gets 258 responses and pursues to understand the socioeconomic level of this generation: their current situation, their level of income and their associative character. The data analysis gets easier with the IBM SPSS Statistics software and turns possible to get solid information and cross relations between subjects. This individual information allows to comprehend these young people to be highly educated, with low or no income (given that many remain in an academic environment) and with weak voluntary sense. When questioning this cohort to talk about the motivation to travel it is unmistakable the intention to relax, get to know a new culture and some adventure. These are young people who trust the hotel's website at the time of contact and also at the time of reservation, even though Booking is a top-of-mind platform for most of them. The hotel choice and the food and beverage costs are the most affected by the increase and decrease in the available budget and the quality/price ratio is the most relevant aspect when they decide to book a night. This research is limited by the (electronic) way in which the answers to the questionnaires are collected and by the barriers raised to their dissemination. The theory is provided with new insights into the behavior of Generation Z with regard to hotel product motivation, planning and evaluation. Management can reanalyze its strategy, given that the content of this dissertation brings new indicators for the communication and the operational aspects of the business.Rassal, Carimo HassamSapientiaMaria, Daniela Filipa Silva2023-04-04T10:26:13Z2022-12-222022-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19388TID:203216512porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:51Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:02.225676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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