Financial advising em Portugal: perceção vs realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Beatriz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33768
Resumo: Os consumidores são confrontados com decisões cada vez mais difíceis devido ao aumento da complexidade e diversidade dos produtos e serviços financeiros. Assim, é importante que estes reconheçam esses obstáculos, desenvolvam capacidades financeiras que lhes permitam fazer as opções corretas e procurem aconselhamento, se o pretenderem, tal como fazem quando detetam um problema de saúde e vão ao médico. O propósito desta dissertação é compreender o valor percecionado pelo investidor face ao aconselhamento financeiro em Portugal, caracterizando a entrega do serviço, tanto na perspetiva do prestador como do investidor, com enfoque na perceção de valor conferida, bem como nos atributos reconhecidos e fatores de influência, detetando eventuais discrepâncias entre as partes envolvidas. Por isso, incidiu-se a investigação num inquérito aos consumidores portugueses onde os participantes responderam acerca da perceção de valor perante os serviços financeiros, mais concretamente o financial advising, relacionando o seu perfil de investidor e conhecimento financeiro bem como todos os fatores demográficos. Também foi entrevistado um provider experiente no serviço para, paralelamente, estabelecer uma perspetiva organizacional. Os resultados obtidos permitem conhecer as características que contribuem para a utilização dos serviços financeiros e do financial advising, tal como o nível de rendimento, a idade ou existência de dependentes no agregado, mas também para detetar falhas na entrega do serviço, como conflitos de interesses pela parte dos profissionais e das entidades, e o nível reduzido de literacia financeira que impede a total confiança por parte do consumidor e o entendimento das mais valias do serviço. Seria assim importante, a implementação de uma campanha de marketing a nível nacional, formação curricular e geral na temática, bem como alterações regulamentares, para ajudar os consumidores a identificar profissionais adequados às suas necessidades.
id RCAP_a319937738c1376d566bce22c417cd25
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Financial advising em Portugal: perceção vs realidadeFinancial advisingPerceção de valorLiteracia financeiraConsumidorInvestidorPortugalMarkeitng financeiroDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoOs consumidores são confrontados com decisões cada vez mais difíceis devido ao aumento da complexidade e diversidade dos produtos e serviços financeiros. Assim, é importante que estes reconheçam esses obstáculos, desenvolvam capacidades financeiras que lhes permitam fazer as opções corretas e procurem aconselhamento, se o pretenderem, tal como fazem quando detetam um problema de saúde e vão ao médico. O propósito desta dissertação é compreender o valor percecionado pelo investidor face ao aconselhamento financeiro em Portugal, caracterizando a entrega do serviço, tanto na perspetiva do prestador como do investidor, com enfoque na perceção de valor conferida, bem como nos atributos reconhecidos e fatores de influência, detetando eventuais discrepâncias entre as partes envolvidas. Por isso, incidiu-se a investigação num inquérito aos consumidores portugueses onde os participantes responderam acerca da perceção de valor perante os serviços financeiros, mais concretamente o financial advising, relacionando o seu perfil de investidor e conhecimento financeiro bem como todos os fatores demográficos. Também foi entrevistado um provider experiente no serviço para, paralelamente, estabelecer uma perspetiva organizacional. Os resultados obtidos permitem conhecer as características que contribuem para a utilização dos serviços financeiros e do financial advising, tal como o nível de rendimento, a idade ou existência de dependentes no agregado, mas também para detetar falhas na entrega do serviço, como conflitos de interesses pela parte dos profissionais e das entidades, e o nível reduzido de literacia financeira que impede a total confiança por parte do consumidor e o entendimento das mais valias do serviço. Seria assim importante, a implementação de uma campanha de marketing a nível nacional, formação curricular e geral na temática, bem como alterações regulamentares, para ajudar os consumidores a identificar profissionais adequados às suas necessidades.Alves, CaetanoRepositório ComumTeixeira, Beatriz2020-10-23T12:02:25Z2020-09-28T00:00:00Z2020-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33768202526860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:28.756258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
title Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
spellingShingle Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
Teixeira, Beatriz
Financial advising
Perceção de valor
Literacia financeira
Consumidor
Investidor
Portugal
Markeitng financeiro
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
title_full Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
title_fullStr Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
title_full_unstemmed Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
title_sort Financial advising em Portugal: perceção vs realidade
author Teixeira, Beatriz
author_facet Teixeira, Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Caetano
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Financial advising
Perceção de valor
Literacia financeira
Consumidor
Investidor
Portugal
Markeitng financeiro
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Financial advising
Perceção de valor
Literacia financeira
Consumidor
Investidor
Portugal
Markeitng financeiro
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Os consumidores são confrontados com decisões cada vez mais difíceis devido ao aumento da complexidade e diversidade dos produtos e serviços financeiros. Assim, é importante que estes reconheçam esses obstáculos, desenvolvam capacidades financeiras que lhes permitam fazer as opções corretas e procurem aconselhamento, se o pretenderem, tal como fazem quando detetam um problema de saúde e vão ao médico. O propósito desta dissertação é compreender o valor percecionado pelo investidor face ao aconselhamento financeiro em Portugal, caracterizando a entrega do serviço, tanto na perspetiva do prestador como do investidor, com enfoque na perceção de valor conferida, bem como nos atributos reconhecidos e fatores de influência, detetando eventuais discrepâncias entre as partes envolvidas. Por isso, incidiu-se a investigação num inquérito aos consumidores portugueses onde os participantes responderam acerca da perceção de valor perante os serviços financeiros, mais concretamente o financial advising, relacionando o seu perfil de investidor e conhecimento financeiro bem como todos os fatores demográficos. Também foi entrevistado um provider experiente no serviço para, paralelamente, estabelecer uma perspetiva organizacional. Os resultados obtidos permitem conhecer as características que contribuem para a utilização dos serviços financeiros e do financial advising, tal como o nível de rendimento, a idade ou existência de dependentes no agregado, mas também para detetar falhas na entrega do serviço, como conflitos de interesses pela parte dos profissionais e das entidades, e o nível reduzido de literacia financeira que impede a total confiança por parte do consumidor e o entendimento das mais valias do serviço. Seria assim importante, a implementação de uma campanha de marketing a nível nacional, formação curricular e geral na temática, bem como alterações regulamentares, para ajudar os consumidores a identificar profissionais adequados às suas necessidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23T12:02:25Z
2020-09-28T00:00:00Z
2020-09-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33768
202526860
url http://hdl.handle.net/10400.26/33768
identifier_str_mv 202526860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011021606912