A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Maria da Luz Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4631
https://doi.org/10.34628/0r3w-0045
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 115-131.
id RCAP_a332ee42649e87f1ec2e3ba263edfd69
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolarEmerging literacy in the family context : the study of literacy beliefs and practices among parents of pre-school childrenLeitura - Participação dos pais - PortugalLeitura (Primeira infância) - PortugalRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 115-131.Os efeitos da contemporaneidade têm vindo a ser sentidos na sociedade, a qual atualmente percebe a importância da literacia no contexto familiar como instrumento de desenvolvimento. A presente proposta pretende apresentar os resultados de uma investigação realizada junto de pais de crianças em idade pré-escolar, buscando caracterizar as crenças, práticas e ambientes de literacia emergente na perspetiva dos pais e o papel de algumas das condições sociodemográficas. A amostra foi constituída por progenitores (n=291) de crianças a frequentar o jardim de infância. Os dados foram recolhidos através de inquérito, utilizando instrumentos de autorresposta, de aplicação individualizada. Em termos globais, a pesquisa revela que a maior parte dos participantes mostraram crenças que refletem uma dimensão holística (versus tecnicista) sobre o seu papel no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Foram encontradas correlações entre crenças e práticas dos pais. As práticas de entretenimento são as que apresentam correlação mais alta (moderada) com a dimensão holística das crenças. No que respeita ao nível sociodemográfico e às habilitações, particularmente das mães, os resultados revelaram influências significativas no âmbito do perfil investigado.The effects of contemporaneity have been felt in society that nowadays perceive the importance of literacy in the family context as an instrument of development. The theme proposed here intends to present the results of an investigation carried out with the parents of pre-school children, when it seeks to characterize the emerging literacy beliefs, practices and environments in the perspective of parents and the role of some of the sociodemographic conditions. This sample consisted of parents (n = 291) of children attending kindergarten. The data were collected through survey, using self-report instruments, for individualized application. Overall, research shows that the participants have mostly shown beliefs that reflect a holistic (versus technicist) dimension of their role in the learning process of reading and writing. Correlations were found between parents’ beliefs and practices. The entertainment practices are those which present a higher (moderate) correlation with the holistic dimension of the beliefs. Regarding the sociodemographic level and the qualifications, particularly of the mothers, the results revealed significant influences within the scope of the profile investigated.2019-07-11T11:42:01Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4631http://hdl.handle.net/11067/4631https://doi.org/10.34628/0r3w-0045porGomes, Maria Bernadete Silva de Holanda ; Dias, Maria da Luz Vale (2017) - A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 115-131.A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolarGomes, Maria Bernadete Silva de HolandaDias, Maria da Luz Valehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Maria Bernadete Silva de HolandaDias, Maria da Luz Valereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:20Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:34.853314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
Emerging literacy in the family context : the study of literacy beliefs and practices among parents of pre-school children
title A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
spellingShingle A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Leitura - Participação dos pais - Portugal
Leitura (Primeira infância) - Portugal
title_short A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
title_full A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
title_fullStr A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
title_sort A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
author Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
author_facet Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Dias, Maria da Luz Vale
author_role author
author2 Dias, Maria da Luz Vale
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Dias, Maria da Luz Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Participação dos pais - Portugal
Leitura (Primeira infância) - Portugal
topic Leitura - Participação dos pais - Portugal
Leitura (Primeira infância) - Portugal
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 115-131.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-11T11:42:01Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4631
http://hdl.handle.net/11067/4631
https://doi.org/10.34628/0r3w-0045
url http://hdl.handle.net/11067/4631
https://doi.org/10.34628/0r3w-0045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda ; Dias, Maria da Luz Vale (2017) - A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 115-131.
A literacia emergente no contexto familiar : o estudo de crenças e práticas de literacia junto de pais de crianças em idade pré-escolar
Gomes, Maria Bernadete Silva de Holanda
Dias, Maria da Luz Vale
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136765865361409