The marchioness of Alorna at Palácio Marquês de Fronteira : a starting point for discussing literary tourism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sofia Filipa Domingues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39620
Resumo: Literary tourism has become increasingly popular in the last decades and it shows no sign of slowing down. This report explores what literary tourism entails and the possible reasons for its growth and attractiveness. Additionally, there is a brief survey of the history of this branch of tourism in the United Kingdom, as it continues to be one of its main developers, and a quick review of what is already done in Portugal and what could be improved. On the second part of the report, the activities performed at the Fronteira Palace in Lisbon, as part of the internship, are described, focusing on the main project which was to create a literary tour around the figure of the Marchioness of Alorna. She was an important woman author of the 18th century and she lived in the Fronteira Palace for some periods of time, making it the perfect place to develop a tour like this. Lastly, some suggestions are given as to what the future of literary tourism in Portugal could be, focusing on the Fronteira palace as the main developer and the Marchioness of Alorna as the main figure.
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spelling The marchioness of Alorna at Palácio Marquês de Fronteira : a starting point for discussing literary tourismAlorna, Marquesa de, 1750-1839 - InfluênciaPalácio dos Marqueses de Fronteira (Lisboa, Portugal)Turismo cultural - PortugalTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisLiterary tourism has become increasingly popular in the last decades and it shows no sign of slowing down. This report explores what literary tourism entails and the possible reasons for its growth and attractiveness. Additionally, there is a brief survey of the history of this branch of tourism in the United Kingdom, as it continues to be one of its main developers, and a quick review of what is already done in Portugal and what could be improved. On the second part of the report, the activities performed at the Fronteira Palace in Lisbon, as part of the internship, are described, focusing on the main project which was to create a literary tour around the figure of the Marchioness of Alorna. She was an important woman author of the 18th century and she lived in the Fronteira Palace for some periods of time, making it the perfect place to develop a tour like this. Lastly, some suggestions are given as to what the future of literary tourism in Portugal could be, focusing on the Fronteira palace as the main developer and the Marchioness of Alorna as the main figure.O turismo literário tem crescido a um ritmo consistente nas últimas décadas e não mostra sinais de abrandar. Em Portugal, existem alguns lugares literários desenvolvidos e abertos ao público, mas ainda é um campo onde existe muito por fazer. No Reino Unido, por sua vez, é um ramo do turismo significativo e muito bem explorado, pelo que a região é utilizada como modelo neste relatório de estágio. No que toca ao estágio, realizado no Palácio Marquês de Fronteira em São Domingos de Benfica, Lisboa, a figura principal é a Marquesa de Alorna. Leonor de Almeida, escritora influente do século XVIII, viveu no palácio durante diferentes períodos de tempo, o que o torna o local indicado para desenvolver turismo literário. Desta forma, o projeto principal do estágio foi desenvolver uma visita literária em torno da Marquesa de Alorna, dando-a a conhecer aos diferentes públicos do palácio. Este relatório começa então por tentar perceber o que realmente abrange este ramo do turismo, fazendo de imediato uma distinção entre turismo relacionado com autores e relacionado com a própria narrativa. Dentro destas duas categorias, é possível identificar seis tipos de turismo literário, nomeadamente prestar homenagem a um local; lugares importantes na narrativa; áreas de interesse quer para personagens da narrativa, quer para autores; locais que se tornam destinos turísticos devido à literatura; festivais literários e turismo relacionado com livrarias, sendo que estes últimos dois estão mais ligados aos tempos modernos. De seguida, tenta-se identificar as diferentes razões que podem levar turistas a procurar este tipo de lugares literários, de modo a explicar o aumento da procura neste ramo do turismo. Neste caso, as razões variam dependendo do tipo de local literário em questão, podendo ser racionais ou emocionais. As questões racionais prendem-se muito com a autenticidade da narrativa, isto é, se as ações descritas poderiam realmente ocorrer no “mundo real” ou se existem discrepâncias. Já as questões emocionais prendem-se com o facto das pessoas se identificarem tanto com o mundo fictício que desejam fazer parte dele, desejo este realizado em parte com a sua ida aos locais onde a ação decorre. Tendo em conta que o Reino Unido é uma das regiões que mais explora o turismo literário, é feita uma pequena análise à evolução do mesmo, de modo a perceber como estes lugares são desenvolvidos. Inicialmente, tratava-se de viagens quase espirituais, já que as pessoas se deslocavam às campas dos autores para prestar homenagem. Assim, o que começou como