Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bianca Daniela Velez
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6050
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_a31aab1d943bc8a7ac8bd18914408b62
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case studyCustomer Relationship ManagmentSmall and Medium Enterprisesadoption methodologyPequenas e Médias empresasmetodologia de adopçãoMestrado em MarketingHow Customer Relationship Management (CRM) is regarded has been changing over time, and is currently a phenomenon with considerable importance, not only for big organizations but also for Small and Medium Enterprises (SMEs), due to the competitiveness that presently exists. After the literature review about the theme, the research questions emerged were: Why do SMEs need to implement CRM? How is CRM implemented in SMEs? In this, we proposed a methodology for the adoption of CRM by SMEs. A multiple case study, with an exploratory approach, was conducted. Data was collected throught semi-structured interviews in 6 organizations, with a total of 19 interviews. These organizations needed to be SMEs and to have a CRM strategy implemented in it already. Although, there are many SMEs that do not have the necessary resources to implement an adequate combined CRM strategy as well as CRM software, many result in using other programs that are more accessible, but not without limitations. This study proposes a suggestion for CRM adoption in SMEs, taking into consideration the analysis of the current CRM strategies employed by 6 different Portuguese SMEs, their characteristics, qualities and limitations, as well as their current experience. In our sample we were alble to observe that most processes corroborated what was presented in the literature. However, there were some exceptions that are discussed and that may be of importance in the Portuguese current context.A forma como o CRM (Customer Relationship Management) é visto tem-se modificado ao longo dos tempos, e actualmente é um fenómeno de grande importância, não apenas para as grandes empresas mas também para as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) devido a competitividade existente hoje em dia. Após a revisão de literatura sobre o tema, surgiu o problema de investigação que foi: porque é que as PMEs necessitam de implementar o CRM? Como é que as PMEs implementam o CRM? Para tal, foi proposta uma metolodogia de adopção de CRM nas PMEs. Foram realizados estudos de caso múltiplos com abordagem exploratória. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi-estrutruradas a seis empresas, totalizando 19 entrevistas. Estas empresas tinham de ser PMEs e tinham de ter CRM implementado. No entanto, existem muitas PMES que não possuem os recursos necessários para a implementação de uma estratégia de CRM adequada e de um software de CRM, recorrendo a outros programas mais acessíveis, mas não sem limitações. Este estudo propõe uma sugestão para a adoção de CRM nas PMEs, tendo em consideração a análise das estratégias de CRM nas 6 diferentes PMEs Portuguesas, as suas características, qualidades e limitações, e actual experiência. Na nossa amostra pudemos observar que a maioria dos processos corraboram com o que foi apresentado na literatura. No entanto, há algumas excepções que são discutidas e que podem ser importantes no contexto português actual.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeIsaías, Pedro TeixeiraRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Bianca Daniela Velez2013-10-21T13:46:41Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6050engOliveira, Bianca Daniela Velez. 2013. "Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:26.971112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
title Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
spellingShingle Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
Oliveira, Bianca Daniela Velez
Customer Relationship Managment
Small and Medium Enterprises
adoption methodology
Pequenas e Médias empresas
metodologia de adopção
title_short Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
title_full Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
title_fullStr Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
title_full_unstemmed Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
title_sort Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study
author Oliveira, Bianca Daniela Velez
author_facet Oliveira, Bianca Daniela Velez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedron, Cristiane
Isaías, Pedro Teixeira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bianca Daniela Velez
dc.subject.por.fl_str_mv Customer Relationship Managment
Small and Medium Enterprises
adoption methodology
Pequenas e Médias empresas
metodologia de adopção
topic Customer Relationship Managment
Small and Medium Enterprises
adoption methodology
Pequenas e Médias empresas
metodologia de adopção
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-21T13:46:41Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6050
url http://hdl.handle.net/10400.5/6050
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Bianca Daniela Velez. 2013. "Proposal of a methodology for customer relationship management adoption in small and medium enterprises : a multiple case study". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131010301952000