O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sandy Peixoto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6512
Resumo: O propósito da presente investigação é analisar a preferência dos consumidores pela marca em detrimento do produto, bem como determinar a relação entre a preferência e as atitudes e intenção de compra em crianças (dos 6 aos 10 anos de idade) e consumidores em idade adulta. Após a estrita observação do processo de investigação científica, e recorrendo à estatística descritiva (frequência, médias e desvio padrão), ao método diferencial (cruzamento e correlações entre variáveis) à análise do qui-quadrado e teste T (identificação de diferenças entre grupos) e ao software de análise estatística SPSS versão 20 – Statistical Package For Social Science (tratamento da informação recolhida e análise estatística), obtiveram-se resultados que apontam que a preferência dos sujeitos do estudo recai na marca em detrimento do produto. Independentemente das distintas situações em estudo, a embalagem da marca Barbie foi indicada mais vezes como preferida. Confirmou-se ainda que existe uma relação parcial entre as atitudes e a preferência. Embora nem todas as atitudes se demonstrem significativas, as mais favoráveis debruçaram-se maioritariamente na embalagem da marca Barbie, também ela a preferida dos sujeitos do estudo. Verificou-se, de igual modo, a existência de uma relação entre a preferência e a intenção de compra dos sujeitos em estudo, sendo que a probabilidade de compra vai ao encontro da preferência demonstrada.
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