simples viagens de cariz espiritual evoluiu de tal maneira que hoje em dia é algo lucrativo. Não esquecendo que o turismo é uma das maiores atividades financeiras da atualidade, é feita uma tentativa de perceber qual o impacto do turismo literário na economia do país. De salientar que este aspeto foi dos mais difíceis de desenvolver, já que não existem muitos dados sobre as atrações literárias. De seguida, existe um breve resumo do que já é feito em Portugal dentro do campo do turismo literário. Maioritariamente, o que se encontra em Portugal são casas de autores, mas, por norma, estes lugares literários são desenvolvidos por entidades privadas. Utilizando o Reino Unido como modelo, é também possível perceber que medidas Portugal pode vir a aplicar para desenvolver o turismo literário de maneira a atingir o seu potencial máximo, o que passa também por um maior investimento por parte do governo. O lado positivo de ser um ramo do turismo ainda muito pouco explorado em Portugal é que existem muitas oportunidades e muito espaço de manobra para o desenvolver. A segunda parte do relatório está então relacionada com o estágio curricular desenvolvido no âmbito do mestrado em Turismo e Comunicação, realizado no Palácio Marquês de Fronteira, em Lisboa. Começa-se com a descrição do Palácio e dos seus jardins, assim como das visitas guiadas que são proporcionadas aos visitantes. São também explicadas todas as atividades lá realizadas, bem como as que tive de desempenhar durante o estágio, como, por exemplo, vender bilhetes para os visitantes ou fazer parte do desenvolvimento dos áudio guias para o jardim. Os eventos culturais foram ótimos exemplos de como se podem desenvolver e, consequentemente, publicitar diferentes atividades no palácio. O projeto principal do estágio foi a realização de uma visita literária centrada à volta da figura da Marquesa de Alorna, pelo que é feito um breve resumo da sua vida, assim como uma descrição detalhada da visita literária. Devido à natureza do palácio, sendo uma casa-museu, e tendo em conta que Leonor viveu lá em diferentes ocasiões, o percurso da visita permite contar a história da sua vida, ilustrada pelos diferentes objetos que lhe pertenceram em tempos. A sua vida preenchida serve também como um fator diferenciador, já que permite inúmeras abordagens ao turismo literário, todas elas diferentes. Para terminar este capítulo, fala-se um pouco sobre a experiência do estágio e em que medida contribuí para o palácio durante o tempo que lá estive. Uma das principais conclusões é que o estágio foi muito prático e me proporcionou imensas experiências novas, especialmente tendo em conta que me permitiram desenvolver a minha própria visita, sempre com o intuito de a implementar. Quanto à minha contribuição para o palácio, é sempre bom para uma instituição receber estagiários, já que estes vão sempre trazer uma nova perspetiva, algo que tentei proporcionar sempre que surgiu oportunidade para tal. Finalmente, é feito um apanhado de todos os recursos que existem em Portugal para desenvolver o turismo literário, assim como determinados pontos em que é preciso melhorar bastante, tal como o apoio do estado em iniciativas do género. Depois da realização da visita literária acerca da Marquesa de Alorna, é possível perceber que o palácio pode assumir um papel mais importante no que toca ao turismo literário. Assim, é feita uma análise SWOT do palácio com o intuito de perceber se tem as condições necessárias para tal projeto. As ideias apresentadas para a expansão deste tipo de turismo no palácio prendem-se todas com a figura da Marquesa, sendo que podem ser desenvolvidos projetos a nível nacional e internacional. A nível nacional, os projetos seriam de cariz mais educativo, já que o público alvo seria os portugueses, numa tentativa de chamar a atenção para a figura da Marquesa de Alorna e para o próprio Palácio Fronteira. Já os internacionais podem ser divididos em dois aspetos: atrair o público internacional para o palácio ou levá-lo para fora, mas sempre com a figura da Marquesa de Alorna em vista. O primeiro aspeto está relacionado com a importância que Leonor teve noutros países, nomeadamente Inglaterra ou França, e que permite atrair esse público ao palácio. Já o segundo aspeto consiste em proporcionar ao público uma experiência única, seguindo os passos da própria Marquesa pela Europa. Este último tipo de projeto tem em vista um público com um poder de compra superior e, talvez, de uma faixa etária mais avançada, visto que lhe proporciona experiências mais prolongadas. A breve análise que foi feita neste relatório demonstra sinais encorajadores e positivos para o desenvolvimento deste ramo do turismo. Tal conjetura poria assim o palácio na frente da oferta do turismo literário, já que ainda existe muito por fazer em Portugal e, ao seguir as ideias propostas, o turismo literário seria desenvolvido a uma escala maior do que já existe no país.Pinheiro, AlcindaRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Sofia Filipa Domingues2019-09-25T13:48:26Z2018-12-102018-10-072018-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39620TID:202105644enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:28.834517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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